conecte-se conosco


Nacional

Novo serviço: saiba como reconhecer firma pela internet

Publicado


source
Cartórios permitem o reconhecimento de firma pela internet
Pixabay

Cartórios permitem o reconhecimento de firma pela internet

O Colégio Notarial do Brasil lançou no último dia 18 um serviço que promete facilitar a vida dos brasileiros. Agora, o reconhecimento de firma por autenticidade, antes feito só presencialmente, está disponível pela internet.

Para conseguir fazer o procedimento, é preciso ter firma aberta no cartório escolhido, e ter emitido assinatura digital – que não tem custo, no mesmo tabelionato.

Como é feito

Para realizar o reconhecimento de firma por autenticidade online, o cidadão deve escolher um Cartório de Notas na relação disponível em www.e-notariado.org.br, e as partes envolvidas devem assinar o documento original e enviá-lo à unidade pelo correio ou presencialmente.

Leia Também

Em seguida, o Tabelião agenda uma videoconferência para confirmar a identidade e capacidade civil do solicitante. Em seguida, o cidadão assina um termo de validação eletronicamente, e a firma autêntica do documento original é reconhecida.

O Cartório então disponibiliza o documento para retirada ou para que seja entregue ao destinatário.

Por enquanto, apenas o reconhecimento de firma por autenticidade, onde o cidadão vai presencialmente ao Cartório assinar o documento diante de um Tabelião pode ser feito virtualmente.

O reconhecimento por semelhança, feito nos Cartórios, onde a assinatura é confrontada com a depositada na ficha de firma armazenada no local permanece sendo feito apenas de forma física. Em 2022, o Colégio Notarial do Brasil planeja lançar uma nova modalidade, o reconhecimento de assinatura eletrônica.

Comentários Facebook
publicidade

Nacional

Anvisa afirma que diretores do órgão não foram intimados pela Polícia Federal

Publicado


source
Anvisa afirma que diretores não foram intimados pela Polícia Federal
Agência Brasil

Anvisa afirma que diretores não foram intimados pela Polícia Federal

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou uma nota na manhã desta terça-feira (30) que desmente uma informação divulgada pelo portal Metrópoles sobre uma possível operação da Polícia Federal no órgão brasileiro.

Segundo a entidade, “nenhum dos cinco Diretores da Anvisa, a saber Antonio Barra Torres, Meiruze de Souza Freitas, Rômison Rodrigues Mota, Cristiane Rose Jourdan Gomes e Alex Machado Campos, recebeu qualquer tipo de contato ou interpelação pela Polícia Federal”.

A Anvisa ressalta, ainda, que não procede a informação de que há a presença de policiais federais na sede do órgão para a realização de uma possível operação.


O esclarecimento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária vem de encontro às revelações do Metrópoles. De acordo com o portal, agentes de segurança investigam fraudes que envolvem a entrega de medicamentos de alto custo. A aquisição dos remédios teria sido feita com recursos públicos.

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Nacional

Entretenimento

Tecnologia

Mais Lidas