conecte-se conosco


Na Capital

Por meio de vídeos, assistidos pelos Centros de Convivência participam da Olímpiada Integrada da Pessoa Idosa

Publicado


Os idosos assistidos pelos Centros de Convivência de Idosos- CCI’s mantidos pela Prefeitura de Cuiabá participaram da 2ª Olímpiada Integrada da Pessoa Idosa no decorrer da semana passada. A ação integra a programação estabelecida na Campanha “Junho Violeta” com atividades de sensibilização voltadas para importância do cuidado e no combate a qualquer tipo de violência com esse público.

Cumprindo as medidas  de biossegurança, cada CCI criou atividades voltadas para incentivo à prática de atividades físicas e lúdicas, tirando os idosos do sedentarismo. Por meio de vídeos explicativos e fácil entendimento, os técnicos demonstraram as formas corretas de cada exercício. “Para ficar ainda mais dinâmico, motivando os idosos a participarem, uma vez que a Olímpiada aconteceu de forma remota a fim de evitar a aglomeração de pessoas como forma de prevenção a propagação do Covid-19, foram montados desafios”, disse a coordenadora técnica de Proteção Especial da Secretaria de Assistência Social, Patrícia Arruda.

A coordenadora lembra que, na busca de ofertar saúde e segurança aos idosos, nesse momento de pandemia do coronavírus, desde março do ano passado, as atividades coletivas foram suspensas. No entanto, os idosos continuam recebendo assistência diária com a formação de grupos de wattsapp para manter o contato, com trocas de informações, orientações, renovação de receitas, agendamento de consultas médicas, dentre outras necessidades”, pontuou.

“É um momento diferente para eles, em que praticam esportes adaptados para a qualidade de vida. Muitos deles não tiveram a oportunidade de poder brincar e se divertir quando jovens, porque já trabalhavam, e agora vão poder aproveitar e voltar a serem crianças”, declarou a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.

O encerramento das olimpíadas acontece no final da manhã desta sexta-feira (18), quando haverá a entrega de brindes para os idosos melhores classificados.

ATENDIMENTO- Cada CCI estabeleceu um cronograma de trabalho, por meio de plantões entre as equipes para oferecer essa assistência à população da terceira idade. “Além dessas atividades via on line, quando necessário, e para atender àqueles idosos que não são adeptos as novas tecnologias, as equipes vão às residências dos assistidos para dar orientações e saber como estão os idosos nesse momento de pandemia”, disse a

Além das quatro unidades dos Centros de Convivência, os idosos assistidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) também estão recebendo a mesma forma de atendimento, ou via wattsapp ou por meio de contato telefônico.

As atividades coletivas e em grupos estão suspensas em cumprimento ao decreto municipal 7.849/2020 sancionado pelo prefeito Emanuel Pinheiro, no dia 20 de março.

Atualmente, cerca de 1.690 idosos estão cadastrados nas unidades. Cuiabá conta com quatro Centros de Convivência de Idosos, o Maria Ignês, na região do CPA, com 530 assistidos. Na região do Coxipó é o CCI João Guerreiro, com 465 idosos. Na região do Novo Horizonte, o CCI Aidee Pereira, com 120 e no Centyro, o CCI Padre Firmo, com 577 assistidos.

Comentários Facebook
publicidade

Na Capital

Empresa Cuiabana de Saúde Pública reitera pagamento regular às empresas prestadoras de serviços

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

Sobre a Operação Curare, a Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP) informa que:

– Não houve bloqueio nas contas bancárias das empresas envolvidas na operação Curare. 

– Da mesma forma, as empresas que prestam serviços à ECSP no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) e no Hospital São Benedito e que foram alvos da operação não estão impedidas de receber os valores devidos pelos serviços prestados.

– Os profissionais que prestam serviços nessas unidades podem continuar trabalhando normalmente, com a segurança de que seus empregadores receberão os pagamentos por parte da ECSP, que fará o repasse regular dos serviços comprovadamente prestados.

– Por sua vez, a população usuária desses hospitais também pode contar com a certeza de que os serviços não serão afetados.

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Nacional

Entretenimento

Tecnologia

Mais Lidas