conecte-se conosco


Tecnologia

Urnas eletrônicas apresentam falhas de segurança

Publicado

source

Olhar Digital

urna eletrônica arrow-options
Nelson Junior/ASICS/TSE/Dedoc

Testes mostram falha de segurança em urnas eletrônicas


De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral ( TSE ), investigadores responsáveis pela realização de testes de segurança no sistema eletrônico de votação , encontraram duas vulnerabilidades de sistema em urnas eletrônicas.

Realizado periodicamente com o objetivo de encontrar problemas de segurança , o teste permite que as falhas sejam corrigidas antes do período de votação. Ainda de acordo com o TSE, os problemas apontados não oferecem ameaça à segurança da votação.

Por enquanto, o registro das vulnerabilidades foi encaminhado para um time de técnicos da Justiça Eleitoral para que elas sejam corrigidas. Após esse procedimento, as urnas serão submetidas a uma nova rodada de testes.

Leia também: Biometria: TSE permite que eleitores registrem suas digitais por aplicativo

Giuseppe Janino, secretário de tecnologia da informação do TSE, declarou: “Houve achados importantes. Vamos trabalhar no fortalecimento dessas barreiras e vamos chamá-los novamente para testar a eficácia. O sistema vai para a eleição muito mais fortalecido”.

Leia mais:  Sem likes: Facebook também começa a esconder número de curtidas

Como são os testes?

Neste ano, cinco grupos e três investigadores individuais participaram do  Teste Público de Segurança das urnas eletrônicas , criado para aprimorar o processo eletrônico de votação. Nele, todos apresentaram um plano de ataque ao sistema de votação.

Para que os testes sejam realizados, eles têm acesso facilitado ao sistema dos equipamentos. As barreiras normalmente presentes durante as eleições são removidas completamente para que todas as hipóteses sejam avaliadas.

Leia também: Mais de 85% das eleições no mundo são influenciadas pela internet, diz pesquisa

No primeiro teste, apenas o grupo formado por peritos da Polícia Federal obteve sucesso em vencer o sistema e apontar as falhas presentes. Eles conseguiram vencer barreiras de segurança responsáveis por garantir o armazenamento de informações como o nome dos candidatos e a lista de eleitores.

Após as correções serem realizadas, a segunda parte dos testes, que novamente coloca em xeque a segurança das urnas , será realizado no dia 10 de dezembro.

Em anos anteriores, falhas também foram encontradas e posteriormente corrigidas. Essa é apenas uma das etapas de preparação para as eleições, que serão realizadas em 2020 para eleger prefeitos e vereadores de cidades de todo o Brasil.

Leia mais:  Instagram: conheça as 35 celebridades que mais faturam na rede social

Fonte: IG Tecnologia
Comentários Facebook
publicidade

Tecnologia

CCXP começa hoje em São Paulo; veja a programação e as atrações

Publicado

por

source

Olhar Digital

CCXP arrow-options
Marcio Nunes

A CCXP começa nesta quinta-feira


Começa hoje (5) a CCXP ( Comic Com Experience ), o maior evento geek do Ocidente , que reúne o melhor deste universo. De quinta-feira (5) a domingo (8), a São Paulo Expo, centro de eventos na rodovia dos Imigrantes, estará repleta de quadrinhos, games , filmes, séries, atores e grupos de fandom preparados para assistirem às atrações destes dias.

A edição desse ano vai sediar 280 mil pessoas, 20 mil a mais do que ano passado. Além disso, é a primeira vez que a CCPX já inicia com todos os quatro dias esgotados. Afinal, entre os confirmados para este ano, estão grandes astros internacionais como Gal Gadot, Margot Robbie, Lana Parrilla, o presidente da Marvel Kevin Feige, Ryan Reynolds, parte do elenco de Star Wars e da série espanhola La Casa de Papel . Não se espante também se atrações surpresas surgirem ao longo desses dias como aconteceu ano passado.

Leia também: Shota Nakama: artista que virou meme vem ao Brasil tocar música de game

A CCXP oferece outras experiências além das atrações confirmadas. Na noite que antecede a abertura geral do evento, ocorre a Spoiler Night , e qualquer um com os ingressos Epic Experience, Full Experience e Unlock podem passear pelo centro de convenções antes de todo mundo. Neste dia, o pavilhão é aberto, mas nenhuma programação ocorre, sendo que o público apenas pode passear pelos estandes.  

