conecte-se conosco


Na Capital

Prevenção e conscientização são discutidas em evento do Outubro Rosa

Publicado

Vicente Aquino

A Prefeitura de Cuiabá realizou a primeira atividade em alusão ao movimento popular “Outubro Rosa”, nesta terça-feira (08). O evento aconteceu no auditório do Palácio Alencastro e contou com a participação de servidoras municipais e convidadas.

O Outubro Rosa tem como principal objetivo, conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção do câncer de mama, tipo de câncer que mais mata mulheres ao redor de todo mundo.

Uma palestra orientativa ministrada por duas jovens alunas do curso de Medicina da Universidade de Cuiabá abordou sobre as formas de prevenção, cuidados, sintomas, tratamento, entre outros. O câncer de mama é o segundo mais comum entre as mulheres, sendo responsável por aproximadamente 28% dos casos novos da doença. 

“Para nós, que somos alunas do curso de medicina e fazemos parte da Liga de Radiologia da Universidade de Cuiabá, é um prazer enorme estar aqui passando para essa grande número de mulheres informação sobre os principais exames para detecção do câncer. Então, hoje nós apresentamos basicamente qual a importância do diagnóstico precoce e o quanto ele pode imprescindível para a descoberta e o consequentemente o tratamento”, disse a estudante Marcela de Moura.

Leia mais:  Posse dos novos membros do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência acontece nesta quarta-feira (07)

De acordo com o MT Mama, no estado, os dados oficiais apontam 680 novos casos, sendo 220 em Cuiabá. Em homens, a doença atinge 1% do total.

“Nós temos visto alguns dados mais atualizados sobre o câncer de Mama e os fatores de risco, de prevenção e nada mais importante que a gente continuar com esse trabalho porque essas tem que ser permanente mesmo. Temos que falar mais do autoexame, da procura pelo médico pelo menos uma vez por ano, as mulheres acima dos 40 anos à fazer a mamografia e tendo alguma suspeita procurar o médico só assim será possível diagnosticar, mais de 60 % dos casos são detectado através do autoexame”, explicou a presidente da MT Mamma, Cleuza Dias Leite.

A “Associação MTmama, amigos do peito” é uma instituição ativa no estado de Mato Grosso há quase dez anos, que trouxe alguns relatos de mulheres que foram beneficiadas e conseguiram vencer a luta contra o câncer de mama.

Após a palestra, foi realizado um sorteio de ingressos para o show do cantor Almir Sater. A servidora da secretária de Gestão, Adriana Aleixo que foi diagnosticada e passou pelo tratamento aproveitou a oportunidade para dar seu depoimento e mais informação para as servidoras.

Leia mais:  Prefeitura realiza audiência pública para apresentação da LOA 2020

Comentários Facebook
publicidade

Na Capital

Secretaria Municipal de Saúde terá várias inaugurações nos próximos dias

Publicado

por

Nos próximos 25 dias pelo menos seis unidades de saúde serão entregues para a população de Cuiabá. A Unidade Básica de Saúde (UBS) Residencial Santa Terezinha/Itapajé será a primeira desta leva, com inauguração prevista ainda para esta semana. 

Em seguida será entregue o Centro de Saúde do Novo Terceiro, que está passando por uma reforma e ampliação, para oferecer mais conforto e mais qualidade nos serviços para os pacientes. Também serão entregues nos próximos dias a reforma e ampliação do PSF Despraiado e Centro de Saúde do Grande Terceiro.

Até o fim deste mês a UPA Verdão, uma das obras mais esperadas pela população também começará a funcionar, com uma capacidade de atendimento de cerca de 12 mil pessoas por mês, o que vai ajudar a desafogar as outras UPAs e Policlínicas. 

E para fechar este ciclo de inaugurações, até a metade do mês de novembro, o prefeito Emanuel Pinheiro entregará a última etapa do Hospital Municipal de Cuiabá – HMC, que passará a funcionar com 100% da sua capacidade, passando a atender também como Pronto Socorro. 

Leia mais:  Reunião Cuiabá 300 Anos reúne mais de 100 representantes de diferentes segmentos

Depois do HMC, a outra grande obra prevista para ser entregue, em abril de 2020, é a UPA Leblon. “Estamos focados nas inaugurações de unidades mais urgentes, mas a obra da UPA Leblon, apesar de estar andando mais lentamente, não está parada. Nesta segunda-feira (21/10) a Secretaria Municipal de Saúde recebeu um pedido de aditivo para esta obra, por parte da empresa responsável pela construção da unidade”, revelou o secretário Luiz Antonio Pôssas de Carvalho. De acordo com ele, o pedido já foi encaminhado para a Diretoria Espacial de Licitações e Contratos – DELC para a confecção do aditivo e posterior assinatura. 

“A saúde pública está melhorando. Ainda não chegamos ao que a população cuiabana merece, mas vamos chegar lá, se Deus quiser, até dezembro de 2020, no final desta gestão. Até lá teremos muitas novidades, vamos fazer a diferença na saúde pública. Muita coisa já foi feita. Melhoramos muito a questão da falta de medicamentos e insumos, tiramos todo mundo que estava amontoado nos corredores do Pronto Socorro, algo que não era visto há décadas naquela unidade. Depois que o HMC for entregue 100%, a Secretaria Municipal de Saúde se voltará completamente para a Atenção Básica. Estaremos preparando e implementando um novo modelo de saúde preventiva para a população. Até o fim deste mandato teremos pelo menos mais 20 unidades reformadas e ampliadas, com a parte odontológica em todas elas”, finalizou o secretário.

Leia mais:  Artesãos ganham espaço para expor no Mercado Municipal

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Nacional

Entretenimento

Tecnologia

Mais Lidas