Connect with us

Política MT

Max Russi e prefeita cobram repasses para hospitais de São Félix do Araguaia e Barra do Garças

Publicado em

Prefeita Janailza reforçou a importância da liberação do aporte

Foto: JOSÉ MARQUES

O primeiro secretário da Assembleia Legislativa, o deputado Max Russi, e a prefeita  de São Félix do Araguaia, Janailza Tavares, se reuniram nessa terça-feira (12) com o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo. Dentre as pautas, a busca de informações referentes aos repasses do governo do estado,  relacionados a procedimentos de media e alta complexidade, tanto para o hospital do município, quanto o de Barra do Garças, interrompidos desde o ano passado. Figueiredo explicou que aguarda a liberação de recursos da Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT).

De acordo com a prefeita Janailza,  em termos de valores, só para o Hospital de São Félix do Araguaia são R$ 250 mil que deixaram de ser repassados mensalmente, desde janeiro de 2019.

"Estamos aqui para buscar uma resposta, junto ao secretário, para que esse problema seja logo solucionado. Estaremos acompanhando", justificou a prefeita.

Em relação a Barra do Garças, conforme a secretária municipal de Saúde, Clenia Monteiro Silva, o município deixou de contar com mais de R$ 400 mil em recursos estaduais destinados ao pronto socorro, isso desde outubro passado.

Segundo a secretária, lá são atendidos 8 municípios, que estão pactuados . Só para se ter uma idéia, em  2018 a unidade registrou 13.822 internações, 2571 cirurgias, 50.989 exames laboratoriais, 6014 raios x, 1440 partos, 2520 ultrasonografias e 1532 eletrocardiogramas. "Estamos trabalhando apenas com recursos próprios, para realizarmos todos os atendimentos necessários", destacou.

Para o deputado Max Russi, ambos os hospitais são de extrema importância para a região,que compreende o Araguaia. Ele afirma que está acompanhando e reforçando as cobranças, junto a  Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT). "Estamos otimistas e esperamos que esses repasses logo sejam retomados. Vou acompanhar tudo e reforçar essa necessidade para a Saúde de nosso estado, pois a nossa população é quem mais precisa", assegurou.  

Comentários Facebook
Advertisement

Política MT

Personalidades recebem honrarias e títulos de cidadão mato-grossense na ALMT

Published

on

A busca por oportunidades conduziu a Mato Grosso muitos dos cidadãos presentes na sessão especial realizada na noite de terça-feira (16), na sede do Parlamento estadual. Requerida pelo deputado Elizeu Nascimento (PL), a solenidade foi destinada à entrega de comendas, moções de aplausos e títulos de cidadão mato-grossense a pessoas que têm desenvolvido trabalhos relevantes para o estado.

A coronel PM Grasielle Bugalho chegou a Tangará da Serra (MT) em 1994, aos 15 anos. Aprovada no concurso público da Polícia Militar em 1997, ela concluiu o Curso de Formação de Oficiais no ano 2000. Atualmente, Grasielle responde pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) e recebeu, na sessão especial, o título de cidadã mato-grossense e a comenda Dante de Oliveira.

“Me sinto emocionada pela outorga do título de cidadã deste estado onde cresci e me tornei tudo o que sou. Quero destacar o recebimento da comenda, destinada a quem exerce atuação em defesa da democracia e da cidadania. A campanha das “Diretas Já” está fazendo 40 anos e sempre é bom falar de democracia e enaltecê-la”, disse a coronel. 

Em fala na tribuna, ela destacou o trabalho de colaboração entre Governo do Estado e Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) em prol de programas sociais para garantir cidadania, gerar renda e reduzir desigualdades. 

Para a professora Suzana Luz, agraciada com o título de cidadã mato-grossense, a homenagem serviu para resgatar memórias e repassar toda uma trajetória de superação. “Morávamos no Paraná e se ouvia falar do crescimento e das oportunidades que Mato Grosso oferecia. Eu era adolescente e fiquei animada quando minha mãe disse que por aqui havia universidade pública e bons empregos. Chegamos em 1985 e logo começamos a trabalhar. Aos poucos, nos integramos à cidade e decidimos ficar”, explicou a professora de Redação.

O deputado estadual Elizeu Nascimento enfatizou a diversidade da sessão especial, na qual foram homenageadas pessoas de diferentes categorias e classes sociais. “Essas sessões e as honrarias não devem ficar restritas às autoridades. Por isso, incluímos pequenos empresários, comerciantes, donas de casa, pastores, médicos, policiais de várias patentes. O estado é feito com a dedicação de todos”, disse Elizeu.

Ao longo da sessão, foram entregues as comendas Filinto Müller, Dante de Oliveira e Pastor Sebastião Rodrigues. O título de cidadão mato-grossense foi outorgado a 37 pessoas. O parlamentar também utilizou a ocasião para conceder moções de aplausos para servidores da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso (Ager-MT), membros da Igreja Voz da Verdade e policiais da Força Tática de Tangará da Serra que apreenderam, em março deste ano, 460 quilos de pasta base de cocaína na zona rural de Sapezal.

De acordo com o tenente-coronel Osmário Cícero de Oliveira Júnior, comandante da Força Tática de Tangará da Serra, a moção de aplausos é “uma forma de valorizar os oficiais que dedicam suas vidas a servir e defender, ajudando o Governo de Mato Grosso na luta contra as organizações criminosas”.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: [email protected]


Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Policial

Política MT

Mato Grosso

Nacional

Entretenimento

Tecnologia

Mais Lidas