Connect with us

Policial

Palestra alerta servidores sobre os riscos do câncer de mama e de próstata

Publicado em

Assessoria | PJC-MT

Aproximadamente 50 servidores da Polícia Judiciária Civil participaram da palestra sobre o câncer de mama e câncer de próstata, realizada na tarde desta quinta-feira (18.10) no auditório da Diretoria Geral, em Cuiabá.

O encontro inserido na campanha mundial “Outubro Rosa”, foi idealizado pela Coordenadoria de Gestão de Pessoas, por meio da Gerência de Aplicação, Desenvolvimento, Saúde e Segurança (Gadss), e ministrado pela médica oncologista e legista, Letícia Barbosa França.

Na apresentação, a palestrante convidada falou sobre os temas, importância da prevenção, mitos, causas, como prevenir, sinais e sintomas, entre outras dúvidas. De acordo com a médica, o câncer de mama é que mais mata mulheres que desenvolvem a doença. No entanto, 80% dos nódulos podem ser descobertos pela própria paciente.

“Infelizmente a realidade da nossa população é outra. Em dez anos de profissão na área oncológica e clinicando, já me deparei com mulheres idosas, as quais nunca fizeram um  exame de mamografia. Certa vez, diagnostiquei uma senhora com câncer de mama avançado, durante um mutirão social”, lembrou ela.

Como precaução, além dos exames de ultrassom e mamografia que devem serem feitos anualmente, a pessoa deve priorizar sua qualidade de vida com hábitos saudáveis, boa alimentação, exercício físico, evitar bebidas alcoólicas e o tabagismo.

Em seguida foi abordado o assunto “Novembro Azul” que traz a atenção para o câncer da próstata, considerado o mais frequente entre os homens, os quais devem procurar um médico urologista depois dos 50 anos de idade. Alguns dos tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte.

Participaram do encontro policiais civis de diferentes delegacias de Cuiabá e Várzea Grande, como Decon, Dea, Dhpp, Deletran, Derf, Dema, 1ª Delegacia de Polícia, 2ª Delegacia de Polícia, 3ª Delegacia de Polícia, Acadepol, Ouvidora, entre outros servidores lotados nos setores administrativos da Polícia Civil.

 

Comentários Facebook
Advertisement

Policial

Autor de homicídio em Arenápolis é preso em flagrante pelo Polícia Civil

Published

on

Um homem apontado como autor do homicídio ocorrido na noite de quarta-feira (27.07), no município de Arenápolis (258 km a médio norte de Cuiabá), foi preso em flagrante pela Polícia Civil, durante atendimento da ocorrência.

Os investigadores de Arenápolis foram informados sobre uma situação de tortura e de homicídio por meio de arma cortante, que vitimou a pessoa de José Augusto Rodrigues de Souza, 20 anos.

Imediatamente a equipe acompanhada do delegado Hugo Abdon de Araujo Lima, foram até o hospital onde a vítima havia dado entrada, porém não resistiu aos ferimentos e foi a óbito.

Em seguida, os policiais civis foram até o local dos fatos para obterem mais detalhes acerca do ocorrido. Durante entrevista com populares foi possivel qualificar o autor do homicídio, o qual foi localizado nas proximidades, sentado em frente de uma residência.

O suspeito foi levado até a Delegacia de Arenápolis, e no interrogatório assumiu o crime. Ele alegou que foi cercado por três indivíduos de uma facção rival, e passou a ser espancado com capacetes e uma mangueira, momento em que conseguiu sacar uma faca e golpeou a vítima.

Conforme o delegado Hugo Abdon de Araujo Lima, os indícios apontam que o homicídio decorreu da legítima defesa, pelo fato que os três homens na função de “disciplina” dariam um salve no suspeito.

Após a confecção dos autos, o preso será apresentado e colocado à disposição do Poder Judiciário.

Fonte: PJC MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Policial

Política MT

Mato Grosso

Nacional

Entretenimento

Tecnologia

Mais Lidas