Connect with us

Na Capital

Prefeito determina estudo para criação de novas vias de trafegabilidade

Publicado em

Modernizar a cidade e assegurar a melhoria na mobilidade urbana. Pensando dessa forma, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, visitou nesta segunda-feira (15) diversos pontos da cidade propícios a receberem obras estruturantes. Acompanhado de grande parte do secretariado municipal, Pinheiro avaliou a possibilidade de criação de acessos entre diferentes regiões da Capital e determinou a elaboração de um estudo para avaliar a viabilidade do projeto.

Como parte do planejamento de melhoria na infraestrutura viária desenvolvido pela Prefeitura de Cuiabá, a meta é criar novas rotas alternativas em diferentes regiões, desafogando o fluxo nas principais vias e facilitando a trafegabilidade de condutores e pedestres. Nesse sentido, a ideia do prefeito é aproveitar o período chuvoso – no qual o andamento físico dos trabalhos acaba sendo prejudicado – para trabalhar na parte técnica, de criação de projeto e levantamento do aporte financeiro.

Conforme os pontos visitados nesta segunda-feira, pelo menos sete novos percursos serão projetados, sendo eles: prolongamento da Avenida André Maggi, seguindo até o bairro Jardim Vitória; ligação da Avenida Monte Líbano com a Avenida Dr. Hélio Ribeiro (Parque das Águas); ligação da Avenida Monte Líbano com a Avenida Miguel Sutil (via Despraiado); ligação do Residencial Paiaguás com a Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251); rota de desvio na Avenida Beira Rio (Ponte Sérgio Mota); ligação entre a Avenida das Torres com a Dante Martins de Oliveira e ligação entre a Avenida Arquimedes Pereira Lima com a Avenida das Torres.

“Estamos projetando obras que irão se tronar realidade nas comemorações dos 300 anos da nossa querida Capital. São obras estruturantes e de grande impacto, que humanizarão o trânsito e melhorarão a vida de milhares de cuiabanos. Por isso, já determinei à minha equipe a elaboração de um estudo completo desses pontos, para que possamos colocar em prática esses projetos, que garantirão fluidez no trânsito”, comentou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Durante o trajeto, o chefe do Executivo cuiabano vistoriou também outras duas importantes estruturas que colaborarão com a mobilidade na região do Shopping Estação Cuiabá. A primeira delas foi o novo ponto de embarque e desembarque instalado na frente do novo centro comercial e já com a linha 109 em funcionamento. No segundo momento, o gestor esteve na Avenida Miguel Serror, onde uma equipe trabalha na edificação de drenagem e recuperação do pavimento.

“No bairro Santa Rosa vistoriei o importante trabalho que está sendo realizado, em virtude da edificação do novo shopping center. Determinei à minha equipe a criação de um grande plano de mobilidade urbana, para que possamos ter uma circulação de veículos e pessoas tranquila e segura. Também já incluímos o trajeto nas linhas de atendimento do transporte público, dando nossa contribuição para que os trabalhadores e também aqueles que irão desfrutar de um momento de lazer possam ter todas as opções de locomoção garantidas”, explicou Emanuel.

Também participaram das vistorias os secretários municipais de Obras Públicas, Vanderlúcio Rodrigues, de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo, de Ordem Pública, Leovaldo Sales, de Inovação e Comunicação, Júnior Leite. Além desses, o adjunto de Governo, Lincoln Sardinha, o superintendente do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU), Márcio Puga, e o vereador Luis Claudio também estiveram presentes.

Comentários Facebook
Advertisement

Na Capital

Assistência Social promove programação especial pelo Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua

Published

on

Em comemoração ao dia 19 de agosto, Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência realiza uma programação especial. Entre os dias 17 e 19 de agosto, o Centro de Referência Especializado à População em Situação de Rua (Centro Pop) terá atividades de mobilização popular e com a oferta de diversos serviços de cidadania para esse público.

O dia 19 de agosto foi escolhido para lembrar o acontecimento conhecido como ‘Massacre da Sé’. No ano de 2004, sete pessoas foram assassinadas e oito ficaram gravemente feridas enquanto dormiam na região da Praça da Sé, na capital paulista. Em Cuiabá, em 2014, também houve uma chacina, que culminou na morte de três adolescentes. 

Emissão de documentos, cortes de cabelo, palestras educativas, dinâmicas, oficinas, atendimentos psicossociais, são algumas das atividades a serem realizadas durante esses três dias. A ação começa nesta quarta-feira (17), a partir das 14h, na sede do Centro Pop, em Cuiabá.

Inaugurado no mês de maio desse ano, o Centro Pop oferece espaço para higiene pessoal; guarda de pertences; lavanderia; atendimento psicossocial; fortalecimento da autonomia, protagonismo e participação social dos usuários; regularização de documentos pessoais; acesso a vagas de acolhimento institucional; e o encaminhamento para outras políticas públicas, quando necessário.

No Centro Pop o atendimento é transversal, nas mais diferentes áreas de atuação. A capacidade de atendimento é de 80 (oitenta) pessoas/dia, no sistema ‘porta aberta’. A unidade é a responsável por realizar os encaminhamentos das pessoas às unidades de acolhimento do município, sendo mais uma ferramenta facilitadora dos serviços que já são executados pela Assistência Social.

O horário de funcionamento é das 07 às 19 horas, de segunda a sexta, no sistema porta aberta para o atendimento dos usuários. O Centro Pop está situado na Rua Comandante Costa, nº 397, bairro Centro Norte. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (65) 99238-7552.

PROGRAMAÇÃO

Quarta-feira (17) – Tarde, início às 14h:

✓ Acolhimento com música
✓ Dinâmica lúdica com jogos/Bingo
✓ Karaokê

 Quinta-feira – Tarde- Início às 14h:

✓ Conhecer para lutar/Roda de conversa sobre a vida nas ruas
✓ Oficina de cartazes em alusão ao dia nacional dciamp e luta da população em situação de rua
✓ Atração Cultural

 Sexta-feira – Manhã

✓ atividade do Movimento Nacional da População em Situação de Rua
✓ Acolhimento com música
✓ Café da manhã no Centro pop – 9h30
✓ Exposição de cartazes

Sexta-feira – Tarde

✓ Atividades do CIAMP 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Policial

Política MT

Mato Grosso

Nacional

Entretenimento

Tecnologia

Mais Lidas