Nacional
TSE lança plataforma para driblar fake news no segundo turno das eleições
Publicado em
17/10/2018 - 16:51por
admin

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou, nesta quinta-feira (11), uma nova plataforma para ajudar no combate às fake news – termo em inglês, usado popularmente na internet para nomear notícias falsas.
Leia também: Conselho do TSE está preocupado com notícias falsas no Whatsapp
O site tem como objetivo ajudar o eleitor brasileiro a esclarecer os fatos mentirosos sobre as eleições presidenciais que têm sido disseminados nas redes sociais. De acordo com a Justiça Eleitoral, a divulgação de informações corretas e apuradas é de extrema importância, já que é a melhor maneira de combater a desinformação por meio das fake news
.
Com o nome “Esclarecimentos sobre informações falsas veiculadas nas Eleições 2018
“, a página oferece explicações do próprio TSE sobre as mensagens falsas e também oferece links de agências e fontes confiáveis de notícias desmentindo os boatos.
Até a publicação desta reportagem, a plataforma já contava com cinco esclarecimentos, entre eles o de que a urna autocompletava o voto para presidente
, favorecendo o candidato petista Fernando Haddad, e o de que 7,2 milhões de votos
teriam sido anulados pelas urnas.
Outras informações inverídicas, como a anulação de votos para Presidente e o vídeo em que garis carregavam urnas supostamente sem o consentimento da Justiça Eleitoral também foram desmentidas pela plataforma.
O TSE afirma que “A Justiça Eleitoral desempenha relevante papel na consolidação da democracia em nosso país e trabalha incansavelmente para oferecer à sociedade um processo de votação seguro, transparente e ágil, garantindo efetividade à manifestação popular exercida por meio do voto”. O tribunal também ressalta que, até o momento, nenhuma ocorrência de violação ao processo de votação ou apuração do processo eleitoral foi comprovada.
Leia também: Exibição de entrevistas de Bolsonaro não feriu lei eleitoral, diz TSE
Segundo a Justiça Eleitoral
, todos os relatos de irregularidades recebidos são enviados para investigação do Ministério Público Eleitoral e da Polícia Federal. Dessa forma, os responsáveis por compartilhar conteúdo inverídico podem ser punidos e eventuais crimes podem ser apurados.
Fake news que atingiram chama petista foram retiradas do ar

Hoje (11), o ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Carlos Horbach, determinou a retirada da internet de uma p ublicação com conteúdo falso
sobre o candidato do PT à Presidência, Fernando Haddad. A coligação O Povo Feliz de Novo, pertencente ao presidenciável, pediu a saída de outros 222 conteúdos.
Na semana anterior, outros 35 endereços com conteúdos inverídicos sobre o petista foram retirados do ar.
Leia também: TSE conclui apuração e diz que 117 milhões de eleitores foram às urnas
A candidata à vice-presidente pela chapa petista, Manuela D’Ávila (PCdoB), também foi atingida pelas fake news
. Foram 33 links inverídicos retirados do Facebook pelo TSE na última segunda-feira (8).


Nacional
Rio cria auxílio financeiro para órfãos de vítimas do feminicídio
Published
3 horas atráson
14/08/2022 - 18:40By
Da Redação

