Nacional
WhatsApp aciona empresas do ‘caixa 2 de Bolsonaro’ para cessar campanha anti-PT
Publicado em
19/10/2018 - 13:44por
admin

O WhatsApp acionou extrajudicialmente as empresas Quickmobile, Yacows, Croc services e SMS Market para que elas interrompam o envio automático de mensagens a eleitores. A informação é do jornal Folha de S.Paulo
, segundo o qual essas quatro empresas foram contratadas por grupos de apoiadores do candidato Jair Bolsonaro
(PSL) para disseminar campanha contra o PT – caso batizado nas redes sociais como o ‘caixa dois de Bolsonaro’.
Reportagem publicada pelo jornal nessa quinta-feira (18) revela que empresários simpáticos à candidatura de Bolsonaro pagaram até R$ 12 milhões em cada contrato para pôr em prática o disparo de ataques contra o PT no WhatsApp. O suposto caso de ‘ caixa dois de Bolsonaro
‘ levou a coligação que apoia o candidato Fernando Haddad (PT) a entrar com pedido de investigação junto ao Tribunal Superior Eleitoral
(TSE).
A notificação do WhatsApp, anunciada nesta sexta-feira (19), determina que as quatro empresas contratadas interrompam o envio de mensagens em massa e o uso de números de celulares obtidos na internet. As agências, segundo a Folha
, compraram bancos de dados com informações de usuários, segmentados por perfil e região, o que é ilegal. Essas informações permitiam que as empresas disparassem conteúdos ‘personalizados’ para difamar o PT e o candidato Fernando Haddad.
Além da notificação, a empresa responsável pelo principal aplicativo de trocas de mensagens atual também anunciou a suspensão das contas das agências contratadas para realizar a campanha anti-PT.
Os advogados da coligação de Haddad
, que congrega PT, PCdoB e Pros, alegam ao TSE que as práticas irregulares configuram três crimes: doação de pessoa jurídica, utilização de perfis falsos para propaganda eleitoral e compra irregular de cadastros de usuários.
“Salta aos olhos a postura completamente suspeita da candidatura de Bolsonaro que, ao invés de buscar qualquer espécie de impedimento da disseminação destas mentiras e boatos, principalmente junto ao WhatsApp
, vai a público reclamar dos limites impostos pelo mencionado aplicativo de mensagens instantâneas que visam impedir a divulgação astronômica de desinformação”, diz a peça levada ao TSE. O documento é assinado por um corpo de juristas encabeçado pelo advogado Eugênio José Guilherme de Aragão, ex-ministro da Justiça.
Campanha nega caixa dois de Bolsonaro e ameaça processar PT

Ainda ontem, Bolsonaro garantiu que não tem relação com a ação irregular no WhatsApp
e disse que “não tem controle” sobre “empresários simpáticos” a ele. “Eu sei que fere a legislação. Mas eu não tenho controle, não tenho como saber e tomar providência”, disse o candidato.
A campanha do presidenciável do PSL acrescentou que irá processar o Partido dos Trabalhadores e pedir a intimação das pessoas ouvidas pela reportagem da Folha
para que elas prestem esclarecimentos sobre as denúncias.
O caso de suposto ‘ caixa dois de Bolsonaro
‘ levou a presidente do TSE, ministra Rosa Weber, a convocar reunião com representantes da campanha de Haddad para esta sexta-feira (19). Há expectativa de que Weber e a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pronunciem-se sobre o caso ainda nesta tarde.


Nacional
Defesa da democracia: atos na USP terão segurança reforçada
Published
55 minutos atráson
10/08/2022 - 18:10By
Da Redação

