Na Capital
Serviços de reordenamento do cabeamento aéreo da área Central segue dentro do prazo
Publicado em
17/10/2018 - 17:21por
admin
Com o cronograma de trabalho sendo cumprindo dentro do prazo estipulado no Termo de Compromisso assinado em agosto deste ano, os serviços de reordenamento do cabeamento aéreo da área Central da Capital estão em ritmo acelerado e os resultados já podem ser observados na Avenida Mato Grosso, onde iniciou-se a limpeza. Esses resultados foram apresentados em reunião, nesta segunda-feira (15), entre o corpo de gestores da Prefeitura de Cuiabá e a equipe da Energisa Mato Grosso junto com representantes das companhias de telecomunicações.
Na ocasião, as equipes dialogaram sobre os resultados e a forma com que as operadoras estão executando os serviços pelas vias – que compreende um quadrilátero formado, além da Mato Grosso, pelas Avenidas Ten. Cel. Duarte, Dom Bosco e as ruas Estevão de Mendonça, Joaquim Murtinho, 13 de Junho e Barão de Melgaço. Dessas, a primeira parte, como apresentado no encontro, está sendo executada na circunferência das vias da Mato Grosso – já finalizada -, Dom Bosco – onde as equipes já iniciarão a limpeza – e Estevão de Mendonça, passando pela Prainha. Após a execução da quadrilátero externo, as equipes passam para a parte interna da área: 13 de Junho, Joaquim Murtinho e Barão de Melgaço.
O secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, avaliou que as partes envolvidas têm desempenhado um bom trabalho, cumprindo com o acordado nos encontros anteriores. Ele ainda lembrou que o calendário de reunião mensal – com o prefeito e equipes administrativas – e quinzenal – com a equipe operacional e companhias – foi uma solicitação do chefe do Executivo, no intuito de realizar o acompanhamento, exposição dos pontos que precisam ser ajustados e, assim, juntos encontrar soluções eficientes nessas tratativas, facilitando a execução da ação dentro do tempo e com qualidade.
“Venho monitorando, juntamente com a Energisa, de perto a execução dos serviços pelas companhias e o processo está atendendo a expectativa que o prefeito traçou quando buscou a parceria. Com um plano de ação mais preciso e a união das operadoras, agora trabalhando em conjunto nos locais, temos alcançado melhores resultados. Hoje, o importante é não paramos com a efetivação do plano de trabalho, mesmo diante das dificuldades, pois isso coopera para entregarmos as benfeitorias à população até janeiro de 2019, como o prefeito espera. Os encontros continuam pelos próximos meses, para que possamos trocar essas ideias e estreitar a parceria ainda mais”, destacou Stopa.
Para o diretor-técnico Comercial da Energisa, Amaury Damiance, os encontros estão oportunizando uma troca muito enriquecedora a ambas as partes e isso pactua no aprendizado de todos. É uma ação única, como já foi expressado pelo nosso presidente Riberto José, no qual se ganha todos, mas principalmente, a população, que terá uma cidade mais limpa, embelezada, além de sustentável, preservando o meio ambiente. E seguindo isso, os debates trazem uma visão mais clara do processo e nos auxilia a entender o melhor caminho para efetivação dos serviços. Saímos daqui hoje, satisfeitos e com mais ideias a serem desenvolvidas nas próximas vias”, concluiu Amaury.
A próxima reunião ficou agenda para o dia 9 de novembro, às 14h, na sede da Energisa, com pauta de apresentação do antes e depois das avenidas e ruas que compõem o projeto, das quatro companhias.
Também participaram do encontro os secretários de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo; de Comunicação, Júnior Leite; de Ordem Pública, Leovaldo Sales; o ajunto de Governo e Relações Institucionais, Lincon Sardinha Costa; o procurador-geral do município, Luiz Antônio Possas; e representantes das companhias de telecomunicações Tim Brasil, OI, Vivo e NET.


Na Capital
Procon Cuiabá orienta consumidores na compra dos presentes para o Dia dos Pais
Published
2 horas atráson
11/08/2022 - 11:10By
Da Redação
Com a proximidade do Dia dos Pais, celebrado no próximo domingo (14), o Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon Cuiabá, orienta a população quanto aos cuidados na hora da compra dos presentes. Por ser uma das datas comemorativas que mais movimentam o comércio, uma das orientações é que as compras sejam feitas com antecedência.
O secretário-adjunto de Proteção e Defesa do Consumidor, Genilto Nogueira, recomenda todo cuidado e atenção por parte dos consumidores para que não sejam enganados e tenham complicações posteriores.
“Realizar a pesquisa de preços também é uma boa pedida, pois a maioria das empresas aproveitam a data para aumentar as vendas. Então, se procurar bem, é possível pagar bem mais barato pelo mesmo produto. Também é importante exigir a nota fiscal, pois em caso de necessidade de troca ou algum problema com o produto, ela é um item fundamental para garantir o direito do consumidor. Sem isso, fica mais complicada a negociação com o fornecedor”, esclarece o secretário-adjunto.
Em caso de compras feitas pela internet, Genilto lembra que o consumidor deve ficar atento quanto às condições de pagamento, valor do frete e prazos de entrega. São informações que devem ser bem esclarecidas e é dever do fornecedor cumpri-las. “Recomenda-se que o consumidor guarde todos os documentos que comprovem a compra, como extrato do pedido, print de telas em que constem esses dados, informações sobre a empresa, qual a política de atendimento ao cliente, quais são os canais de contato, verificar se a empresa efetua trocas etc. são atitudes simples que podem ajudar e evitar problemas futuros”, acrescentou.
O Código de Defesa do Consumidor estabelece um prazo de arrependimento no caso de compras online. O consumidor que compra um produto ou contrata um serviço pela internet tem direito a se arrepender da compra ou da contratação no prazo de 7 dias, contado a partir do recebimento do produto ou da assinatura do contrato. Pode formalizar o pedido de cancelamento pela mesma ferramenta que utilizou para a contratação, ou por qualquer outro meio disponibilizado, e solicitar a devolução da quantia eventualmente paga.
“A orientação é para que antes de procurar o Procon, em casos de problemas, o cidadão contate o gerente do local para tentar solucionar o caso de forma amigável. Se não conseguir, aí sim pode nos procurar registrando a denúncia que tomaremos as medidas cabíveis”, finalizou.
Serviço
Para facilitar o acesso aos serviços ofertados pelo Procon, ferramentas digitais foram disponibilizadas como o Whatsapp (65) 3641-6400, e-mail- [email protected] e o aplicativo “Procon Cuiabá”, disponível nas versões para Android ou IOS para tratativas de denúncias e reclamações.
Após o recebimento da demanda, inicia o atendimento mediante o contato com a empresa para tentar solucionar o problema do consumidor.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

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