A irmã era sempre a primeira a ligar para dar os parabéns. No dia de seu aniversário de 28 anos, o motorista de aplicativo estranhou, já que ela não tinha entrado em contato até o fim da manhã. Quando ele estava acendendo a churrasqueira para começar as comemorações, recebeu a mensagem de um primo pedindo que corresse até a escola onde os sobrinhos estudavam, porque a irmã dele tinha sido morta dentro de casa pelo marido. O crime aconteceu no dia 29 de abril deste ano. Desde então, os meninos de 4 e 6 anos estão sob a guarda do tio.
As crianças estavam em casa quando o pai começou a agredir a mãe. O filho mais velho da vítima, que tem Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e autismo, chegou a perguntar para o pai: “Por que o rosto da mamãe está machucado?”. O agressor respondeu que tinha sido “o dentista” e retirou as crianças do apartamento.
Com a morte da mãe e a do pai — que teve um infarto na prisão há três semanas —, os meninos acabaram ficando com o tio, que tem o desafio diário de manter os sobrinhos e as duas filhas, de 2 e 11 anos. A mulher dele não trabalha para poder cuidar das crianças.
“Éramos eu e ela (a vítima). Perdemos nossos pais em um acidente em 2013. Minha irmã sempre cuidou de mim. Eu não pensei duas vezes antes de ficar com os meus sobrinhos. Está sendo fácil? Não. Sou só eu para tudo. Eu trabalho como motorista. Está tudo caro: comida, leite. Mas a gente vai à luta”, disse o tio.
“Papai machucou a mamãe”
O motorista de aplicativo afirmou que, além da questão financeira, a maior dificuldade que ele enfrenta é a de explicar para os sobrinhos por que a mãe nunca mais voltou.
“O mais velho falava toda hora que queria voltar para casa, que aquela não era a casa dele. Perguntava pela mãe, pelo pai. Não queria sair para passear porque dizia que eles iam voltar para buscá-los. Depois de um tempo, com a ajuda de uma psicóloga, conversei com ele sobre o que aconteceu. Disse assim: ‘Lembra que a mamãe estava machucada?’. Ele respondeu: ‘Sim, foi o dentista’. Eu disse: ‘Não, foi o papai que machucou a mamãe, e os dois agora foram morar no céu’. Eles são muito pequenos, não dá para contar detalhes. É uma dor enorme”, descreveu o irmão da vítima.
Os meninos são vítimas dessa tragédia que é o crime de feminicídio . Em um levantamento feito pelo GLOBO com base em homicídios de mulheres no Estado do Rio que foram noticiados pela imprensa no primeiro semestre deste ano, 56% das vítimas deixaram filhos. Na estatística oficial do Instituto de Segurança Pública (ISP), a polícia registrou 57 feminicídios de janeiro a junho. Mas os dados divulgados não trazem a informação sobre órfãos.
Na capital, metade também deixou filhos. Numa tentativa de amenizar o sofrimento dessas famílias, a Secretaria Municipal de Políticas e Promoção da Mulher do Rio decidiu criar o Cartão Mulher Carioca — Órfãos do Feminicídio.
O auxílio é disponibilizado de forma emergencial para pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e tem o valor de R$ 400 para cada um dos filhos que perderam a mãe. Inicialmente, o benefício é válido por seis meses, mas pode ser prorrogado por até um ano.
Duas famílias atendidas
O cartão para órfãos é administrado por quem fica com a guarda das crianças. A secretária de Políticas e Promoção da Mulher, Joyce Trindade, explicou que tem sido feita uma busca ativa por essas famílias.
“A ideia é ser um auxílio imediato. Com a ajuda das delegacias e da própria imprensa, a gente identifica as vítimas de feminicídios e procura as famílias para entender o caso, identificar se essa família vive em situação de vulnerabilidade e oferecer o benefício. A partir daí, também encaminhamos a família para uma equipe com psicólogos, advogados e assistentes sociais, em parceria com as outras secretarias”, explicou.
Apenas duas famílias estão recebendo o cartão, mas nove crianças já foram inscritas no programa até agora. O Rio foi o segundo município do país a criar esse tipo de assistência. Para conseguir o benefício, é preciso que a família responsável tenha renda máxima de um salário mínimo, more na cidade do Rio e seja atendida por uma das unidades da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher.
O dinheiro está disponível para filhos de até 24 anos que sejam dependentes da vítima, mas precisam comprovar matrícula na rede de ensino oficial ou apresentar invalidez permanente conforme laudo médico.
