conecte-se conosco


Saúde

Ômicron: 4 gráficos para compreender variante do coronavírus

Publicado


source

BBC News Brasil

Ômicron: 4 gráficos para entender variante do coronavírus
Reprodução: BBC News Brasil

Ômicron: 4 gráficos para entender variante do coronavírus

Países vêm tomando uma série de medidas para tentar barrar a disseminação de uma nova cepa do novo coronavírus. A Ômicron foi classificada como uma “variante de preocupação”. As primeiras evidências sugerem que ela oferece um risco elevado de reinfecção.

A variante foi detectada na África do Sul no início deste mês e relatada à Organização Mundial da Saúde (OMS) na última quarta-feira (24/11).

A Ômicron é responsável pela maioria das infecções encontradas na Província mais populosa da África do Sul, Gauteng, nas últimas duas semanas.O número de casos de “parece estar aumentando em quase todas as Províncias” do país, segundo a OMS.

Leia Também

Apesar disso, o ministro da Saúde da África do Sul diz que “não há absolutamente nenhuma necessidade de pânico”. Joe Phaahla ainda acrescentou que o país já esteve nesta posição antes, referindo-se à variante Beta, detectada na África do Sul em dezembro do ano passado.

A Ômicron também já foi detectada em outros países, enquanto nações fechando suas fronteiras para viajantes do sul da África para tentar barrar a entrada do vírus. Ao mesmo tempo, os programas de imunização estão acelerando a aplicação das doses de reforço na tentativa de prevenir casos graves e mortes.

Por sua vez, a China disse que distribuirá 1 bilhão de doses de imunizantes para países africanos para tentar aumentar os níveis de vacinação locais. A desigualdade entre países ricos e pobres na imunização contra o coronavírus tem sido bastante criticada e um ponto de preocupação entre especialistas.

Mas por que a Ômicron preocupa? Como ela é detectada?

Afinal, o que são essas variantes e quantas existem até agora?

A BBC News Brasil preparou os gráficos a seguir para ajudar a tirar essas e outras dúvidas. Confira.


1. Por que a Ômicron é preocupante?

Gráfico

BBC

2. O que distingue a nova variante

Gráfico

BBC

3. O que são variantes?

Gráfico

BBC

4. As variantes do coronavírus conhecidas até agora

Gráfico
Drop here!
Fonte: IG SAÚDE

Comentários Facebook
publicidade

Saúde

Covid-19: Saúde e Anvisa atualizam critérios para doadores de sangue

Publicado


source
Doação de sangue
Reprodução

Doação de sangue

O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária atualizaram os críterios para seleção de doadores de sangue com risco de infecção por Covid-19. 

Em nota divulgada nesta quarta-feira (26), a Anvisa informou que candidatos à doação com diagnóstico ou suspeita de Covid-19 e que apresentaram sintomas da doença serão considerados inaptos por 10 dias até a recuperação completa. 

Ainda que assintomáticas, as pessoas que apresentarem teste positivo não poderão realizar a doação de sangue por 10 dias após a data da coleta do exame.

Indivíduos que tiveram contato com com caso confirmado de Covid-19 durante o período de transmissibilidade da doença serão consideradas inaptas pelo período de 10 dias após contato com o infectado.

Leia Também

Leia Também

Em casos de pessoas que estão em isolamento voluntário ou por indicação médica pelo possível contato com a doença, deve-se esperar a conclusão do período de isolamento. Antes disso, os indivíduos não poderão realizar a doação.

Nesta nova atualização, o Ministério da Saúde e a Anvisa retiraram o critério de inaptidão para pessoas que tenham se deslocado ou que sejam procedentes de países com casos de Covid-19.


Fonte: IG SAÚDE

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Nacional

Entretenimento

Tecnologia

Mais Lidas