Connect with us

Na Capital

Maratona criativa seleciona projeto para construção de praça no Bom Clima

Publicado em

A Prefeitura de Cuiabá e a construtora Vanguard Home estão promovendo a primeira edição da maratona criativa de 24 horas. Denominada “Hack The City Bom Clima”, o evento, direcionado a estudantes e profissionais de engenharia e arquitetura, resultará na criação de um projeto para a construção da praça no bairro Jardim Bom Clima, situado na região Norte da Capital. A maratona acontecerá no dia 03 de novembro, a partir das 10h, na Central de Apartamentos Decorados da Vanguard Home.

A ideia da parceria entre o poder público e a empresa privada é conseguir envolver o máximo de profissionais e moradores da localidade, que compartilhem o mesmo desejo de transformar a cidade em um lugar melhor para todos. Para isso, além de possibilitar a participação direta do cidadão na edificação do importante espaço de lazer, o evento premiará o projeto vencedor com a quantia de R$ 5.100. Àqueles que desejam participar podem realizar as inscrições até o próximo dia 22 de outubro pelo seguinte endereço eletrônico: bit.ly/bomclima.

“A Prefeitura já adota esse modelo de construção de parcerias com a iniciativa privada em vários projetos desenvolvidos ao longo da cidade. É uma alternativa que tem dado certo e vimos essa possibilidade de fechar essa união com a construtora. Entendemos que a criação de uma cidade melhor para se viver depende do envolvimento de todos. Por isso, conversamos e optamos por dar início nessa medida que coloca o cidadão dentro desse processo”, comenta o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Juares Samaniego.

Poderão participar equipes de até três pessoas, compostas por arquitetos e engenheiros, que terão que desenvolver um projeto arquitetônico e paisagístico, que contemple: calçadas, meio-fio, estacionamento, espaço para estacionamento de food truck – com área de apoio de mesas e cadeiras, espaço multiuso – que possa ser usado como quadra esportiva, local para passeios de pets de estimação e playground para crianças e idosos. Além disso, é necessário aproveitar o projeto de iluminação, que já foi desenvolvido.

“Esse trabalho colaborativo vem ao encontro com que pensamos e queremos convidar a comunidade, moradores, colaboradores, estudantes e profissionais de arquitetura e engenharia para participar. Acreditamos bastante na região e no seu potencial de valorização e queremos impactar de uma maneira positiva trazendo benefícios a todos”, diz o gerente regional da Vanguard Home, Marcio Ferreira.

A construtora disponibilizará para todas as equipes espaço com mesas, cadeiras, ponto de energia, internet, Buffet, bebidas e local para descanso.

Para mais informações ligue: 3616-7364 ou acesse o regulamento no link: bit.ly/regulamentobomclima

Serviço

Maratona “Hack The City Bom Clima”

Quando: 03 de novembro

Horário: a partir das 10h

Onde: Central de Apartamentos Decorados da Vanguard Home, em frente ao Parque Mãe Bonifácia

Inscrições: De 15 a 22 de outubro no site: bit.ly/bomclima

(Com informações assessoria da Vanguard Home)

Comentários Facebook
Advertisement

Na Capital

Programa Enxergar é Humanizar é destaque nacional em encontro realizado pela Fundação Abrinq

Published

on

O prefeito Emanuel Pinheiro destacou, durante a live desta terça-feira (9), a participação de Cuiabá no encontro promovido pela Fundação Abrinq. O evento, realizado no formato on-line, reuniu prefeitos da região Centro-Oeste e tratou de ações relacionadas ao Programa Prefeito Amigo da Criança. O destaque foi o Programa Enxergar é Humanizar, criado pela gestão Emanuel Pinheiro em 2019.

Na live, Emanuel Pinheiro falou sobre os avanços que a cidade vem conquistando, se transformando num modelo também nos cuidados com as crianças e adolescentes. No encontro da Abrinq, o gestor foi representado pela secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado. A secretária-adjunta de Direitos Humanos, Christiany Fonseca, também participou do encontro, representando a secretária de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Janayna Ferreira de Jesus.

“Cuiabá e a gestão Emanuel Pinheiro fizeram bonito em nível nacional durante o encontro da Abrinq. A secretária Edilene e a secretária-adjunta Chistiany puderam expor ao Brasil os avanços e as conquistas em todos os cuidados que temos com as crianças. Divido com vocês o sucesso na nossa gestão principalmente no apoio, no acolhimento, no amor, nas políticas públicas efetivas de inclusão e de justiça social, também das nossas crianças, nosso maior patrimônio”, ressaltou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Encontro da Fundação Abrinq

No encontro promovido pela Fundação Abrinq foram apresentadas oportunidades para o planejamento de políticas públicas voltadas à infância e adolescência no campo das Políticas Sociais, com foco nas boas práticas e destaques regionais.

Os Municípios de Cuiabá e Querência, no Mato Grosso, Goianésia/GO e Nova Andradina/MS apresentaram suas práticas na implementação das Políticas Sociais para Crianças e Adolescentes, considerando as especificidades de seus territórios.

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, falou sobre a rede pública que atende a mais de 57 mil estudantes matriculados e as ações e Programas desenvolvidos pela gestão como os Programas de Alfabetização Cuiabano (ProAC), Enxergar é Humanizar, Bom de Bola Bom de Escola, MPT na Escola (de prevenção contra o trabalho infantil).

“O foco da gestão Emanuel Pinheiro hoje é a alfabetização dos nossos estudantes e a recuperação das habilidades perdidas durante a pandemia. Nesse sentido, a gestão investe na formação continuada e apoio aos profissionais da educação, na ampliação do número de salas de apoio pedagógico, no monitoramento dos estudantes e no trabalho com material estruturado”, destacou a secretária Municipal de Educação Edilene de Souza Machado. 

Reinaldo Cardoso, da Fundação Abrinq, falou sobre o Programa Enxergar é Humanizar. “A política de Educação, trabalhando junto com a saúde e a assistência social. Achamos a iniciativa muito interessante”, disse ele durante o evento.

Prefeito Amigo da Criança

Os gestores que formalizaram sua adesão ao Programa Prefeito Amigo da Criança inscrevem iniciativas e ações em 8 eixos, voltados a promoção de vida saudável, acesso à educação de qualidade; proteção; protagonismo; redução de risco de desastres naturais e migração; processos de gestão; desenvolvimento sustentável e primeira infância.

Durante a gestão, as ações e os resultados obtidos são avaliados, de acordo com as metas estabelecidas pelo Município. Os indicadores de avaliação consideram os diferentes graus de avanço, a institucionalidade da política, o aprimoramento dos mecanismos de participação e a ampliação da destinação orçamentária. 

Os gestores municipais que conseguem avançar, cumprir, consolidar e institucionalizar os processos de planejamento e de participação social, além de apresentar evolução significativa dos indicadores sociais, são reconhecidos e recebem o prêmio Prefeito Amigo da Criança.

Por quatro vezes a gestão municipal de Cuiabá participou do programa e o prefeito Emanuel Pinheiro, o segundo reconhecido como Prefeito Amigo da Criança.

A sétima edição do prêmio refere-se ao período 2021-2024.

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Policial

Política MT

Mato Grosso

Nacional

Entretenimento

Tecnologia

Mais Lidas