Quem estará presente?

CCXP arrow-options
Marcio Nunes

Evento dura quatro dias na cidade de São Paulo


Entre a lista de atores e personalidades do mundo geek , estão confirmados:

  • Gal Gadot e Patty Jenkins: atriz e diretora de Mulher-Maravilha 1984;
  • Margot Robbie e o elenco de Aves de Rapina: Mary Elizabeth Winstead (Caçadora), Jurnee Smollet-Bell (Canário Negro), Rosie Perez (Renee Montoya) e Ella Jay Basco (Cassandra Cain);
  • Star Wars: o diretor J. J. Abrams, a produtora Kathleen Kennedy e os atores Daisy Ridley (Rey), John Boyega (Finn) e Oscar Isaac (Poe Dameron);
  • Kevin Feige: o presidente da Marvel deve dar “spoilers” sobre a Fase 4 da editora nos cinemas, que começará com Viúva Negra;
  • La Casa de Papel: parte do elenco principal da série espanhola estará presente na CCXP como Berlim (Pedro Alonso), Nairóbi (Alba Flores), Helsinki (Darko Peric), Estocolmo (Esther Acebo) e Palermo (Rodrigo de La Serna);
  • Ryan Reynolds: o ator conhecido pelo papel de Deadpool vem à CCXP divulgar dois novos filmes, Free Guy e Esquadrão 6;
  • Frank Miller: quadrinista americano responsável por Batman – O Cavaleiro das Trevas, 300 e Sin City;
  • David Yost: o Ranger Azul da série clássica dos Power Rangers;
  • Lesley-Ann Brandt: a Mazikeen da série Lúcifer;
  • Iain Glen: o Jorah Mormont de Game of Thrones;
  • Lana Parrilla: a Rainha Má de Once Upon a Time.
Leia mais:  Será que o novo Mac Pro seria um bom ralador de queijos? Youtuber faz o teste

Dúvidas

Retirada das credenciais

Se você optou por retirar no evento, seu pedido estará disponível das 9h às 20h na CCXP . Não esqueça o número do seu pedido e o documento oficial com foto do comprador. No caso de transferência de credenciais, elas devem ser retiradas obrigatoriamente no festival por uma taxa de R$ 25 por identificação.

Leia também: Games e educação: como o Minecraft ensinou crianças sobre tragédias ambientais

O evento ocorre nos dias da semana do 12h às 21h. No final de semana, no sábado (7), ele ocorre das 11h às 21h e no domingo (8), das 11h às 20h.

Acessos do ingresso

Todos os tickets dão direito ao acesso da área do evento no dia específico definido e dentro do horário de funcionamento. Com ele, também é possível participar das exibições de filmes, painéis e outras atrações. No entanto, fique atento à limitação de espaço ou vagas estabelecidas para cada evento.

No caso do Auditório Cinemark, um dos espaços mais concorridos pelos fãs pela exibição dos principais painéis e pré-estreias da CCXP , a sugestão é se programar e chegar cedo para garantir seu lugar na fila. Ela costuma ser montada pela madrugada e o local raramente está vazio após cada atividade. Ainda, apenas fãs com a credencial Full Experiencie possuem cadeiras reservadas e podem acessar o local a qualquer momento sem enfrentar filas.

Leia mais:  Huawei xinga muito no Twitter e sobra até para a Black Friday

Leia também: Jovens chineses só poderão jogar games online por 90 minutos diários

Pode entrar comendo?

Sim, pode. Entretanto, é necessária a embalagem original lacrada ou, caso não seja industrializado, que esteja guardado em uma recipiente de plástico fechado. Não é permitida a entrada de garrafas de vidro, latas e bebidas alcoólicas.

Como chegar

O endereço fica na Rodovia dos Imigrantes, km 15, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center. Para chegar lá, é possível pegar uma van gratuita oferecida pela organização do evento, que sai da Estação Jabaquara (linha 1 – azul) e durante o dia trafega entre o metrô e a feira. Prefere não pegar filas? É possível ir andando da mesma estação até a feira (1 km) por um trajeto de 15 minutos. Se você for de carro, o estacionamento conta com 6,500 vagas e o valor é de R$ 50 por 12 horas.

Fonte: IG Tecnologia
Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Nacional

Entretenimento

Tecnologia

Mais Lidas