conecte-se conosco


Na Capital

Praça da Saúde presta homenagem ao padre Firmo

Publicado


Davi Valle

Clique para ampliar

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Obras, revitalizou e entregou na manhã desta terça-feira (24), a ‘Praça da Saúde’, com destaque ao busto do saudoso Padre Firmo Duarte.

Para o Secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, que representou o prefeito em exercício, José Roberto Stopa, a cidade de Cuiabá, se confunde com a religiosidade. Ele destaca que padre Firmo além de cumprir seu papel religioso, que plantou a semente do bem, foi uma pessoa de grandes desafios. Como por exemplo, o primeiro desafio de ajudar na restauração da Catedral Metropolitana de Cuiabá e criação do “Vinde e Vede”.

“Este é um momento de grande emoção em poder homenagear este sacerdote que faz parte não apenas da história de Cuiabá, mas de Mato Grosso”, afirma. De acordo com o vereador, Mário Nadaf, autor da Lei Municipal nº 6.542, a praça a partir de agora será chamada “Praça da Saúde Padre Firmo”. Para ele,  essa homenagem retrata a importância do sacerdote para os cuiabanos.

“Não poderíamos deixar de fazer uma homenagem para este grande homem. O local que decidimos colocar o busto se resume onde padre Firmo dedicou anos de sua vida como sacerdote. O busto está olhando para o ginásio do colégio São Gonçalo, onde todas às quartas-feiras ocorriam missas que traziam inúmeros fiéis”, explica.

Segundo o Diretor Geral do Colégio Salesiano São Gonçalo, Padre Hermenegildo Conceição Silva, a história de padre Firmo  retrata um homem simples, bem-humorado e visionário. Na ‘famosa missa das quartas-feiras’ no ginásio do colégio, centenas de pessoas que professavam a fé por meio dos testemunhos de milagres, além de iniciar o maior evento dos católicos o “Vinde e Vede”.

“Neste dia festivo nos encontramos para celebrar a alegria de viver o espírito transmitidos a nós por São João Bosco, e a gratidão por fazermos parte da família salesiana em Cuiabá. Nossa gratidão a Deus por nos permitir conviver com padre Firmo e nossa gratidão a todos que fizeram para que essa homenagem fosse concretizada”, revela.

João Bosco de Almeida Duarte, sobrinho do sacerdote homenageado, conta como foi conviver com Firmo e lembra dos momentos que passou no colégio São Gonçalo e Dom Bosco em Campo Grande.

“Fico feliz em estar aqui e participar desta homenagem, principalmente, em uma praça que leva o nome de saúde. Eu como médico, sobrinho e irmão do padre Firmo, reforço a necessidade em se ter saúde física e espiritual. Sempre levarei em meus pensamentos diários e em meu coração este padre tão abençoado que tive a graça de conhecer”, finaliza.

 

Comentários Facebook
publicidade

Na Capital

Licitação é concluída e Parque de Exposição Sen. Jonas Pinheiro receberá mais de R$ 21,9 milhões em investimentos

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

O Parque de Exposições Senador Jonas Pinheiro vai receber mais de R$ 21,9 milhões em investimentos. O recurso, que é fruto de um convênio entre a Prefeitura de Cuiabá, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Caixa Econômica Federal (CEF), resultará em uma completa transformação do espaço. O processo licitatório para contratação da empresa que executará obra de requalificação foi concluída na última semana.

Conforme a publicação que circulou na Gazeta Municipal do dia 23 de novembro, o vencedor da concorrência pública nº 006/2021 foi o Consórcio RC-JW, formado pelas empresas RC Construções e JV Terraplenagem. De acordo com o edital, o contrato que será assinado entre o Município e o consórcio terá o prazo de execução de até 720 dias e fiscalização dos trabalhos fica a cargo da Secretaria de Obras Públicas.  

“A nossa gestão tem a qualidade de conseguir fazer articulações que resultam em grandes obras e benefícios para Cuiabá. No caso da requalificação do Parque de Exposições, contamos com o apoio do ex-senador e ex-ministro da Agricultura, Blairo Maggi. Com esse trabalho em parceria, conseguimos assegurar recursos do Orçamento Geral da União e a Prefeitura de Cuiabá também dará uma contrapartida”, explica o prefeito Emanuel Pinheiro.  

O projeto elaborado para o local prevê a mudança do Parque de Exposição para Centro de Eventos Sen. Jonas Pinheiro. A ideia é potencializar o uso da área, que já abriga durante todo o ano a realização de diversos eventos voltados para o setor do agronegócio, transformando-a em uma grande ferramenta dentro do trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Cuiabá, visando potencializar a economia da Capital.

O vice-prefeito José Roberto Stopa destaca que a requalificação do Parque de Exposições é mais uma ação que está dentro do conjunto de obras que a Prefeitura de Cuiabá planejou para a região. No início deste ano, foi entregue, por exemplo, o viaduto Murilo Domingos e, neste momento, está em andamento o recapeamento completo da Avenida Beira Rio, além da revitalização e ampliação do Mercado do Porto.

“Vamos construir o maior centro de eventos do Centro Oeste, transformando os mais de 140 mil metros quadrados em um espaço que vai potencializar encontros de negócios, sociais e culturais. Junto com ele, temos outras obras que valorizam a porta de entrada da nossa Capital. Estamos também trabalhando para muito em breve retomar a obra de reforma do Cais do Porto e a entrega da Orla do Porto II”, relata Stopa.  

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Nacional

Entretenimento

Tecnologia

Mais Lidas