conecte-se conosco


Tecnologia

Urnas eletrônicas apresentam falhas de segurança

Publicado

source

Olhar Digital

urna eletrônica arrow-options
Nelson Junior/ASICS/TSE/Dedoc

Testes mostram falha de segurança em urnas eletrônicas


De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral ( TSE ), investigadores responsáveis pela realização de testes de segurança no sistema eletrônico de votação , encontraram duas vulnerabilidades de sistema em urnas eletrônicas.

Realizado periodicamente com o objetivo de encontrar problemas de segurança , o teste permite que as falhas sejam corrigidas antes do período de votação. Ainda de acordo com o TSE, os problemas apontados não oferecem ameaça à segurança da votação.

Por enquanto, o registro das vulnerabilidades foi encaminhado para um time de técnicos da Justiça Eleitoral para que elas sejam corrigidas. Após esse procedimento, as urnas serão submetidas a uma nova rodada de testes.

Leia também: Biometria: TSE permite que eleitores registrem suas digitais por aplicativo

Giuseppe Janino, secretário de tecnologia da informação do TSE, declarou: “Houve achados importantes. Vamos trabalhar no fortalecimento dessas barreiras e vamos chamá-los novamente para testar a eficácia. O sistema vai para a eleição muito mais fortalecido”.

Leia mais:  Após perder seguidores, Trump acusa Twitter de “sufocar seu crescimento”

Como são os testes?

Neste ano, cinco grupos e três investigadores individuais participaram do  Teste Público de Segurança das urnas eletrônicas , criado para aprimorar o processo eletrônico de votação. Nele, todos apresentaram um plano de ataque ao sistema de votação.

Para que os testes sejam realizados, eles têm acesso facilitado ao sistema dos equipamentos. As barreiras normalmente presentes durante as eleições são removidas completamente para que todas as hipóteses sejam avaliadas.

Leia também: Mais de 85% das eleições no mundo são influenciadas pela internet, diz pesquisa

No primeiro teste, apenas o grupo formado por peritos da Polícia Federal obteve sucesso em vencer o sistema e apontar as falhas presentes. Eles conseguiram vencer barreiras de segurança responsáveis por garantir o armazenamento de informações como o nome dos candidatos e a lista de eleitores.

Após as correções serem realizadas, a segunda parte dos testes, que novamente coloca em xeque a segurança das urnas , será realizado no dia 10 de dezembro.

Em anos anteriores, falhas também foram encontradas e posteriormente corrigidas. Essa é apenas uma das etapas de preparação para as eleições, que serão realizadas em 2020 para eleger prefeitos e vereadores de cidades de todo o Brasil.

Leia mais:  Adolescente de 16 anos ganha US$ 3 milhões em campeonato de Fortnite

Fonte: IG Tecnologia
Comentários Facebook
publicidade

Tecnologia

TikTok pode se tornar mais popular que o Instagram, diz criador do Snapchat

Publicado

por

source

Olhar Digital

TikTok arrow-options
Divulgação

Tiktok pode ser mais popular que o Instagram


De acordo com Eval Spiegel, fundador e presidente da Snap , o aplicativo TikTok tem potencial para se tornar mais popular que o Instagram . Atualmente, a rede social para o compartilhamento de vídeos curtos possui mais de 500 milhões de usuários em todo o mundo – o  Instagram  possui mais de um bilhão.

A declaração de Spiegel foi dada durante a conferência Digital Life Design, em Munique, na Alemanha, enquanto ele falava sobre o Snapchat , seu aplicativo . Ele ainda disse que os usuários do TikTok são “pessoas que passaram algumas horas aprendendo uma nova dança ou pensando em uma maneira criativa e divertida de contar uma história”. O empresário disse ser fã da plataforma que, para ele, representa uma alternativa para outras redes sociais .

Leia também: TikTok: como entrar e o que fazer na rede social do momento

Para ele, o TikTok tem grandes chances de ultrapassar o sucesso do Instagram , já que, quando questionado sobre o interesse das pessoas nas redes sociais , disse que o conteúdo baseado em talento é, quase sempre, mais interessantes do que o conteúdo feito para se tornar popular – fazendo alusão a principal interação do Instagram ser o sistema de curtidas.

Leia mais:  Cuidado! Novo golpe usa Nubank para roubar dados dos usuários

O ano de 2019 foi importante para o TikTok como aplicativo popular. Ele entrou para a lista dos cinco softwares mais baixados da App Store . A rede de compartilhamento de vídeos passou o Instagram em número de downloads. Atualmente, o TikTok está atrás apenas do Facebook , WhatsApp  e Facebook Messenger .

Leia também: TikTok é processado por coletar dados de crianças sem consentimento dos pais

Implementação dos Stories

Durante a conferência, Spiegel foi questionado sobre três dos cinco aplicativos com mais downloads de 2019 que implementaram certas ferramentas, inicialmente vistas no  Snapchat , como é o caso dos  Stories . “Não vemos a cópia como uma limitação ao crescimento dos nossos negócios”, declarou.

Para se destacar entre os concorrentes, o Snapchat disponibilizou novos filtros que viralizaram nas redes sociais . Isso garantiu que o aplicativo duplicasse o número de downloads diários, se tornando o oitavo app mais baixado na App Store  em 2019.

Fonte: IG Tecnologia
Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Nacional

Entretenimento

Tecnologia

Mais Lidas