Política Nacional
Moro diz que divulgará na sexta-feira valores recebidos de consultoria
Publicado
26/01/2022 - 21:50

Em reação aos questionamentos de seus oponentes e até do Tribunal de Contas da União (TCU), o ex-ministro e pré-candidato à presidência Sergio Moro anunciou que vai divulgar na próxima sexta-feira os valores recebidos por ele pelos serviços prestados à consultoria americana Alvarez & Marsal, onde atuou após deixar o Ministério da Justiça.
De acordo com aliados, o objetivo de Moro é tentar enterrar o assunto antes que ele ganhe mais força e rebater as suspeitas levantadas a respeito da sua atuação na iniciativa privada.
Segundo pessoas próximas, Moro ficou extremamente incomodado com a decisão do TCU de abrir um processo para investigar suas relações profissionais, o que considera abusiva, e sobretudo com a ameaça de parlamentares do PT de colher assinaturas para abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre o assunto.
Moro relatou a pessoas próximas que não quer aparentar que age a reboque da pressão. Agora, ele avaliou que o momento é mais oportuno porque a criação de uma possível CPI arrefeceu. Ainda assim, ele tem buscado reforçar que discorda da postura adotada pelo TCU.
“Não estou cedendo ao TCU, o TCU está abusando, mas eu quero ser transparente com você, com a população brasileira, como toda pessoa pública deve ser”, disse Moro, em vídeo divulgado nas suas redes sociais nesta quarta-feira.
Ontem, o procurador do Ministério Público junto ao TCU, Lucas Rocha Furtado, propôs que o órgão obtenha informações junto ao Banco Central e ao Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) a respeito dos honorários recebidos pelo ex-ministro. O objetivo seria verificar se houve ou não conflito de interesses no caso.
A Alvarez & Marsal administra o processo de recuperação judicial da Odebrecht, alvo da Operação Lava Jato, na qual Moro participou como magistrado. Documentos do processo mostram que o escritório no Brasil recebeu R$ 65 milhões de empresas investigadas na operação. O escritório diz que o ex-juiz não atuava em processos envolvendo essas empresas, mas o procurador argumenta que ele pode ter se beneficiado de recebimentos indiretos.
Leia Também
Pessoas que aconselham Moro na área jurídica consideram que a ação do TCU não tem fundamento porque quem nomeia o administrador da recuperação judicial é o juiz responsável, a quem também cabe acompanhar e fiscalizar os serviços.
No campo político, aliados querem explorar o momento para que Moro possa se posicionar melhor sobre a o caso e ganhar visibilidade em cima disso. O deputado Bozzella (PSL-SP) diz que Moro é alvo de uma “perseguição” de parte da classe política por sua atuação como juiz federal e por apresentar uma possível ameaça aos adversários na eleição de 2022, conforme mostram pesquisas de intenção de voto, nas quais ele tem aparecido em terceiro lugar.
O parlamentar acredita que a manifestação do ex-ministro sobre a questão pode ser até positiva para ele como forma de diferenciá-lo de seus adversários.
— Como ele não tem nada para esconder, dá ainda mais força e mais condições de ele provar o que diz e mostrar quem é — afirmou Bozzella — O homem público tem que estar preparado para qualquer tipo de ataque. Então é até bom. Se continuar esse tipo de patrulhamento, dá a oportunidade de ele se expor ainda mais para a sociedade de uma forma diferente, sem prejuízo para a sua imagem.
O senador Alvaro Dias (Podemos-PR), disse que a questão dos valores recebidos por Moro e sua origem são “indiferentes”. De acordo com Dias, Moro está “seguro da lisura dos seus procedimentos”.
Outro aliado de Moro, o senador Marcos do Val (Podemos-ES) concorda que o pré-candidato deve se manifestar logo para prestar todos os esclarecimentos e evitar qualquer ruído:
— Acho positivo. Quando entramos na vida pública, tudo da nossa vida passa a ser público. E ele não precisava esperar mais à frente porque esse assunto pode render mais, então tem que matar logo na fonte. O Moro é um cara muito sério, os ataques já eram previstos. Eu faria o mesmo que ele.


