Connect with us

Mulher

“Segundo Sol”: médicos alertam para consumo de álcool na gravidez

Publicado em

Na última semana, na quinta-feira (11) e na sexta-feira (12), a personagem Rosa, interpretada por Letícia Colin na novela “Segundo Sol”, chamou a atenção pelo consumo de álcool na gravidez. A jovem aparece ingerindo excessivas doses de  bebidas alcoólica
em um bar, mesmo estando grávida. 


Personagem de Letícia Colin em
Rede Globo/Reprodução

Personagem de Letícia Colin em “Segundo Sol” chama a atenção pelo consumo de álcool na gravidez e SPB se posiciona

Diante das cenas exibidas em “Segundo Sol”, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) encaminhou, na segunda-feira (15), um ofício ao diretor do Núcleo de Dramaturgia da Rede Globo, Silvio de Abreu, alertandos sobre o consumo de álcool na gravidez
e pedindo reparação por parte da emissora.

Assinado por Luciana Rodrigues da Silva, presidente da SBP, o documento pede que a própria novela ofereça ao público o devido esclarecimento sobre o consumo de neste período. A SBP ainda recomenda que a emissora oriente seus autores que, ao tratar temas relacionados à infância e à adolescência, é preciso responsabilidade de abordá-los de acordo com práticas saudáveis ou, se for o caso, sempre apontar caminhos para a superação de possíveis problemas.

Consumo de álcool na gestação na ficção e na realidade


Consumo de álcool na gravidez, prática adotada por Rosa na novela, pode trazer vários problemas ao bebê
Reprodução/TV Globo

Consumo de álcool na gravidez, prática adotada por Rosa na novela, pode trazer vários problemas ao bebê

De acordo com a SBP, mesmo sendo uma obra de ficção, cenas de embriaguez como a de Rosa podem confundir e influenciar a população, estimulando posturas impróprias, com graves consequências para a saúde e o bem-estar dos fetos e recém-nascidos.

“O consumo de álcool por mulheres gestantes é totalmente desaconselhado em qualquer fase da gestação e em qualquer quantidade de bebida. Estudos científicos comprovam que essa prática aumenta de modo considerável o risco de o bebê apresentar malformações congênitas
, ou seja, alterações faciais, atraso no crescimento, alterações em diferentes órgãos, sistemas e aparelhos, principalmente no sistema nervoso central e desordens de comportamento”, alerta o ofício.

Segundo os especialistas, esse conjunto de alterações recebe o nome de Síndrome Alcoólica Fetal
(SAF) e pode fazer com que as crianças atingidas tenham dificuldades na aprendizagem, de memória, na fala, na audição e a incapacidade de resolver problemas, dentre outros. Já quando adolescentes e adultos podem apresentar desordens psiquiátricas e resistência à seguir normas, inclusive legais.

“Os pediatras pedem, assim, que todos os veículos de comunicação, em especial a emissora responsável pela novela onde as cenas foram exibidas, ajudem a disseminar de forma correta as vantagens da abstinência ao álcool pelas mulheres gestantes ou que pretendem engravidar, o que trará inúmeros benefícios às futuras gerações”, finaliza a nota.

Antes de mostrar o consumo de álcool na gravidez
, a Globo já havia cometido um erro ao tratar de temas relacionados a gestação e infância em uma novela das 21h. Em março, a novela “O Outro Lado do Paraíso” retratou erroneamente a  prática da amamentação cruzada
e foi alvo de críticas da Abenfo-RJ (Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras do Estado do Rio de Janeiro).  

Comentários Facebook
Advertisement

Mulher

Sem força de vontade para malhar? Áudios podem servir de motivação

Published

on

By

Se você sente preguiça de ir malhar, não está sozinho. Muitos brasileiros sofrem desse problema na hora de praticar exercícios. Para tentar melhorar essa situação, uma boa ideia pode ser ouvir áudios motivacionais.

Leia mais: Eletroestimulação muscular ajuda a perder gordura e reduzir celulite; saiba mais

Ouvir áudios motivacionais durante o treino pode incentivar exercícios arrow-options
Divulgação

Ouvir áudios motivacionais durante o treino pode incentivar exercícios


Como funciona?

Os áudios motivacionais funcionam na mesma lógica dos ‘coachings’. Apenas com fones de ouvido, a pessoa ouvirá palavras de incentivo para inúmeras situações, o que a ajudará a ter mais vontade para alcançar seus objetivos.

São várias as categorias de áudios disponíveis: para dormir melhor, sobre o processo de perda de peso, self talk (ou conversa interior), recuperação de exercícios, motivação, incentivo para voltar a treinar, além dos exercícios guiados, que dão as coordenadas para fazer agachamentos e flexões, por exemplo. 

Esses áudios podem funcionar para diferentes desafios, como por exemplo, encarar o estresse depois de um dia ruim. Além disso, podem ser adaptados para treinos fáceis ou difíceis, para “não dar desculpas” e também para preservar a saúde mental.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo aplicativo da Freeletics, especializado em treinamento fitness, 66% dos brasileiros se sentiriam mais motivados caso escutassem áudios na atividade física.

O aplicativo oferece áudios específicos para cada ocasião, desenvolvidos com base em pesquisas científicas e trabalhados em conjunto com um algoritmo de inteligência artificial.

Leia mais: Antes e depois: mulher vence depressão e elimina mais de 80kg fazendo zumba

Corpo e mente

A partir do entendimento de que o bem-estar da mente é prioridade na vida, também surgiram os áudios direcionados às pessoas que querem meditar e relaxar , focando em construir uma ideia de saúde que englobe corpo e mente.

A ideia é ajudar as pessoas a criarem uma mentalidade equilibrada, voltada para objetivos . Os áudios auxiliam na execução de metas voltadas à saúde e ao universo fitness, com a reserva de poucos minutos diários para a escuta.

Alguns dos ensinamentos propagados nos áudios da Freeletics, por exemplo, são: estabelecimento de rotinas, como lidar com contratempos, gerenciamento do estresse, melhoramento do foco, recuperação e sono (já que 60% dos brasileiros relataram dificuldades para dormir).

Leia mais: Detox turbo ou 15 ovos por dia: detalhamos as dietas das famosas para o carnaval

Uma lição encontrada nos áudios voltados ao sono é o otimismo antes de dormir. Ele ajuda a refletir sobre o que aconteceu durante o dia, para voltar o pensamento na direção das coisas positivas e ajudar o ouvinte a ser mais grato e otimista. Assim, a tendência é encarar a noite com mais serenidade e calma. 

Comentários Facebook
Continue Reading

Policial

Política MT

Mato Grosso

Nacional

Entretenimento

Tecnologia

Mais Lidas