De acordo com o Fórum Nacional de Risco de Feminicídio, as mulheres estão mais sujeitas a serem agredidas ou mortas por companheiros ou ex-companheiros quando estão grávidas ou têm filhos pequenos.
No mês de julho, Sarah Jersey Nazareth Pereira, de 23 anos, foi assassinada pelo ex-namorado dentro de casa no centro do Rio. Ela deixou dois filhos, um de apenas dois meses e o outro de 4 anos, que estão sendo cuidados pela avó materna. A família, segundo a prefeitura, pode pedir o auxílio temporário.
A secretária Joyce Trindade explicou que sua pasta esbarra em uma questão legal para manter a ajuda por mais tempo: no âmbito municipal, só é possível oferecer benefícios eventuais, de efeito emergencial. Ela reconhece que o ideal seria criar um tipo de pensão para essas crianças, mas explicou que essa medida é de competência federal.
Coordenador da Infância e da Juventude na Defensoria Pública do Rio, Rodrigo Azambuja explicou que não há garantia previdenciária específica para as crianças que perdem as mães assassinadas.
Segundo ele, além dos benefícios temporários, que podem ser concedidos por cada município, as famílias que ficam com a guarda dos filhos da vítima podem tentar obter junto ao INSS a pensão por morte ou o auxílio reclusão (no caso da prisão do pai), mas isso vai depender de uma série de critérios.
A pensão por morte, por exemplo, só poderá ser concedida caso a mãe, que foi vítima de feminicídio, seja vinculada a algum tipo de regime previdenciário e tenha contribuído com esse sistema. No caso do auxílio reclusão, quando o pai das crianças é preso pela morte da mãe, os filhos passam a ter direito a receber esse benefício, mas, para isso, esse homem precisaria estar trabalhando com a carteira assinada, ser segurado do INSS e comprovar ter renda baixa.
“O problema é que o cenário que a gente vê hoje é de uma queda cada vez maior no número de segurados do INSS . Há muita gente sem acesso a empregos formais, muita gente passando fome . Estamos vivendo um empobrecimento da população e um nível de desemprego que torna o acesso a esses tipos de proteção previdenciária cada vez mais difícil”, explicou Azambuja.
Perda da paternidade
O defensor público reforçou ainda a necessidade de as famílias que assumem o cuidado dos filhos da vítima regularizarem a guarda junto à Justiça.
“Sem regularizar a guarda, essa avó, esse irmão, esse parente não conseguirá representar os direitos da criança junto ao INSS nem fazer movimentações bancárias em nome delas”, enfatizou.
Membro da Comissão de Valorização da Primeira Infância do Tribunal de Justiça do Rio, a juíza Rachel Crispino, da Vara de Família da Baixada Fluminense, explica que, desde 2018, com as mudanças feitas na Lei Maria da Penha, em casos de feminicídio consumado, o pai condenado pelo crime é declarado “incapaz do exercício do poder familiar”, ou seja, ele perde o direito de exercer a paternidade.
“Houve um entendimento muito importante de que, quando o homem pratica a violência contra a mãe dos filhos dele, muitas vezes até na presença deles, ele está violentando diretamente as crianças. Não há como separar o bem-estar da mãe do dos filhos, principalmente quando eles têm até seis anos, idade considerada o fim da primeira infância”, explicou a magistrada.
Segundo a juíza, a guarda de órfãos do feminicídio, geralmente, fica com a família materna, por uma questão de sensibilidade e também por ser mais fácil garantir que o autor do crime não volte a conviver com os filhos.
Às vezes, há uma disputa pela guarda entre as duas famílias, mas a magistrada explica que a decisão de manter esses menores com parentes do agressor acaba acontecendo apenas quando a vítima não tem família.
Pode ocorrer ainda a situação em que a família da mulher alega não ter condições de cuidar dos órfãos. Os filhos das vítimas só são levados para instituições de acolhimento do governo e, posteriormente, liberados para adoção quando nenhuma das duas famílias é considerada apta a recebê-los.
“As crianças também são vítimas do feminicídio, mas são vítimas invisíveis dessa tragédia. A responsabilidade recai na maioria das vezes em cima de avós, que passam a ter mais bocas para alimentar sem ter como cuidar. É muito triste. Esse fenômeno social ainda é pouco visualizado, e não temos muitas políticas nesse sentido”, afirmou a juíza.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Nacional

