Connect with us

Saúde

Varíola dos Macacos: situação do Brasil é ‘muito preocupante’, diz OMS

Publicado em

Situação da doença no Brasil é
Reprodução: BBC News Brasil

Situação da doença no Brasil é “muito preocupante”, diz OMS

Nesta terça-feira (26), a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta sobre a situação da  Varíola dos Macacos (Monkeypox) no Brasil e disse que o cenário do país é “muito preocupante”, segundo o órgão.

“A situação no Brasil é preocupante. É importante que as autoridades também tomem conhecimento da emergência de saúde pública de interesse internacional e das recomendações temporárias e tomem as medidas adequadas”, afirmou a líder técnica da entidade para a doença, Rosamund Lewis.

De acordo com os dados da OMS, na última semana, o Brasil tinha o oitavo maior número de casos da doença no mundo, com 592 infecções. Nessa segunda-feira (25), porém, o Ministério da Saúde já contabilizou 696 casos.

Segundo Lewis, além do número registrado pelas autoridades, pode estar acontecendo uma subnotificação de casos devido à falta de testagem.

“O que é criticamente importante é o acesso aos testes, e talvez até o acesso ao teste não esteja disponível em todos os lugares”, alertou.

No último dia 23, a OMS classificou a doença como emergência de saúde pública internacional , o nível máximo de alerta do órgão.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG SAÚDE

Comentários Facebook
Advertisement

Saúde

Ministério da Saúde: Queiroga anuncia novo secretário-executivo

Published

on

Marcelo Queiroga e Bruno Silva Dalcolmo
Reprodução: redes sociais – 14/08/2022

Marcelo Queiroga e Bruno Silva Dalcolmo

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, indicou Bruno Silva Dalcolmo para assumir a secretaria-executiva do Ministério da Saúde. O anúncio foi feito neste sábado através das redes sociais do ministro.

“Dalcolmo substituirá Daniel Pereira, que passa a fazer parte da diretoria da Anvisa”, disse Queiroga em uma rede social.

Em postagem, o ministro da Saúde ainda teceu elogios ao novo secretário e disse que recebeu referências dos ministros Paulo Guedes e Bruno Bianco.

“Já conhecia o Bruno e seu trabalho e também recebi ótimas referências dos Ministros Paulo Guedes e Bruno Bianco. Certamente ele ajudará muito a saúde do nosso País. Sigo usando os mesmo critérios para escolha dos secretários do Ministério da Saúde: servidores de carreira, especializados e com larga experiência nas áreas em que assumem. Desejo sorte ao servidor Daniel Pereira, que certamente contribuirá muito para a Anvisa e para o Brasil”, disse Queiroga.

Dalcolmo já foi secretário-executivo do Ministério do Trabalho e é servidor de carreira. Além disso, ele também já atuou como secretário do Trabalho do Ministério da Economia, sub-chefe adjunto da Subchefia de Análise Governamental (SAG) da Presidência da República e assessor especial da Casa Civil.






Fonte: IG SAÚDE

Comentários Facebook
Continue Reading

Policial

Política MT

Mato Grosso

Nacional

Entretenimento

Tecnologia

Mais Lidas