conecte-se conosco


Policia Federal

Polícia Federal realiza extradição de uma pessoa condenada pelo crime de homicídio qualificado

Publicado


Belém/PA – Na última semana, a Polícia Federal realizou a extradição de uma pessoa condenada pelo crime de homicídio qualificado (art. 121, § 2° do Código Penal Brasileiro). A extradição foi solicitada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Pará – Comarca de Redenção/PA.

Vale ressaltar que a extradição é um ato de cooperação internacional que consiste na entrega de uma pessoa, investigada, processada ou condenada por um ou mais crimes, ao país que a reclama. A extradição pode ser solicitada tanto para fins de instrução de investigação ou processo penal a que responde a pessoa reclamada (extradição instrutória), quanto para cumprimento de pena já imposta (extradição executória) e exige decretação de prisão preventiva ou condenação definitiva de pena privativa de liberdade, devendo ser solicitada pelo Poder Judiciário.

Para fins de cumprimento dessa extradição, a representação da Interpol no Estado do Pará entrou em contato com a Vara Penal responsável, a fim de instruir o pedido de difusão internacional do mandado de prisão. Após os devidos procedimentos, a brasileira foi incluída na lista de Difusão Vermelha da Interpol, o que possibilitou que a polícia espanhola efetuasse a referida prisão em outubro de 2019, na cidade de Badajoz, na Espanha, local em que a brasileira estava residindo.

A extradição deveria ter ocorrido em janeiro de 2021, entretanto foi adiada em razão da pandemia e o consequente fechamento das fronteiras espanholas.

Os trabalhos foram coordenados pela Polícia Federal, com o apoio da Adidância na Espanha.

A Extradição ocorreu sem intercorrências.

Comunicação Social da Polícia Federal no Pará

Fone: 91 98586-5044
Email: [email protected]

Comentários Facebook
publicidade

Policia Federal

Força de Segurança composta pela Polícia Federal prende integrante de facção criminosa em Mato Grosso

Publicado


Cuiabá/MT – A Força-Tarefa de Segurança Pública (FTSP/MT), da qual a PF faz parte, prendeu na manhã desta quarta-feira (27/10) integrante de organização criminosa que atua na região do Araguaia no Estado de Mato Grosso. O homem figurava na lista dos mais procurados no Estado.

A ação ocorreu no momento em que policiais realizaram abordagem a ônibus que tinha como origem a cidade do Rio de Janeiro. Ao identificarem um passageiro com as características do foragido, os agentes realizaram conferência em seus pertences e perceberam que ele estava na posse dos documentos de seu irmão, além de trazer consigo mais de R$ 7,7 mil.

O preso é um dos investigados na Operação “HOT MONEY” (https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/noticias/2021/05/pf-combate-trafico-interestadual-de-drogas-no-vale-do-araguaia-em-mato-grosso) , deflagrada pela Polícia Federal, no município de Barra do Garças, em maio deste ano. Ele também figurava na Operação “FECHAMENTO”, realizada no mês de setembro pela Polícia Civil mato-grossense.

Há dois mandados de prisão preventiva abertos em seu desfavor, um expedido pela 7ª Vara Criminal de Cuiabá/MT (pelo crime de Organização Criminosa) e outro pela Vara Criminal de Aragarças/GO (por tráfico de drogas).

Além da Polícia Federal, a FTSP/MT é assim composta: Polícia Rodoviária Federal; Polícia Civil; Polícia Militar e o Sistema Prisional. Seu objetivo é realizar atuação conjunta e integrada no combate ao crime organizado em Mato Grosso.

Comunicação Social da Polícia Federal no Mato Grosso

Contato:  (65) 99284-8987
E-mail: [email protected]

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Nacional

Entretenimento

Tecnologia

Mais Lidas