Connect with us

Saúde

Pastor que ficou cego por 14 anos recupera a visão nos Estados Unidos: “Milagre”

Publicado em


O pastor Philip Dunn, que ficou cego por 14 anos, atribui a volta da visão a um
Divulgação

O pastor Philip Dunn, que ficou cego por 14 anos, atribui a volta da visão a um “milagre”

Um pastor da cidade de Charleston, na Virgínia do Leste, Estados Unidos, recuperou a visão após ficar cego durante 14 anos. Para o Reverendo Philip Dunn, de 61 anos, que sofria de catarata e degeneração macular, o caso se trata de um “milagre”.

Leia também: Homem com morte cerebral acorda após aparelhos serem desligados

“Eu sabia que um dia voltaria a enxergar. Não sabia quando, mas sabia”, diz o pastor. “Todo dia quando eu acordava eu pensava: ‘Talvez seja hoje que eu receba o meu milagre
‘”, relembra. Para o religioso, sua fé foi fundamental no processo de recuperação.

O reverendo começou a perder a visão há cerca de 14 anos, quando foi dianosticado com catarata após apresentar visão turva. Na época, os médicos disseram que a condição não seria um problema durante os próximos anos, mas o paciente começou a ter pontos cegos nos cantos dos olhos meses após a consulta.

Ao voltar aos especialistas, o pastor foi dianosticado com degenaração macular
, uma doença associada à idade que provoca a perda de visão por conta de danos à retina. A enfermidade não tem cura ou tratamento.

Com o passar do tempo, a condição do pastor foi piorando. Primeiro, ele foi obrigado a parar de dirigir, depois, não conseguia mais ler e ,eventualemente, ele ficou completamente cego
. Apesar da adversidade, Dunn não largou a profissão e passou a ouvir a versão em áudio da bíblia para preparar seus sermões.

O reverendo chegou a receber uma homenagem da central da igreja Assemblies of God por seu trabalho. “O que Deus me ensinou na escuridão, eu nunca poderia ter aprendido na luz”, disse o pastor no evento, que aconteceu em maio de 2018, meses antes de recuperar a visão.

Em agosto do ano passado, Dunn foi levado às pressas para um hospital por conta de uma forte dor de cabeça na região de se olho esquerdo. Os médicos determinaram que a cápsula de sua catarata havia se rompido e precisava ser removida com urgência.

Leia também: Mulher que acreditava estar “possuída” tinha  uma grave doença no cérebro

Após a cirurgia, o pastor utilizava um tapa-olho para proteger a região, mas sentiu sensibilidade à luz através do material. Ele conta que tirou a venda em casa, quando estava com a esposa na cozinha: “Ela me disse ‘Querido, o que você está vendo?’ e eu respondi ‘Eu vejo você’. Foi o primeiro rosto que eu enxerguei em mais de 14 anos”, celebrou o reverendo.

Após o resultado da primeira cirurgia, Dunn passou por um segundo procedimento bem sucedido no olho direito. Os médicos não conseguiram explicar como a remoção da catarata fez o paciente voltar a enxergar, uma vez que foi a degeneração macular que causou a perda de visão.

Após as cirurgias, o pastor conta que os momentos mais felizes foram poder ver as fotos do casamento da filha e enxergar o rosto dos netos pela primeira vez. Ele ainda voltou a tirar a carteira de motorista e fez uma viagem de carro pela Califórnia.

Após o que chama de milagre
, o pastor ainda não sabe por quanto tempo terá sua visão de volta, uma vez que ainda sofre de degeneração macular. Por isso, ele diz que passou a incentivar seus fiéis a “aproveitar as pequenas coisas da vida todos os dias”.

Comentários Facebook
Advertisement

Saúde

Explorando o Potencial Terapêutico do Método Pilates: Uma Abordagem Alternativa no Tratamento de Distúrbios Musculoesqueléticos

Published

on

Nos últimos anos, o Método Pilates emergiu como uma abordagem alternativa eficaz no tratamento de uma variedade de distúrbios musculoesqueléticos. Desenvolvido por Joseph Pilates no início do século XX, este sistema de exercícios visa fortalecer o corpo de maneira uniforme, melhorar a postura e promover o equilíbrio entre mente e corpo. Embora inicialmente tenha sido utilizado como uma forma de reabilitação para soldados feridos durante a Primeira Guerra Mundial, o Pilates ganhou popularidade mundial como uma forma de exercício e terapia preventiva.

Benefícios do Pilates no Tratamento de Distúrbios Musculoesqueléticos

  1. Fortalecimento Muscular: O Pilates enfatiza o fortalecimento dos músculos centrais do corpo, incluindo os músculos abdominais, lombares, glúteos e músculos ao redor da coluna vertebral. Esse fortalecimento ajuda a estabilizar e suportar as articulações, reduzindo assim a dor e melhorando a função.
  2. Melhoria da Postura: Muitos distúrbios musculoesqueléticos estão relacionados à postura inadequada. O Pilates concentra-se em alinhar adequadamente o corpo durante os exercícios, promovendo uma postura correta que pode reduzir a tensão muscular e prevenir lesões.
  3. Aumento da Flexibilidade: A prática regular de Pilates envolve exercícios de alongamento que ajudam a melhorar a flexibilidade muscular e articular. Isso pode ser especialmente benéfico para pessoas com distúrbios como a síndrome do túnel do carpo ou dores articulares.
  4. Aprimoramento da Consciência Corporal: O Pilates enfatiza a conexão mente-corpo, incentivando os praticantes a desenvolverem uma consciência profunda de seus movimentos e posturas. Isso pode ajudar na identificação e correção de padrões de movimento prejudiciais que contribuem para os distúrbios musculoesqueléticos.
  5. Redução do Estresse: A prática de Pilates incorpora técnicas de respiração e relaxamento, que podem ajudar a reduzir os níveis de estresse e tensão muscular, contribuindo para o alívio da dor e a melhoria do bem-estar geral.