Os atos em defesa da democracia e do Estado de Direito que serão realizados nesta quinta-feira na Faculdade de Direito da USP, no Largo de São Francisco, em São Paulo, devem reunir cerca de 8 mil pessoas. O esquema de segurança do local foi definido pela direção da instituição em reuniões com a Secretaria de Segurança Pública (SSP). A Polícia Militar vai reforçar o policiamento no local.
O evento será dividido em dois atos, com a leitura de documentos pró-democracia. O acesso ao prédio da Faculdade será restrito a aproximadamente 1.400 convidados de entidades empresariais e jurídicas, sindicatos, de associações representativa de classes, de coletivos estudantis e de movimentos sociais que aderiram aos manifestos.
Do lado de fora, são esperadas pela organização dos atos cerca de 6 mil pessoas, que devem acompanhar os atos em telões instalados na frente da Faculdade de Direito.
Inicialmente, a ideia dos organizadores era de que o evento fosse aberto ao público, mas ao ver o rápido crescimento do número de assinaturas da carta organizada por ex-alunos da USP, a direção da Faculdade reviu os planos e pediu ajuda da Secretaria de Segurança Pública para garantir a segurança do local. A pasta orientou que o acesso à faculdade fosse controlado, o que foi acatado.
O primeiro ato será o lançamento do manifesto organizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), intitulado “Em Defesa da Democracia e da Justiça”, que será lido no salão nobre da instituição de ensino. O texto, publicado nos principais jornais do país no último dia 5 de agosto, teve a adesão de 107 entidades empresariais, acadêmicas e da sociedade civil.
“Reiteramos nosso compromisso inarredável com a soberania do povo brasileiro expressa pelo voto e exercida em conformidade com a Constituição”, diz trecho do documento, que não cita Jair Bolsonaro nem os ataques do presidente às urnas eletrônicas.
Em seguida, no pátio da Faculdade de Direito, será lida a “Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito”, organizada por ex-alunos da instituição e juristas. O texto tem mais de 865 mil assinaturas. São esperados no local celebridades e empresários signatários do documento, como a cantora Daniela Mercury, o comentarista Walter Casagrande, o ex-presidente do Banco Central Arminio Fraga e o ex-presidente da Fiesp Horacio Lafer Piva.
“Ataques infundados e desacompanhados de provas questionam a lisura do processo eleitoral e o estado democrático de direito tão duramente conquistado pela sociedade brasileira. São intoleráveis as ameaças aos demais poderes e setores da sociedade civil e a incitação à violência e à ruptura da ordem constitucional”, afirma trecho da carta, em alusão aos ataques de Bolsonaro às urnas eletrônicas e ao Poder Judiciário.
Segundo Floriano Peixoto de Azevedo Marques, professor da Faculdade e um dos organizadores do evento, a segurança do prédio foi reforçada pela Guarda Universitária da USP especialmente para o evento.
Além disso, os convidados precisarão passar por detector de metais para entrar na instituição de ensino, em uma medida para evitar pessoas armadas no local.
A segurança do evento foi debatida em ao menos três reuniões do diretor da Faculdade, Celso Campilongo, com a SSP, segundo pessoas familiarizadas com o tema. Ao menos uma delas foi com o próprio secretário, Fernando Grella Vieira.
Nessas reuniões, ficou definido que a Polícia Militar reforçaria o policiamento nos arredores do Largo de São Francisco e acompanharia, ainda, duas caminhadas até o local, uma organizada pela OAB-SP no centro de São Paulo, com cerca de 1 mil advogados, e outra pelo movimento estudantil, que parte da Avenida Paulista. Ambas terminam no Largo de São Francisco.
Há efetivo policial assegurado para lidar com 8 mil pessoas, de acordo com uma fonte da Secretaria de Segurança Pública. A tropa de choque também deve acompanhar o evento para evitar que eventuais infiltrados na manifestação causem tumulto.
A Prefeitura de São Paulo também vai restringir a circulação de ônibus de linhas que têm pontos de parada no Largo durante a manhã desta quinta-feira, segundo informações da Secretaria de Segurança Pública.
A Polícia Militar e a organização do evento chegaram a prever manifestações contrárias ao evento na USP organizadas por bolsonaristas, mas a avaliação na SSP tem sido a de que o fato de Bolsonaro ter cancelado sua participação em sabatina na Fiesp prevista também para esta quinta-feira reduziu essa possibilidade.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo afirma que “o efetivo de policiais militares será reforçado para garantir a segurança dos participantes do ato”.
“Conforme estabelecido em reunião com a direção da Faculdade de Direito da USP, haverá controle de acesso interno para não ultrapassar a lotação de segurança transcrita no respectivo AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros). Na parte externa, está prevista a instalação de um equipamento sonoro, que permitirá a outras pessoas acompanhar o evento em segurança”, diz a SSP no documento.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Nacional

Apiacás anuncia classificação de seletivo para credenciamento de fisioterapeuta

Marqueteiro de Ciro Gomes é internado em SP com princípio de AVC

Caminhoneiros não recebem Auxílio e governo altera prazo de cadastro

Eleições 2022: conheça o plano de governo de Ciro Gomes (PDT)

Lula passa mal e cancela agenda
Policial


Autor de homicídio em Arenápolis é preso em flagrante pelo Polícia Civil
Um homem apontado como autor do homicídio ocorrido na noite de quarta-feira (27.07), no município de Arenápolis (258 km a...


Polícia Civil prende receptador e recupera caminhão roubado da Prefeitura de Colniza
Um caminhão roubado de funcionários da Prefeitura de Colniza (1.065 km a noroeste de Cuiabá), há aproximadamente um ano, foi...


