conecte-se conosco


Carros e Motos

VEMP, o 4×4 militar da VW brasileira

Publicado

source

Motor Show

VEMP arrow-options
Divulgação

VW VEMP: Veículo militar que quase compôs a frota do exército brasileiro

Começando pelo Type 82 Kubelwagen usado pelas tropas alemãs na Segunda Guerra Mundial, passando pelo VW Type 181/Safari e o mais recente Type 183 Iltis, a presença de utilitários da Volkswagen nos exércitos europeus é tão antiga quanto a própria marca. E no Brasil, quase tivemos um VW militar exclusivo. Conheça a história do VEMP.

LEIA MAIS: Volkswagen BY: avô do Up! era o anti-Uno na década de 80

Sigla para “ Veículo Militar Protótipo”, o utilitário VEMP surgiu nos anos 1970 para atender a uma licitação do Exército Brasileiro para um “veículo todo terreno”, com tração 4×4 e capacidade para puxar até 500 kg de carga. O objetivo era buscar um substituto para os Jeep Willys militarizados, que por aqui recebiam a designação M-520.

Conjunto mecânico

VEMP arrow-options
Evandro Enoshita/ Motor Show

Interior é simples, projeto é robusto e a mecânica une os dois atributos

No lugar de criar uma versão local do então Type 181 usado pelas forças armadas da então Alemanha Ocidental, a filial brasileira partiu para um projeto local. Usando a construção de carroceria sobre chassi, o VEMP trazia tração traseira, com caixas de redução nas rodas, e rodas dianteiras motrizes acionadas por uma alavanca. Já a suspensão dianteira era composta por barras de torção longitudinais presas diretamente ao chassi. O motor era o mesmo 1.6 a ar usado na época em outros produtos da empresa.

Leia mais:  Hyundai HB20Comfort Plus 1.0 passa a ter multimídia com TV de série

LEIA MAIS: VW Apollo GLS e Ford Verona GLX eram faces da mesma moeda

No final das contas, os militares brasileiros abandonaram o projeto de substituir os Willys, que foram modernizados e ficaram em serviço por mais alguns anos. Foram montados apenas dois protótipos do VEMP e o carro das fotos é o único sobrevivente. Depois do cancelamento do projeto, o exemplar acabou sendo descaracterizado e era usado para o transporte de peças dentro da fábrica da VW em São Bernardo do Campo (SP).

Salvo de virar sucata, o protótipo hoje integra o acervo mantido pela montadora alemã (leia mais aqui) . Mas o processo de restauração foi trabalhoso. Com poucas informações sobre o VEMP disponíveis, o trabalho de recuperação foi feito tendo como base as fotografias de época.

LEIA MAIS: Troller TX4 chega com câmbio automático

Atualmente, as únicas concessões feitas no trabalho de recuperação foram a adoção de bancos dianteiros do Fox e da instalação de uma mecânica 1.6 a ar moderna, a mesma que era usada nas últimas Kombi refrigeradas a ar. O VEMP é mais uma das estrelas não reveladas do universo automotivo.

Leia mais:  GM processa FCA por subornos a líderes sindicais nos Estados Unidos

Comentários Facebook
publicidade

Carros e Motos

Toyota confirma produção de modelo eletrificado na Argentina, com base na Hilux

Publicado

por

source
Toyota Hilux arrow-options
Roberto Assunção

Produzida na Argentina, a Toyota Hilux é o veículo mais exportado do país vizinho; confira detalhes sobre o seu futuro

O presidente da Toyota Argentina, Daniel Herrero, revelou à imprensa local que a marca japonesa deverá produzir um novo veículo eletrificado no país, com base na Hilux. De acordo com o executivo, a estratégia faz parte dos planos de impulsionar as vendas e a produção de veículos eletrificados no continente. Até o momento, o Corolla híbrido é o único na categoria fabricado na América Latina, em Indaiatuba (SP).

LEIA MAIS: Ranger e Amarok podem ganhar versões SUV de sete lugares, diz site

“Em outros mercados, a Toyota já tem picapes híbridas ou com sistema híbrido leve. Estamos cada vez mais próximos disso na América do Sul. Ainda não temos maiores detalhes, mas a decisão já foi tomada”, diz o executivo. “A Toyota vai produzir um novo veículo eletrificado sobre a base da Hilux, e ele será exportado para todo o continente”.

LEIA MAIS: Picape inédita da Hyundai é vista camuflada antes da estreia

Leia mais:  Veja 5 detalhes que você precisa saber sobre aluguel de carros

Caminho da eletrificação

Toyota Yaris Sedan arrow-options
Divulgação

O Toyota Yaris também está nos planos de eletrificação da fabricante japonesa até 2025; chefe-executivo do Brasil confirma informação

A Toyota do Brasil já revelou que há um plano para que todos os veículos ofertados no País tenham ao menos uma versão híbrida até 2025. Isso inclui o compacto Yaris, ao qual o chefe-executivo da marca, Miguel Fonseca, confirmou à reportagem do iG Carros que também será eletrificado. “Talvez em uma próxima geração, mas os brasileiros podem sonhar com o Yaris híbrido”, disse o executivo.

LEIA MAIS: VW Nivus é visto camuflado antes da estreia no primeiro semestre

Fonseca também destaca as boas vendas dos modelos híbridos na Europa, onde correspondem a 70% das vendas da Toyota. A marca sempre utilizou a eletrificação como uma de suas grandes campanhas de marketing e nunca escondeu o interesse de lançar novos modelos híbridos em todos os mercados que atua.

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Nacional

Entretenimento

Tecnologia

Mais Lidas