Mato Grosso
Sesp-MT realiza mais de 6 mil ações de valorização de servidores
Publicado em
17/10/2018 - 16:47por
admin
A qualidade de vida no ambiente de trabalho tem como objetivo facilitar as necessidades dos profissionais no desempenho de suas funções nas organizações. Visando estes valores, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) executou de 2015, até setembro deste ano, mais de seis mil ações que promovem o desenvolvimento profissional, a saúde e segurança de seus servidores.
As ações são promovidas pela Coordenadoria de Gestão de Pessoas (Cogep), que em 2017 ofertou 1.374 capacitações de promoção profissional em parceria com órgãos como a Controladoria Geral da União (CGU), Controladoria Geral do Estado (CGE), Escola de Governo e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Entre as atividades realizadas estão cursos de fiscalização e gestão de contratos, planejamento e custos de serviços terceirizados, Academia de Líderes, que capacita servidores para atuarem como líderes estratégicos, entre outros.
Com relação às atividades de saúde e segurança, foram realizadas 1.202 ações no ano passado, como o Circuito Qualidade de Vida, que busca a identificação e prevenção de doenças ocupacionais, estimulando os trabalhadores quanto aos cuidados com a saúde e o programa de prevenção ao transtorno de estresse pós-traumático, que foca na educação a respeito dos sintomas, causas e tratamento de agentes da segurança pública que vivenciariam eventos críticos no desempenho da função.
Além destas atividades, a Secretaria também promove a cada dois anos uma pesquisa de clima organizacional. Em 2017 o estudo alcançou 1.357 profissionais da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Perícia Oficial de Identificação Técnica (Politec).
Para o gerente de desenvolvimento, saúde e segurança da Sesp, Eder William Salvaterra, as capacitações surgem para que os servidores sempre fiquem atualizados. “A nossa ideia é que o servidor sempre se mantenha atualizado, conhecendo novas ferramentas e formas de trabalho. Isso possibilita que ele também venha a progredir na carreira”.
Ações em execução
A Secretaria planeja colocar em prática o projeto para a estruturação de alojamentos e refeitórios em algumas instituições da Sesp em Cuiabá. O convênio foi firmado com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e também prevê a implantação do programa de educação financeira para 2.875 servidores, atendimento odontológico para 800 profissionais que atuam no interior do estado e estruturação e treinamento para a equipe de psicologia do Comitê Setorial de Saúde e Segurança no Trabalho.
Também está em andamento o curso básico de formação para membros das Comissões de Saúde e Segurança da Sesp. A capacitação será realizada em Cuiabá, Barra do Garças, Cáceres e Tangará da Serra. Um treinamento de imersão será realizado em continuidade à Academia de Líderes com finalidade de apoiar os gestores a refletirem sobre o seu papel de liderança e aplicabilidade para a Secretaria.
Lenine Martins / Sesp-MT