Polícia Civil apreende arma de fogo e prende jovem em flagrante em Cáceres
Policiais civis, da 1ª Delegacia de Polícia do município de Cáceres (225 km a oeste de Cuiabá), apreenderam uma arma...
Política MT


Deputados aprovam suplementação de 30% no orçamento de 2022
Foto: JLSIQUEIRA / ALMT Em sessão ordinária nesta quarta-feira (10), os deputados estaduais de Mato Grosso aprovaram, em segunda votação,...


CCJR analisa 46 matérias em reunião ordinária
Foto: JLSIQUEIRA / ALMT A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa apreciou 46 matérias durante reunião...


Semana na Assembleia tem audiências públicas e CST’s
Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realiza nesta semana sessão ordinária remota, duas audiências...
Mato Grosso


Apiacás anuncia classificação de seletivo para credenciamento de fisioterapeuta
A Comarca de Apiacás (963 Km da Capital) divulgou o resultado do processo seletivo para credenciamento de pessoa física na...


Violência doméstica: guia prático é lançado em colóquio da Rede de Enfrentamento
Qual a porta de entrada para o atendimento de mulheres que sofreram uma violência doméstica? Após o primeiro contato para...


Centro Especializado do Fórum de Cuiabá encaminha vítimas de crimes à rede de apoio
Um dos serviços ofertados pelo Centro Especializado de Atendimento às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais é o encaminhamento do...
Nacional


Defesa da democracia: atos na USP terão segurança reforçada
Divulgação/Faculdade de Direito da USP Evento será realizado na quarta-feira (11) na Faculdade de Direito da USP Os atos em ...


Eleições em São Paulo: Haddad declara patrimônio de R$ 595 mil
Montagem/iG Patrimônio de Haddad, Garcia e Tarcísio varia de R$ 195 mil a R$ 5, 1 milhões O governador Rodrigo...


Deputado bolsonarista lança livro sobre impeachment de Witzel amanhã
O deputado estadual bolsonarista Anderson Moraes (PL) lança, nesta quinta-feira (11/08), o livro “Tchau, querido! Witzel, a queda de uma...
Entretenimento


Aos 65 anos, Christina Rocha rouba cena em praia por boa forma: “Ela é igual ao vinho!”
Christina Rocha, conhecida por ser a apresentadora do programa “Casos de Família”, roubou a cena nas redes sociais durante suas...


Sarah Andrade posa pra foto na praia e volume impressiona: “Literalmente uma deusa grega!”
Sarah Andrade, que brilhou no “Big Brother Brasil 21”, roubou a cena em seu perfil do Twitter durante a manhã...


Após deixar o Brasil, Mayra Cardi desabafa sobre momentos difíceis que passou: “onde deveria estar!”
Em meio a boatos de que estaria se separando do campeão do “BBB 22”, Arthur Aguiar, a coach Maíra Cardi...
Tecnologia


Xiaomi lança Redmi Note 9S no Brasil com bateria que dura dois dias
. arrow-options Reprodução Xiaomi lança Redmi Note 9S A Xiaomi anunciou o Redmi Note 9S no Brasil nesta segunda-feira (20)...


Netflix vai transformar game Resident Evil em série
arrow-options Reprodução Resident Evil vai se tornar série da Netflix A Netflix está desenvolvendo uma série baseada na franquia de...


Venda de licença do Windows 7 gera notificação à Via Varejo
arrow-options Unsplash/Tadas Sar Windows 7 teve atualizações descontinuadas O Procon-SP notificou, na última sexta-feira (31), a Via Varejo , empresa...
Mais Lidas
-
Mato Grosso5 dias atrás
Humanização: Centro de Atendimento às Vítimas inicia acolhimento de famílias no Fórum de Cuiabá
-
Entretenimento5 dias atrás
Lexa aposta em look ousado e ‘comissão’ fica à mostra: “A era dark da gata vem aí!”
-
Agro Veracidade5 dias atrás
FRANGO/CEPEA: Valor da carne sobe em julho; filé registra recorde
-
Mato Grosso5 dias atrás
Gaeco Ambiental e Estado fazem operação após denúncia de “dia do fogo”
-
Política MT2 dias atrás
Semana na Assembleia tem audiências públicas e CST’s
-
Mato Grosso5 dias atrás
Confira os plantonistas deste fim de semana
-
Mato Grosso5 dias atrás
Termina domingo prazo de inscrição para seleção na área de Fisioterapia em Apiacás
-
Economia5 dias atrás
Com alta da refeição, 65% dos trabalhadores já optam por marmita