conecte-se conosco


Na Capital

“Um Por Todos e Todos Por Um” fecha 2019 com avaliação positiva

Publicado

Jorge Pinho

O Auditório Maestro China da Secretaria de Educação de Cuiabá teve lotação máxima para a festa de fechamento da edição 2019 do programa “Um Por Todos e Todos Por Um”. Coordenado pela Controladoria Geral do Município, o programa tem o apoio da Secretaria Municipal de Educação e, somente neste ano, atendeu 2.344 alunos de 27 escolas municipais de Cuiabá. Somando todas as edições, desde 2014, quando foi implantado, foram alcançadas cerca de 17 mil crianças.

Presente no evento e representando o prefeito Emanuel Pinheiro, o Controlador Geral do Município, Carlos Roberto da Costa, o “Nezinho”, afirmou que “os recursos são escassos, mas bem geridos e por isso as coisas caminham bem na atual administração”.

“O programa já virou referência em tese de mestrado na Universidade Cásper Líbero, de São Paulo, defendida pela aluna Ivone Melo, com a elaboração de Betina Rugna, da Turma da Mônica de Mauricio de Souza”, festejou Joilce Acosta, uma das coordenadoras do programa.

Leia mais:  1ª dama vai à comunidades entregar cobertores da campanha Aquece Cuiabá

Em discurso no evento, a diretora geral de Gestão Educacional, Mabel Strobel, representando o secretário de Educação, Alex Vieira Passos, confirmou que o programa vai continuar em 2020. “Até mesmo porque já executamos um dos projetos que constam da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) recentemente lançada pelo Governo Federal, que é de estimular a criança no exercício da cidadania”, disse.

Uma das parceiras do programa, a Controladoria Geral da União fala em ampliação do trabalho para o ano que vem. “Queremos estimular a população no controle social a partir das crianças”, afirmou o  controlador Daniel Gontijo.

No fechamento da edição 2019 quem brilhou mesmo foram as crianças que exibiram o que aprenderam, como a aluna Ana, de 10 anos, cadeirante, que desmanchou-se em sorrisos ao subir ao palco com a turma da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Deputado Ulisses Guimarães, localizada no bairro Ouro Fino, na coreografia “Ser diferente é normal”.

A mãe, Stefany Pereira, moradora do Parque Atalaia confirmou que o “Um Por Todos e Todos Por Um” está sendo ótimo para a filha. “Ela está mais compreensiva e mais amorosa, principalmente na atenção e na ajuda o próximo”, comentou Stefany.

Leia mais:  Edmilson Maciel e Divino Arbués apresentam Terra Brasilis no Parque das Águas

Ao todo 11 escolas se apresentaram no encerramento da edição deste ano com diferentes performances no palco, principalmente com trabalho corporal em conjunto.

 

Comentários Facebook
publicidade

Na Capital

Prefeito decreta luto oficial de três dias em razão do falecimento do professor Benedito Pedro Dorileo

Publicado

por

O prefeito Emanuel Pinheiro decretou luto oficial de três dias no município de Cuiabá, em virtude do falecimento do professor Benedito Pedro Dorileo, ocorrido nesta quinta-feira (12)  de Cuiabá. A informação foi publicada via decreto de nº 7.688 ‘considerando o profundo sentimento de pesar do povo cuiabano com essa triste perda de um cuiabano que muito fez pela Capital e pelo estado de Mato Grosso’, segundo trecho do documento.

Nascido em 10 de dezembro de 1934, o professor deu aulas no Colégio Salesiano São Gonçalo e na antiga Escola Técnica Federal. Aos 85 anos, deixa esposa, filhos e netos. 

Membro emérito da Academia Mato-grossense de Letras (AML), professor Benedito Pedro Dorileo, ocupava a cadeira 26. “É com grande pesar que recebo essa triste notícia. A minha em particular sentirá muito essa perda, pois Benedito foi amigo íntimo do meu saudoso pai. Sem dúvida alguma deixa um grande legado na sociedade cuiabana. Nada mais justo que decretar luto oficial no local onde Benedito nasceu, cresceu e permaneceu até o fim de sua vida”, lamentou o prefeito.

Leia mais:  Inscrições para a XII Conferência Municipal de Assistência Social já estão abertas

Foi um dos fundadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), ocupando um importante cargo na Instituição, sendo um dos reitores da Universidade. Sempre muito dedicado aos estudos, alcançou quatro formações: advogado, historiador, escritor e a mais conhecida, a de professor.

O velório está previsto para ser realizado na Capela Jardins, em Cuiabá, mas ainda sem definição de horário. 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Nacional

Entretenimento

Tecnologia

Mais Lidas