Connect with us

Agro Veracidade

Nota de esclarecimento: suspensão do CAR

Publicado em

Sustentabilidade

Nota de esclarecimento: suspensão do CAR

Cadastro Rural Ambiental (CAR) passará por reanálises em Mato Grosso


Marcos Guimarães

05/09/2018

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) vem a público esclarecer sobre a portaria do Governo de Mato Grosso número 708, que suspendeu de maneira cautelar, por sinais de inconsistências e/ou irregularidades, alguns Cadastros Ambientais Rurais (CAR) do Estado. 
 
A portaria, assinada pelo atual secretário de Estado de Meio Ambiente (Sema), André Luis Torres Baby, é reflexo da Operação Polygunum, deflagrada pela Polícia Judiciária Civil e que resultou na prisão de quatro pessoas, por supostas irregularidades no Cadastro Ambiental Rural (CAR). 
 
A Aprosoja esclarece que, segundo a portaria, os cadastros passarão por um reanálise da equipe da Coordenadoria de Cadastro Ambiental Rural (CCA/SRMA/Sema/MT). 
 
Ainda, de acordo com a portaria, a Sema terá 30 dias para avaliar os cadastros suspensos, contados a partir da publicação do documento (30/08/2018). Em caso de não conformidade, os produtores rurais terão 90 dias para responderem às pendências e/ou inconsistências encontradas. Caso esse prazo não seja cumprido, os agricultores poderão ser penalizados. 
 
É válido reforçar que a Aprosoja repudia, veementemente, qualquer atitude feita ilegalmente por quem quer que seja e relembra que os associados são orientados para que o CAR seja realizado dentro do prazo e da norma.
 
Com o CAR suspenso, os produtores rurais ficam prejudicados em diversas situações de seu cotidiano. A Aprosoja também pede celeridade à Sema no processo de reavaliação dos Cadastros Ambientais Rurais (CAR) e informa aos seus associados que tem feito o possível para que os mesmos não sejam prejudicados. 
 
A portaria completa, com as matrículas dos CARs suspenso podem ser consultadas aqui
 

Fonte: Ascom Aprosoja


Assessoria de Comunicação

Contatos: Telefone: 65 3644-4215

Email: [email protected]

Comentários Facebook
Advertisement

Agro Veracidade

BOI/CEPEA: Preço médio da carne bovina é o menor desde out/19

Published

on

Cepea, 11/08/2022 – O preço médio da carne bovina (carcaça casada), negociada no mercado atacadista da Grande São Paulo, está em R$ 20,20/kg na parcial de agosto (até o dia 9), conforme apontam dados do Cepa. Essa média é 2,13% inferior à de julho deste ano, 7,74% abaixo da de agosto/21 e, também, a menor, em termos reais, desde outubro de 2019, quando esteve em R$ 17,95/kg (os valores médios mensais foram deflacionados pelo IGP-DI). Segundo pesquisadores do Cepea, a oferta de animais para abate seguiu baixa ao longo deste ano e as exportações, aquecidas. Assim, o cenário de desvalorização da carne está atrelado ao baixo consumo da proteína bovina no mercado brasileiro, devido ao fragilizado poder de compra da população nacional, sobretudo em decorrência da elevada inflação. No acumulado deste ano (entre dezembro/21 e a parcial de agosto/22), a carcaça casada bovina registra desvalorização de 8,31%, em termos reais. Fonte: Cepea (www.cepea.esalq.usp.br)

Fonte: CEPEA

Comentários Facebook
Continue Reading

Policial

Política MT

Mato Grosso

Nacional

Entretenimento

Tecnologia

Mais Lidas