Emanuel Pinheiro lamenta falecimento do prefeito de Pedra Preta, Nelson Orlato

Ministério da Saúde: Queiroga anuncia novo secretário-executivo

Rio cria auxílio financeiro para órfãos de vítimas do feminicídio

PF cumpre mandado de prisão no Rio de Janeiro

RJ: Testemunha pode ajudar polícia entender desaparecimento de jovens
Policial


Autor de homicídio em Arenápolis é preso em flagrante pelo Polícia Civil
Um homem apontado como autor do homicídio ocorrido na noite de quarta-feira (27.07), no município de Arenápolis (258 km a...


Polícia Civil prende receptador e recupera caminhão roubado da Prefeitura de Colniza
Um caminhão roubado de funcionários da Prefeitura de Colniza (1.065 km a noroeste de Cuiabá), há aproximadamente um ano, foi...


Polícia Civil apreende arma de fogo e prende jovem em flagrante em Cáceres
Policiais civis, da 1ª Delegacia de Polícia do município de Cáceres (225 km a oeste de Cuiabá), apreenderam uma arma...
Política MT


CFAEO promove segunda audiência sobre o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias
Foto: JLSIQUEIRA / ALMT A Assembleia Legislativa de Mato Grosso realizou, na tarde desta quarta-feira (10), audiência pública para discutir...


Deputados aprovam suplementação de 30% no orçamento de 2022
Foto: JLSIQUEIRA / ALMT Em sessão ordinária nesta quarta-feira (10), os deputados estaduais de Mato Grosso aprovaram, em segunda votação,...


CCJR analisa 46 matérias em reunião ordinária
Foto: JLSIQUEIRA / ALMT A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa apreciou 46 matérias durante reunião...
Mato Grosso


Supostos organizadores do Dia do Fogo são alvos de operação em Colniza
Sete mandados de buscas e apreensão, expedidos pelo Poder Judiciário em Colniza, município distante 1.042 km de Cuiabá, estão sendo...


Verde Novo distribui mudas e realiza palestra para servidores do plano MT Saúde
Servidores e beneficiários do plano MT Saúde tiveram uma boa surpresa com uma ação do Projeto Verde Novo, do Poder...


Ouvidoria prioriza enfrentamento à violência doméstica em atendimento
“Quem bate em mulher machuca a família inteira”. Esse foi o recado do Ministério Público do Estado de Mato Grosso...
Nacional


Rio cria auxílio financeiro para órfãos de vítimas do feminicídio
Hermes de Paula – 27.07.2022 Mais de 60 feminicídios já foram registrados em 2022 A irmã era sempre a primeira...


RJ: Testemunha pode ajudar polícia entender desaparecimento de jovens
polícia civil/ divulgação Testemunha vai prestar depoimento à Polícia Civil O depoimento de uma testemunha pode ajudar os investigadores a...


Ciclone extratropical: após fenômeno, praias ficam cheias no Rio
FOTO: AGÊNCIA BRASIL Praia no Rio de Janeiro Após a passagem do ciclone extratropical , que trouxe ventos fortes e...
Entretenimento


Eliana se declara ao pai e agradece por recuperação: “Foi um verdadeiro milagre!”
Neste domingo (14), Dia dos Pais, Eliana comoveu seus seguidores ao postar fotos inéditas com seu pai e revelar que...


Cleo e Leandro D’Lucca trocam alianças em cerimônia íntima: “Abençoados no axé!”
Na última sexta-feira (12), Cleo decidiu compartilhar com os mais de 20,5 milhões de seguidores no Instagram, um momento bem...


Mirella aposta em biquíni pp e ‘comissão’ fica saltando: “Meu beijo vai te viciar!”
Se você realmente achou que Mirella não iria causar logo na manhã deste domingo (14), achou bem errado. A celebridade...
Tecnologia


Xiaomi lança Redmi Note 9S no Brasil com bateria que dura dois dias
. arrow-options Reprodução Xiaomi lança Redmi Note 9S A Xiaomi anunciou o Redmi Note 9S no Brasil nesta segunda-feira (20)...


Netflix vai transformar game Resident Evil em série
arrow-options Reprodução Resident Evil vai se tornar série da Netflix A Netflix está desenvolvendo uma série baseada na franquia de...


Venda de licença do Windows 7 gera notificação à Via Varejo
arrow-options Unsplash/Tadas Sar Windows 7 teve atualizações descontinuadas O Procon-SP notificou, na última sexta-feira (31), a Via Varejo , empresa...
Mais Lidas
-
Política MT7 dias atrás
Semana na Assembleia tem audiências públicas e CST’s
-
Na Capital5 dias atrás
Secretaria de Educação realiza formação para coordenadores, professores e assessores pedagógicos que atendem a 3ª infância e meninice
-
Política MT5 dias atrás
CCJR analisa 46 matérias em reunião ordinária
-
Mato Grosso4 dias atrás
Apiacás anuncia classificação de seletivo para credenciamento de fisioterapeuta
-
Mato Grosso4 dias atrás
Justiça Restaurativa encerra semana de atividades na Comarca de Campo Verde
-
Política MT4 dias atrás
Deputados aprovam suplementação de 30% no orçamento de 2022
-
Mato Grosso4 dias atrás
Violência doméstica: guia prático é lançado em colóquio da Rede de Enfrentamento
-
Política Nacional4 dias atrás
Marqueteiro de Ciro Gomes é internado em SP com princípio de AVC