conecte-se conosco


Na Capital

Sugestão de pauta: Festival de Cultura ocorre neste sábado (14) na Praça da Mandioca

Publicado

A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer convida a todos para Festival de Cultura Popular, que ocorre neste sábado (14), a partir das 18h30, na Praça da Mandioca. O Carnaval cuiabano fora de época contará com a participação de 12 blocos, sendo seis blocos de embalo, seis de enredo e duas escolas de samba.

São eles: Bloco Ho Povo Feio Raiz, Bloco Ho Povo Feio 10, Bloco Duque Folia, Unidos do Duque, Nação Rubro Negra, Explosão de Cuiabá, Unidos do Carumbé, Boca Suja, Império de Casa Nova, Tradição do Araés, Unidos Do Araés, Divas, Império de Angola e Paiaguás. A animação do palco fica por conta da Banda Saca Rolha.

O evento ainda contará com a participação especial das operadoras de limpeza pública, Sibele Ferreira e Dinalva Souza, escolhidas para serem ‘Miss Folia 2022’. As prestadoras de serviços da Prefeitura de Cuiabá viraram sensação após um vídeo em que aparecem dançando durante o Festival de Culinária Cuiabana ‘Matula’ viralizar nas redes sociais.

“O Festival de Cultura Popular, o carnaval fora de época, será um evento com segurança e para toda a família, num lugar que o cuiabano gosta, que é a Praça da Mandioca. Convidamos a todos os cuiabanos e mato-grossenses que quiserem ir para a Praça da Mandioca para divertirem, ouvirem as marchinhas de carnaval e aproveitar aquilo que existe de melhor em Cuiabá, que é a alegria de ser cuiabano”, convida o secretário Aluízio Leite.

Serviço: 

Assunto: Festival de Cultura Popular

Data: Sábado (14)

Onde: Praça da Mandioca, R. Pedro Celestino, S/N – Centro Histórico

Horas: A partir das 18h30

Comentários Facebook
publicidade

Na Capital

Procissão percorre ruas de Cuiabá e marca último dia da tradicional festa de São Benedito

Publicado

Centenas de fiéis percorreram as ruas de Cuiabá na tarde de domingo (3), durante a grande procissão marcando o último dia de celebração da tradicional festa de São Benedito, que teve início no dia 30 de junho. O evento contou com o apoio da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.

Realizada há 300 anos, desde a construção da igreja, a festa de São Benedito é uma das maiores celebrações religiosas do Centro-Oeste. Durante os quatro dias, o evento reuniu centenas de pessoas por meio das missas, rezas de terços, o tradicional chá com bolo, a procissão e a grande festa, com apresentações musicais e comidas típicas.

“Tenho a honra de pelo quinto ano consecutivo ser parceiro desta belíssima celebração, ao nosso segundo padroeiro que é São Benedito. Temos que manter viva essa tradição religiosa, porque a fé Cristã é uma característica do nosso povo e a festa de São Benedito, que é a maior do Centro Oeste, é apontada por meio de pesquisa como o movimento religioso e cultural que mais simboliza a cara do povo cuiabano”, destaca o prefeito Emanuel Pinheiro.

“A população cuiabana tem muita fé e a festa de São Benedito faz parte da cultura Cuiabá, tendo um grande apelo popular diante dessa tradição. Por isso, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer faz questão de mais uma vez ser parceira desta celebração”, reforça o secretário Aluízio Leite.

Após dois anos sem a realização da caminhada, os fiéis puderam novamente percorrer as ruas para manifestar a devoção ao santo. A procissão saiu da paróquia Nossa Senhora do Rosário e São Benedito e percorreu um trecho da Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA). O controle do tráfego foi realizado pelos agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), em conjunto com a Polícia Militar.

“Ajudo a organizar a procissão desde 1951, então após dois anos sem a realização da celebração sentimos muito a falta do aconchego e do encontro com pessoas. Mas, agora revivemos esse ajuntamento. Para nós foi uma emoção muito grande e como cuiabano de ‘tchapa e cruz’ me sinto parte integrante da festa de São Benedito, que faz parte da cultura cuiabana”, comenta Lucilo de Souza, um dos organizadores do evento.

O rei e a rainha da festa, William Campos e Ayrds Pivetta, falaram sobre a alegria de fazer parte da tradicional celebração. “Mais do que uma emoção é uma honra exercer o cargo de rainha de São Benedito, que é o santo do coração dos cuiabanos”, disse Ayrds.

“São Benedito está enraizado na história de Cuiabá, são três séculos de devoção. Então esse é um momento significado muito grande, ainda mais após dois anos de pandemia”, acrescenta Willian.

Devota de São Benedito, dona Lucinete Magalhães, de 60 anos, afirmou que a procissão é o momento para agradecer pelas bençãos. “Estamos aqui por causa da nossa fé em São Benedito, graças a ele que aqui estamos. Me sinto muito grata, porque muitos não conseguiram sobreviver a essa pandemia, então viemos agradecer a São Benedito por todas as bençãos”, declara.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Nacional

Entretenimento

Tecnologia

Mais Lidas