Aplicações Clínicas do Pilates

O Método Pilates tem sido amplamente integrado em programas de reabilitação e tratamento de distúrbios musculoesqueléticos em uma variedade de configurações clínicas, incluindo fisioterapia, quiropraxia e medicina esportiva. Além disso, muitos profissionais de saúde, como fisioterapeutas e quiropráticos, têm se especializado em Pilates como uma forma complementar de terapia para seus pacientes.

Considerações Finais

O Método Pilates oferece uma abordagem holística e eficaz no tratamento de distúrbios musculoesqueléticos, proporcionando benefícios que vão além do simples fortalecimento muscular. Sua ênfase na correção postural, flexibilidade, consciência corporal e redução do estresse o torna uma opção atraente para aqueles que buscam tratamentos alternativos para suas condições. No entanto, é importante que os pacientes consultem profissionais de saúde qualificados antes de iniciar qualquer programa de exercícios, especialmente se estiverem lidando com condições médicas específicas.

Onde encontrar?

Uma excelente opção em Cuiabá é o Espaço Biofisio.

Em conversa com a fisioterapeuta Cristiane, a mesma relatou que ”É a realização de um sonho, um espaço para cuidar do corpo, alma e mente”,

A clínica de Cristiane oferece tratamento que vai além do físico, integrando corpo, mente e alma, e atende a todas as idades

Um local onde os pacientes se sentem em casa, que não tratam apenas a dor física, mas também a alma e o psicológico. Assim se pode definir o Espaço Biofisio, que foi reinaugurado em um espaço mais amplo na noite de quinta-feira (11.04), no bairro Jardim Tropical, em Cuiabá.

Clientes, amigos e políticos prestigiaram a inauguração. Capitaneado pela empresária e fisioterapeuta Cristiane Carrasco Coelho, o novo espaço traz o que há de mais moderno aos pacientes. Alguns deles, são parceiros há décadas, como Santina Comelli Ferreira, de 81 anos.

Há 20 anos ela trata com Cristiane, desde que passou por um câncer de mama, que resultou em linfedema nos membros superiores. Durante este tempo, elas estabeleceram laços de amizade.

“A Cristiane é uma pessoa maravilhosa, que quer realmente ajudar as pessoas. Ela fica uma hora certinha naquele negócio ali, que você cansa, mas ela não cansa. Ela ainda tem muito a conquistar porque ela merece e trabalha muito para isso”, disse Santina.

A profissional destacou que depois de tantos anos trabalhando a reabilitação de Santina, as duas se tornaram amigas. “Até hoje ela é minha cliente, mas não só ela, toda a família já passou comigo aqui”, destacou a profissional. Ela ainda acrescentou que esse trabalho personalizado é uma marca registrada da empresa. “É a realização de um sonho, um espaço para cuidar do corpo, alma e mente”, disse a proprietária.

Para dar qualidade ao atendimento a pacientes, a arquiteta Pollyane Aguinel foi responsável pelo projeto que teve o desafio de unir a acessibilidade, funcionalidade do espaço e a estética da clínica que oferece os serviços de fisioterapia, RPG, massagem, drenagem linfática, fisioterapia pélvica, ozonioterapia, medicina chinesa e pilates.

“Os equipamentos do pilates são muito grandes, e ao mesmo tempo a gente tem que pensar nessa logística do espaço, da circulação, também pensar na acessibilidade, que é muito importante nessa área, e esteticamente, então a gente tem que pensar num pacote que mistura garanta a funcionalidade do espaço”.

Quem ficou muito feliz com o resultado foi a fisioterapeuta Érica Gonçalves, que há quatro anos trabalha na Espaço Biofisio dentro dos 8 anos de experiência na área. Com foco em idosos, ela trabalha com pilates.

“A gente conseguiu realizar esse sonho de transformar a Biofisio numa clínica maior, com um ambiente mais confortável para os pacientes e os clientes. A clínica tem um foco muito grande em idosos e agora ficou muito mais confortável para eles”.

O presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho, prestigiou a inauguração do espaço e parabenizou o empreendedorismo de Cristiane e do esposo dela, Marco Aurélio, por acreditarem na cidade.

“Eu até já estou pensando em vir aqui para fazer um tratamento para as dores nas costas, vou vir aqui para ver se acaba com isso. Cuiabá merece investimentos como essa clínica belíssima, colocando aparelhos de última geração. É uma família que está de parabéns”.

Fonte: SAÚDE E BEM-ESTAR

Comentários Facebook
Continue Reading

Policial

Política MT

Mato Grosso

Nacional

Entretenimento

Tecnologia

Mais Lidas