Mato Grosso
PGJ de Mato Grosso participa de Ato em SP na defesa da democracia
Published
20 minutos atráson
11/08/2022 - 12:40By
Da Redação
O procurador-geral de Justiça em Mato Grosso, José Antônio Borges Pereira, participou nesta quinta-feira (11), em São Paulo, do ato realizado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) para leitura e assinatura da “Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado democrático de Direito”. Ele integrou o grupo de 1200 pessoas selecionadas para participar do evento.
A limitação do espaço físico foi uma definição do comitê organizador para garantir a segurança dos participantes. Do lado de fora, milhares de pessoas acompanharam a leitura da carta por telões que foram instalados no Largo São Francisco.
“Fiquei extremamente feliz em participar desse ato histórico. Além de reafirmar o compromisso do Ministério Público na defesa da democracia e do respeito à nossa Constituição Cidadã, enfatizamos a necessidade urgente de se estabelecer, nesse momento eleitoral, uma pauta de discussão propositiva para soluções de problemas que assolam o nosso país. Além da crise econômica que desemprega milhões de brasileiros e aprofunda as desigualdades sociais, o Brasil precisa avançar e não pode se fechar para os debates em torno da questão ambiental”,ressaltou o procurador-geral de Justiça.
Borges voltou a repudiar manifestações, veladas ou explícitas, que tentam colocar em descrédito o sistema eleitoral brasileiro. “O Ministério Público do Estado de Mato Grosso, cumprindo uma de suas mais nobres missões, repele de forma veemente e inarredável, qualquer iniciativa que atinja a democracia tão duramente reconquistada pelo povo brasileiro”, acrescentou.
O procurador-geral de Justiça reafirmou a lisura e transparência do sistema eleitoral do país, reconhecido como uma dos mais avançados e eficientes do mundo. “O discurso de que o voto eletrônico é inseguro e inconfiável não passa de aleivosia lançada com interesses nada republicanos”, enfatizou.
A Carta – Em agosto de 1977, em meio às comemorações do sesquicentenário de fundação dos cursos jurídicos no país, o professor Goffredo da Silva Telles Junior, mestre de todos nós, no território livre do Largo de São Francisco, leu a Carta aos Brasileiros, na qual denunciava a ilegitimidade do então governo militar e o estado de exceção em que vivíamos. Conclamava também o restabelecimento do estado de direito e a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte.
A semente plantada rendeu frutos. O Brasil superou a ditadura militar. A Assembleia Nacional Constituinte resgatou a legitimidade de nossas instituições, restabelecendo o estado democrático de direito com a prevalência do respeito aos direitos fundamentais.
Temos os poderes da República, o Executivo, o Legislativo e o Judiciário, todos independentes, autônomos e com o compromisso de respeitar e zelar pela observância do pacto maior, a Constituição Federal.
Sob o manto da Constituição Federal de 1988, prestes a completar seu 34º aniversário, passamos por eleições livres e periódicas, nas quais o debate político sobre os projetos para o país sempre foi democrático, cabendo a decisão final à soberania popular.
A lição de Goffredo está estampada em nossa Constituição “Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de seus representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição”.
Nossas eleições com o processo eletrônico de apuração têm servido de exemplo no mundo. Tivemos várias alternâncias de poder com respeito aos resultados das urnas e transição republicana de governo. As urnas eletrônicas revelaram-se seguras e confiáveis, assim como a Justiça Eleitoral.
Nossa democracia cresceu e amadureceu, mas muito ainda há de ser feito. Vivemos em país de profundas desigualdades sociais, com carências em serviços públicos essenciais, como saúde, educação, habitação e segurança pública. Temos muito a caminhar no desenvolvimento das nossas potencialidades econômicas de forma sustentável. O Estado apresenta-se ineficiente diante dos seus inúmeros desafios. Pleitos por maior respeito e igualdade de condições em matéria de raça, gênero e orientação sexual ainda estão longe de ser atendidos com a devida plenitude.
Nos próximos dias, em meio a estes desafios, teremos o início da campanha eleitoral para a renovação dos mandatos dos legislativos e executivos estaduais e federais. Neste momento, deveríamos ter o ápice da democracia com a disputa entre os vários projetos políticos visando convencer o eleitorado da melhor proposta para os rumos do país nos próximos anos.
Ao invés de uma festa cívica, estamos passando por momento de imenso perigo para a normalidade democrática, risco às instituições da República e insinuações de desacato ao resultado das eleições.
Ataques infundados e desacompanhados de provas questionam a lisura do processo eleitoral e o estado democrático de direito tão duramente conquistado pela sociedade brasileira. São intoleráveis as ameaças aos demais poderes e setores da sociedade civil e a incitação à violência e à ruptura da ordem constitucional.
Assistimos recentemente a desvarios autoritários que puseram em risco a secular democracia norte-americana. Lá as tentativas de desestabilizar a democracia e a confiança do povo na lisura das eleições não tiveram êxito, aqui também não terão.
Nossa consciência cívica é muito maior do que imaginam os adversários da democracia. Sabemos deixar ao lado divergências menores em prol de algo muito maior, a defesa da ordem democrática.
Imbuídos do espírito cívico que lastreou a Carta aos Brasileiros de 1977 e reunidos no mesmo território livre do Largo de São Francisco, independentemente da preferência eleitoral ou partidária de cada um, clamamos às brasileiras e brasileiros a ficarem alertas na defesa da democracia e do respeito ao resultado das eleições.
No Brasil atual não há mais espaço para retrocessos autoritários. Ditadura e tortura pertencem ao passado. A solução dos imensos desafios da sociedade brasileira passa necessariamente pelo respeito ao resultado das eleições.
Em vigília cívica contra as tentativas de rupturas, bradamos de forma uníssona:
Estado Democrático de Direito Sempre!!!!
Fonte: MP MT

‘Me arrependo’, diz Bolsonaro por ter autorizado depósitos de Queiroz

PGJ de Mato Grosso participa de Ato em SP na defesa da democracia

Filha presa por roubar R$ 720 mi da mãe é transferida para presídio

Petrobras reduz em R$ 0,22 o preço do diesel nas refinarias

11 de agosto – Dia do Magistrado e da Magistrada é celebrado no Judiciário mato-grossense
Policial


Autor de homicídio em Arenápolis é preso em flagrante pelo Polícia Civil
Um homem apontado como autor do homicídio ocorrido na noite de quarta-feira (27.07), no município de Arenápolis (258 km a...


Polícia Civil prende receptador e recupera caminhão roubado da Prefeitura de Colniza
Um caminhão roubado de funcionários da Prefeitura de Colniza (1.065 km a noroeste de Cuiabá), há aproximadamente um ano, foi...


