Connect with us

Na Capital

Limpurb e cooperativas de reciclagem alinham atuação para criação de 12 ecopontos em Cuiabá

Publicado em

Assessoria/Limpurb

Clique para ampliar

Com a primeira fase da coleta seletiva iniciada neste mês, a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) já trabalha para que a segunda etapa do programa também entre em funcionamento até o fim de setembro deste ano. Na última semana, o diretor-geral do órgão municipal, Júnior Leite, se reuniu com representantes de quatro cooperativas de reciclagem para alinhar os próximos passos a serem dados.

De acordo com o planejamento da Limpurb, a próxima fase consiste na implantação de 12 ecopontos, que servirão como mais uma opção à população para o descarte correto de resíduos. Neste momento, a atuação consiste no mapeamento de locais que possam receber estrutura nas quatro regiões da cidade e também na busca de parcerias de empresas privadas que desejam colaborar com a iniciativa.

“Nosso desejo é que até a primeira quinzena de agosto estejamos com os 12 locais definidos. A partir disso, poderemos dar a ordem de serviço para a montagem da estrutura móvel, mas que atenda a necessidade por completo. Por isso, todo esse programa é construído com total participação das cooperativas que, há muito tempo, vêm ajudando Cuiabá com esse trabalho e têm experiência nesta área”, explica o diretor-geral da Limpurb, Júnior Leite.

Os 12 ecopontos serão montados pelo próprio Município e administrados em parceria com as cooperativas Coopemar, CooperUnião, Acamarc e Corepan. Cada entidade atua na coleta seletiva de uma região e ficará responsável por ajudar a gerir três estruturas.  “Estamos desenvolvendo um programa que une a sustentabilidade com a inclusão social de milhares de trabalhadores que fazem da coleta seletiva sua principal fonte de renda”, pontua Júnior.

COLETA SELETIVA

Coordenado pela empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), a efetivação da coleta seletiva está dividida em três fases e todas elas executadas em parceria com cooperativas de reciclagem cadastradas na Prefeitura de Cuiabá. A primeira está valendo desde o início de julho, a partir da entrega de quatro caminhões e novas equipes que irão fortalecer a atuação nas rotas já atendidas pelas cooperativas.

A segunda fase desse programa está prevista para começar até o mês de setembro, com a criação de 12 ecopontos, sendo três em cada uma das regiões. Já o último estágio deve ser colocado em prática ainda neste ano e consiste na ampliação gradativa da coleta seletiva domiciliar, incluindo de forma coordenada todos os bairros da cidade que já são atendidos pela coleta convencional de lixo.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Advertisement

Na Capital

Secretaria de Obras inicia construção de travessia de concreto sobre o Córrego Barranco Branco

Published

on

A Secretaria de Obras Públicas iniciou, nesta semana, a construção de uma travessia de concreto sobre o Córrego Barranco Branco. A estrutura beneficia centenas de moradores do loteamento Quintas Bandeira II, localizado na zona rural de Cuiabá.

O trabalho no local, já encontra-se na fase de colocação das aduelas. A travessia possui 2,5 metros de altura, três de largura e 10 de extensão. A previsão é de que a obra seja concluída ainda neste ano. 

O vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa, pontua que a iniciativa pertence ao pacote de ações de melhorias que são promovidas pela gestão Emanuel Pinheiro nas regiões mais afastadas do polo central da capital. Ainda segundo ele, a nova estrutura irá facilitar, de forma significativa, a mobilidade urbana na comunidade.

“Nossa prioridade é olhar com atenção, humanização e respeito para a parcela da população mais humilde e aqui não poderia ser diferente. Estamos com as equipes a todo vapor para concluir o quanto antes mais essa travessia de concreto, com padrão de qualidade da nossa administração”, afirma. 

Após a finalização desta primeira etapa, o serviço seguirá para a fase de compactação das cabeceiras. Na zona urbana, o bairro Centro América já conta com duas construções deste modelo em andamento, mais precisamente, nas ruas Água Boa e Alto Garças. 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Policial

Política MT

Mato Grosso

Nacional

Entretenimento

Tecnologia

Mais Lidas