Política Nacional
PSDB tenta montar estratégia para possível ofensiva judicial de Doria
Publicado
21/05/2022 - 08:35

Embora a direção nacional do PSDB ainda não esteja totalmente convicta de que o ex-governador de São Paulo João Doria vai recorrer à Justiça para ser candidato a presidente , o partido escalou o deputado federal Carlos Sampaio (SP), que é ex-promotor de Justiça e foi aliado de Doria nas prévias, para elaborar uma linha de argumentação jurídica caso a Justiça Eleitoral seja acionada pelo paulista.
Sampaio tem dito internamente que a convenção nacional da sigla, normalmente organizada entre julho e agosto, tem autonomia para apoiar uma aliança com os partidos da terceira via , independentemente do resultado das prévias.
O entendimento pressupõe que o acordo entre PSDB, MDB e Cidadania está acima das prévias presidenciais, cuja eleição interna foi vencida por Doria em dezembro . A defesa do ex-governador diverge e se vale de um artigo do estatuto tucano segundo o qual o vencedor das prévias deve ter a candidatura homologada pela convenção. Mesmo com as estratégias jurídicas em construção, os dois lados entendem que perderiam com a judicialização e passaram a adotar cautela ao tratar do tema.
Sampaio se distanciou de Doria recentemente e está empenhado na reeleição do governador de São Paulo, Rodrigo Garcia , cujo entorno avalia que a rejeição do antecessor nas pesquisas de opinião pode prejudicá-lo. Em reunião da executiva do partido em Brasília na última terça-feira, o deputado federal contestou a narrativa jurídica de Doria numa carta assinada junto com seu advogado — o texto cobrava respeito as prévias e foi lido como uma ameaça ao partido.
O documento elevou a pressão para que Doria retirasse sua candidatura, e lideranças pediram sua presença na sede do PSDB. Sob risco de ficar em desvantagem, Doria cobra um encontro equilibrado, com “paridade de armas”, e nomes escolhidos pelos dois lados.
Essa reunião deve acontecer em São Paulo na segunda-feira, quando devem comparecer também o presidente do PSDB, Bruno Araújo, e os líderes da bancada na Câmara, Adolfo Viana (BA), e do Senado, Izalci Lucas (DF). Na ocasião, deve ser apresentada ao paulista a pesquisa do professor Paulo Guimarães, do instituto que leva seu nome. A campanha de Doria tem reclamado que os líderes da terceira via escolheram a senadora Simone Tebet (MDB-MS) sem que antes o paulista tenha sido informado dos resultados do levantamento.
Nos últimos dias, cresceu uma articulação entre integrantes da sigla em São Paulo na tentativa de evitar a via judicial. Aliados do governador Rodrigo Garcia têm dito nos bastidores que o discurso de Doria se dizendo como vítima de um “golpe” não faz sentido. Eles sustentam que o paulista já havia sido alertado de que o pacto da terceira via com MDB e Cidadania poderia deixá-lo de fora da cabeça de chapa. O ex-governador, dizem eles, inclusive participou das negociações para a discussão de um nome. Para refutar a tese do ex-governador, o partido compilou uma série de frases de entrevistas na quais Doria dizia ser favorável a um acordo da terceira via.
Garcia distante
Embora tenha se descolado de Doria e não faça agendas públicas junto com ele, Garcia tem evitado tratar sobre a briga que envolve o antecessor e o PSDB. Ainda assim, quando foi provocado, nesta semana, a tratar sobre a possibilidade de Doria ir à Justiça para ser candidato, ele se opôs a ideia: “Quando a política precisa ir ao Judiciário, não é a política”, afirmou o governador.
Diante do isolamento, o espaço de Doria na terceira via tem se estreitado, e uma das opções seria o posto de vice de Tebet. No entanto, ele resiste a essa hipótese. Aliados afirmam que o paulista tem mais currículo que a senadora por ter sido prefeito e governador de São Paulo, além de ter legados com a vacina Coronavac durante a pandemia de Covid-19, um contraponto ao governo do presidente Jair Bolsonaro.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 53 milhões neste sábado (21)

Polícia Civil participa de seminário acadêmico realizado na Unemat de Barra do Bugres

Zé Neto se explica discurso contra Anitta: ‘Nunca foi minha intenção’

Investigador ministra palestra sobre malefícios das drogas para alunos do Bombeiros do Futuro

Polícia Civil realiza palestras para professores e comunidade escolar de Lucas do Rio Verde
Policial


Polícia Civil participa de seminário acadêmico realizado na Unemat de Barra do Bugres
A Polícia Civil de Barra do Bugres, região médio norte do Estado, foi organizadora junto com a Universidade de Mato...


Investigador ministra palestra sobre malefícios das drogas para alunos do Bombeiros do Futuro
Sessenta crianças que participam do projeto Bombeiros do Futuro, desenvolvido pela Corpo de Bombeiros Militar, participaram de palestra ministrada pela...