Polícia Civil apreende arma de fogo e prende jovem em flagrante em Cáceres
Policiais civis, da 1ª Delegacia de Polícia do município de Cáceres (225 km a oeste de Cuiabá), apreenderam uma arma...
Política MT


CFAEO promove segunda audiência sobre o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias
Foto: JLSIQUEIRA / ALMT A Assembleia Legislativa de Mato Grosso realizou, na tarde desta quarta-feira (10), audiência pública para discutir...


Deputados aprovam suplementação de 30% no orçamento de 2022
Foto: JLSIQUEIRA / ALMT Em sessão ordinária nesta quarta-feira (10), os deputados estaduais de Mato Grosso aprovaram, em segunda votação,...


CCJR analisa 46 matérias em reunião ordinária
Foto: JLSIQUEIRA / ALMT A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa apreciou 46 matérias durante reunião...
Mato Grosso


PGJ de Mato Grosso participa de Ato em SP na defesa da democracia
O procurador-geral de Justiça em Mato Grosso, José Antônio Borges Pereira, participou nesta quinta-feira (11), em São Paulo, do ato...


11 de agosto – Dia do Magistrado e da Magistrada é celebrado no Judiciário mato-grossense
A data 11 de agosto tem um significado ímpar e relevante para o Judiciário estadual, como também em nível nacional,...


Magistratura e Sociedade: em entrevista Leonardo Boff afirma que lei não deve ser camisa de força
Já está no ar a 13ª edição do programa Magistratura e Sociedade, que desta vez tem como entrevistado o professor...
Nacional


Filha presa por roubar R$ 720 mi da mãe é transferida para presídio
Reprodução Redes Sociais – 10.08.2022 Obra de Tarsila do Amaral desviada por golpe de filha contra mãe no Rio Pouco...


Quaest: Rodrigo Garcia empata com Tarcísio no segundo lugar
Rodrigo Garcia (PSDB) assumiu o segundo lugar na disputa pelo governo de São Paulo, indica pesquisa Genial Quaest divulgada nesta...


Polícia Federal faz nova operação contra ‘Faraó dos Bitcoins’
Reprodução Faraó dos Bitcoins A Polícia Federal (PF) cumpriu nesta quinta-feira (11) mais um mandado de prisão contra o empresário...
Entretenimento


Lívia Andrade rouba cena com biquíni mini em praia na Florida: “Show de beleza!”
A apresentadora Lívia Andrade deixou a galera com inveja do solzão que está curtindo durante sua viagem à Florida, nos...


Gracyanne Barbosa prova que nunca perdeu gingado: “Tem que respeitar essa mulher!”
Gracyanne Barbosa deixou os internautas babando e espantou o calor esquentando o clima nas redes sociais durante esta quarta-feira (10)....


Geisy Arruda faz sucesso com maiô fio em praia na Europa: “do jeito que eu gosto!”
Geisy Arruda roubou a cena na praia durante sua viagem para Portugal e aproveitou a terça-feira (09), para curtir o...
Tecnologia


Xiaomi lança Redmi Note 9S no Brasil com bateria que dura dois dias
. arrow-options Reprodução Xiaomi lança Redmi Note 9S A Xiaomi anunciou o Redmi Note 9S no Brasil nesta segunda-feira (20)...


Netflix vai transformar game Resident Evil em série
arrow-options Reprodução Resident Evil vai se tornar série da Netflix A Netflix está desenvolvendo uma série baseada na franquia de...


Venda de licença do Windows 7 gera notificação à Via Varejo
arrow-options Unsplash/Tadas Sar Windows 7 teve atualizações descontinuadas O Procon-SP notificou, na última sexta-feira (31), a Via Varejo , empresa...
Mais Lidas
-
Mato Grosso6 dias atrás
Humanização: Centro de Atendimento às Vítimas inicia acolhimento de famílias no Fórum de Cuiabá
-
Entretenimento6 dias atrás
Lexa aposta em look ousado e ‘comissão’ fica à mostra: “A era dark da gata vem aí!”
-
Agro Veracidade6 dias atrás
FRANGO/CEPEA: Valor da carne sobe em julho; filé registra recorde
-
Política MT3 dias atrás
Semana na Assembleia tem audiências públicas e CST’s
-
Mato Grosso6 dias atrás
Gaeco Ambiental e Estado fazem operação após denúncia de “dia do fogo”
-
Mato Grosso6 dias atrás
Confira os plantonistas deste fim de semana
-
Mato Grosso6 dias atrás
Termina domingo prazo de inscrição para seleção na área de Fisioterapia em Apiacás
-
Economia6 dias atrás
Com alta da refeição, 65% dos trabalhadores já optam por marmita