Connect with us

Saúde

Saiba o que é terror noturno e como você deve diferenciá-lo de pesadelo

Publicado em

Seu filho já apresentou episódios onde se contorce na cama durante o sono, grita e chora de maneira incontrolável? Pode ser que ele esteja sofrendo de terror noturno.

Leia também: O que é a dor de crescimento?


Terror noturno não é o mesmo que pesadelo; entenda a diferença
Thinkstock/Getty Images

Terror noturno não é o mesmo que pesadelo; entenda a diferença

O terror noturno
é uma parassonia, ou seja, um distúrbio do sono muito parecido com sonambulismo ou pesadelo, que acontece principalmente em crianças na idade entre 3 e 8 anos.

Os eventos de terror noturno acontecem principalmente devido à imaturidade do sistema nervoso central destas crianças
, que ainda não está pronto para realizar a transição entre o sono e o despertar corretamente.

Durante o episódio, as crianças podem começar a se contorcer na cama com a expressão facial de dor e de medo, sentar-se e levantar-se da cama, abrir os olhos e manter o olhar fixo, gritar, chorar muito e podem chegar a ter um comportamento agressivo. Uma curiosidade é que costumam não se lembrar de nada no dia seguinte.

Leia também: Saiba como começar a introdução alimentar de maneira correta para o seu bebê

Esses eventos citados podem durar até 15 minutos e costumam apavorar os pais que presenciam a situação. Na maior parte dos casos, os episódios de terror noturno tendem a sumir com o crescimento das crianças.

Terror noturno x pesadelos

Os dois eventos são muito parecidos, mas com algumas diferenças. A principal diferença entre eles é exatamente o período do sono em que ocorrem. Enquanto o terror noturno tem a característica de se manifestar no inicio do sono (nos primeiros 15 minutos a 2 horas do sono), os pesadelos tendem a ocorrer no período chamado REM do sono, mais comum no fim da madrugada.

Outra diferença entre eles está na lembrança do ocorrido. No caso do pesadelo, as crianças se lembram do ocorrido e algumas vezes até acordam durante o sono. Já no terror noturno, na maioria das vezes elas não se lembram de nada no dia seguinte e não acordam durante o evento.

Leia também: Quando devo levar meu filho ao pronto-socorro? Veja sintomas e casos urgentes

O que posso fazer para ajudar o meu filho?

Nas crianças, é muito rara a necessidade de administração de medicações para os casos de terror noturno. Algumas dicas importantes são:

–          Mantenha uma rotina de sono para evitar a privação de sono na

–          Evitar alimento gorduroso, cafés, laticínios e outros alimentos de difícil digestão à noite

–          Não se desespere no momento e não tente acordar a criança

–          Proteja escadas a janelas para evitar acidentes

–          Evite brincadeiras agitadas antes de dormir e tente fazer atividades relaxantes para combater o terror noturno
.

Comentários Facebook
Advertisement

Saúde

28 substâncias naturais com potencial no tratamento da Covid-19

Published

on

Substâncias naturais podem auxiliar o tratamento da Covid-19
Michelle Roberts – BBC News

Substâncias naturais podem auxiliar o tratamento da Covid-19

Em uma revisão recente publicada na revista científica Phytotherapy Research, pesquisadores chineses identificaram ativos naturais com potencial terapêutico contra o novo coronavírus. Esses produtos podem atuar contra a Covid-19  em diversas frentes, como para inibir a invasão e replicação do vírus, regular o equilíbrio imunológico ou reduzir fatores inflamatórios e suprimir a hiperimunidade.

Os compostos foram identificados pela revisão de estudos sobre o assunto cadastrados em bancos de dados como SCI, PubMed, Chinese National Knowledge Infrastructure (CNKI ), Clinical Trials Gov e o registro chinês de ensaios clínicos (ChiCTR), entre janeiro de 2020 e abril de 2022.

O Sars-CoV-2 se liga a receptores, como o ACE2, para invadir as células. Lá dentro, ele raqueia essa célula e passa a se replicar, até que uma hora essa célula é destruída devido ao excesso de vírus. Soltos no organismo, esses novos vírus invadem mais tecidos humanos e órgãos e continuam esse processo. Imediatamente, o corpo inicia um processo para destruir os vírus e as células infectadas.

Como resultado de tudo isso, a Covid-19 causa inflamação generalizada (a chamada tempestade de citocinas) e distúrbios sistêmicos, incluindo desconforto respiratório, hepatite e insuficiência renal.

Os resultados da revisão mostraram que compostos naturais com ação antioxidante como flavonóides, polifenóis, politerpenos, lactonas e esteróis podem potencializar o efeito de vacinas contra a Covid-19, por exemplo, ou agir como tratamento. Substâncias como a curcumina, encontrada no açafrão-da-terra; a rutina, presente na casca de frutas cítricas; a epigalocatequina galato (ECGC), abundante no chá verde; a nicotinamina, um membro da família da vitamina B3; o ácido clorogênico, encontrado no café; e outras como o honokiol, o kaempferol, a quercetina, a glicirrizina e a baicalina podem bloquear a entrada do SARS-CoV-2 nas células.

Já a miricetina, encontrada em chás de frutas como maçã e morango; a berberina, a indirrubina, a curcumina; o Beta-Sitosterol, principal fitosterol encontrado em frutas e vegetais; o ácido betulínico e a cordicepina inibem atividades envolvidas na replicação do RNA viral. A forsythosia, o dente-de-leão, e a parthenolida previnem a inflamação sistêmica e a disfunção orgânica associada à Covid-19.

Outras substâncias com potencial terapêutico contra a doença incluem: o ácido pseudopolar B (PAB), o éster fenetílico do ácido cafeico (CPEA); o resveratrol, encontrado no vinho; o ácido betulínico, a cordicepina e a glicirrizina.

No entanto, mais pesquisas são necessárias para avaliar o potencial clínico, assim como a segurança, e eficácia desses compostos naturais contra o novo coronavírus.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG SAÚDE

Comentários Facebook
Continue Reading

Policial

Política MT

Mato Grosso

Nacional

Entretenimento

Tecnologia

Mais Lidas