Polícia Civil realiza palestras para professores e comunidade escolar de Lucas do Rio Verde
A Polícia Civil do município de Lucas do Rio Verde, região norte do Estado, participou na quinta-feira (19.05), das ações...
Política MT


Deputado João Batista entrega resfriador de leite para assentamento de Campo Verde
Foto: LUCIENE LINS Os produtores rurais do assentamento 14 de Agosto, localizado no município de Campo Verde, foram beneficiados com...


Condenados por maus-tratos contra animais podem ser proibidos de novas adoções
Foto: PEDRO LUIS VELASCO DE BARROS A prática de maus-tratos a animais domésticos, silvestres, nativos ou exóticos no Brasil é...


Barranco pede informações sobre multas irregulares realizadas pela Sema
Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT O deputado estadual Valdir Barranco (PT) apresentou um requerimento à Assembleia Legislativa de Mato Grosso...
Mato Grosso


Governo investe na construção de Centro Logístico de Abastecimento e Distribuição
O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), já investiu R$ 2,5 milhões na construção...


Governo de MT investe R$ 280 milhões e entrega 600 novos ônibus escolares
Na quinta-feira (19.05), o governador Mauro Mendes entregou dois ônibus para o município de Carlinda (756 km de Cuiabá), que...


“Sonho de 40 anos realizado: asfalto vai interligar a população ao desenvolvimento e progresso” afirma prefeita
Os municípios de Aripuanã, Colniza e Juruena vão receber um investimento de R$ 22,4 milhões do Governo de Mato Grosso....
Nacional


Até quando vai o frio? Temperaturas aliviam no Sudeste e Centro-Oeste
Marcelo Camargo/Agência Brasil – 18/05/2022 Distrito Federal teve, na última quinta-feira, o dia mais frio da história A passagem do...


Virada Cultural 2022 traz protagonismo da periferia aos palcos
Divulgação Entre as atrações, estão Luísa Sonza, Ludmilla, Kevinho, Glória Groove, Karol Conká, Pitty, Vitão, Pocah, BK, Rael, Black Alien,...


São Paulo já atendeu mais de 6 mil pessoas em situação de rua
Fernando Frazão/Agência Brasil – 29.07.2021 População vulnerável em situação de rua durante período de frio intenso A Prefeitura de São...
Entretenimento


Zé Neto se explica discurso contra Anitta: ‘Nunca foi minha intenção’
Reprodução/Instagram Zé Neto explica discurso contra Anitta Na manhã deste sábado (21), o cantor Zé Neto, da dupla com Cristiano,...


Solteira, Luísa Sonza revela intimidade para seguidores: ‘Tesão de 3’
Paula Teodoro Luíza Sonza fez a declaração nesta sexta-feira (20) Em meio a uma rotina atribulada de shows, Luísa Sonza...


Sertanejo Munhoz anuncia fim de namoro com engenheira: ‘Infelizmente’
Reprodução/Instagram Munhoz e Alana Neto eram namorados desde 2020 Nesta sexta-feira (20), o cantor sertanejo Munhoz, da dupla Munhoz e...
Tecnologia


Xiaomi lança Redmi Note 9S no Brasil com bateria que dura dois dias
. arrow-options Reprodução Xiaomi lança Redmi Note 9S A Xiaomi anunciou o Redmi Note 9S no Brasil nesta segunda-feira (20)...


Netflix vai transformar game Resident Evil em série
arrow-options Reprodução Resident Evil vai se tornar série da Netflix A Netflix está desenvolvendo uma série baseada na franquia de...


Venda de licença do Windows 7 gera notificação à Via Varejo
arrow-options Unsplash/Tadas Sar Windows 7 teve atualizações descontinuadas O Procon-SP notificou, na última sexta-feira (31), a Via Varejo , empresa...
Mais Lidas
-
Saúde16/05/2022 - 12:35
5 substituições para uma alimentação saudável nos dias frios
-
Economia14/05/2022 - 13:50
Índia anuncia proibição das exportações de trigo
-
Economia14/05/2022 - 19:35
Mega-Sena paga R$ 35 milhões neste sábado; veja os números sorteados
-
Política MT16/05/2022 - 16:05
Deputado Barranco visita Assentamentos Coqueiral e Bonanza em Nobres
-
Política MT16/05/2022 - 17:36
Deputado João Batista é homenageado com título de cidadão várzea-grandense
-
Política MT16/05/2022 - 16:20
A pedido da CPI da Energisa, ALMT entra com representação no TCU para reverter aumento da energia
-
Política MT17/05/2022 - 10:50
Elizeu Nascimento realiza audiência pública em Tangará da Serra
-
Na Capital14/05/2022 - 14:20
Sugestão de pauta: Festival de Cultura ocorre neste sábado (14) na Praça da Mandioca