Política MT
Legislar: inovação do ordenamento jurídico é prerrogativa do Parlamento
Publicado em
15/07/2022 - 16:10por
Da Redação
Clique abaixo para visualizar a imagem ampliada
Foto: PUBLICIDADE / ALMT
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) representa o Poder Legislativo estadual, ao qual compete, entre suas funções típicas, legislar e fiscalizar. É na chamada Casa de Leis que acontece a inovação do ordenamento jurídico. Por meio das matérias apresentadas e analisadas no Parlamento, é possível atualizar as normas que regem a sociedade.
O ato de legislar é considerado função principal dentro do Parlamento e para isso os deputados têm diferentes instrumentos que podem ser utilizados conforme a natureza da iniciativa ou necessidade da ocasião.
De acordo com o artigo 37 da Constituição do Estado de Mato Grosso, de 1989, o processo legislativo ocorre por meio da elaboração de emendas à Constituição, leis complementares, lei ordinárias, leis delegadas, decretos legislativos e resoluções. Para cada um desses instrumentos, existe um rito e uma recomendação ou especificidade.
O consultor de serviços legislativo Gabriel Lucas Scardini Barros explica que a primeira função do Poder Legislativo é inovar o ordenamento jurídico e que isso pode ocorrer por meio de iniciativas da Assembleia ou não. “As propostas podem ser de iniciativas dos deputados, ou do Poder Executivo, do Tribunal de Justiça, do Tribunal de Contas, da Procuradoria-Geral, da Defensoria Pública ou popular, apesar de que em Mato Grosso nunca houve uma lei de iniciativa popular”, afirma Gabriel.
O conteúdo e a iniciativa da proposta é que vai definir qual será o rito e o tipo de proposta. Uma proposta de emenda à Constituição, por exemplo, só pode ser feita por, no mínimo, um terço dos deputados, pelo governador do estado ou por iniciativa de mais da metade dos deputados. Neste caso, a proposta será discutida em dois turnos e deverá receber o aval de três quintos dos parlamentares para ser aprovada.
No caso de lei complementar, a iniciativa pode ser feita por qualquer parlamentar, pelo governador, pelo Tribunal de Justiça, pela Procuradoria-Geral de Justiça ou pelos cidadãos, desde que se encaixe em um dos casos previstos na Constituição do Estado, como matérias sobre criação de cargos, funções e empregos públicos, entre outros assuntos relativos aos servidores e serviços públicos.
As chamadas leis ordinárias são consideradas residuais, mas mesmo assim representam a maioria das matérias que tramitam no Poder Legislativo. De acordo com Gabriel Barros, algumas perguntas podem ajudar a entender melhor qual a natureza da matéria. “Por exemplo, a proposta vai alterar a Constituição? Então é uma emenda. Há casos em que a Constituição traz expressamente que aquela matéria precisa ser por meio de lei complementar. Existe uma série de comandos constitucionais que trazem essa especificidade”, destaca Barros.
Ainda segundo o consultor, quando assunto é de interesse restrito à Assembleia, a matéria é tratada como resolução e, quando o Poder Executivo exorbita sua competência, ou seja, tenta regulamentar algo para além de sua prerrogativa, o Poder Legislativo pode suspender os efeitos por meio de decreto legislativo. Há ainda os casos em que a Assembleia delega o poder legislativo ao Executivo, seja de forma restrita ou ampla, e neste caso é chamado de lei delegada.
E se finalmente o projeto não se encaixa em nenhum caso específico previsto em matéria constitucional, se trata de um projeto de lei ordinária padrão, que é mais comum e representa a maioria das matérias.
De acordo com Gabriel Barros, além das funções típicas, os deputados ainda possuem outras funções, chamadas de atípicas, que incluem atividades como investigação, juízo político, mobilização e a representação que, apesar de inerente à figura política, possui ferramentas próprias dentro do Parlamento, como as indicações.
“Os deputados têm um papel junto as suas bases de coletar informações sobre as demandas da região e da população, e apresentar ao governo ou área responsável por meio das indicações e requerimentos. Esse instrumento é legítimo e muito importante. Diferentemente do que parte dos eleitores pensa, apesar de haver a prerrogativa das emendas impositivas, a execução e a administração de serviços e recursos competem ao [Poder] Executivo”. finalizou o consultor.
Fonte: ALMT


Política MT
TVAL fará entrevistas com candidatos ao Senado e ao governo de MT
Published
1 dia atráson
15/08/2022 - 21:35By
Da Redação
Foto: JLSIQUEIRA / ALMT
A TV Assembleia, canal 30.1, dá início, nesta terça-feira (16), às gravações de entrevistas com os candidatos ao Senado e ao governo de Mato Grosso. Todos os candidatos registrados para concorrer aos cargos foram convidados a participar, sendo sete ao Senado e quatro ao governo.
As entrevistas serão conduzidas pelos jornalistas da TVAL Cláudio Oliveira e Narbal Guerreiro e integrarão a grade especial do programa Entrevista Coletiva. Cada uma terá duração de 30 minutos e será feita sem intervalos e sem edição (irá ao ar na íntegra).
A todos os candidatos será apresentado um total de 13 perguntas, sendo elas iguais para concorrentes ao mesmo cargo. A contagem de tempo de cada entrevista será feita de forma regressiva e os candidatos terão, em média, dois minutos e quinze segundos para responder uma pergunta.
“As perguntas para os candidatos ao Senado e ao governo serão diferentes, levando em consideração a natureza e perfil de cada cargo, no entanto todos que concorrem ao mesmo cargo responderão exatamente aos mesmos questionamentos. As perguntas seguirão um roteiro pré-estabelecido e terão como foco os principais temas de interesse do eleitorado, como saúde, segurança e educação”, explica Cláudio Oliveira.
As entrevistas serão veiculadas na TVAL no período de 26 de agosto a 29 de setembro – respeitando a legislação eleitoral -, em seis horários diários de segunda a sexta-feira (6h30, 12h30, 17h, 19h50, 21h e 22h) e em sete horários distintos aos finais de semana, que serão preenchidos em forma de “carrossel de revezamento”.
“Dessa forma, cada candidato terá, no mínimo, 20 inserções até o dia da eleição”, frisa Oliveira.
Conforme o apresentador, a emissora decidiu ouvir todos os postulantes aos cargos – e não somente os candidatos mais bem colocados nas pesquisas – para proporcionar aos eleitores a oportunidade de conhecê-los, bem como as propostas que defendem.
“A preocupação da TVAL é o interesse público. Queremos que as pessoas conheçam quem está concorrendo aos cargos e, por isso, resolvemos ouvir todos. Assim, elas terão informações suficientes para comparar os candidatos e tomar suas decisões”, destaca.
Caso algum candidato não compareça à entrevista, os horários de veiculação serão divididos com aqueles que participarem.
Fonte: ALMT

ALGODÃO/CEPEA: Preços sobem com força e se aproximam dos R$ 6,30/lp

CAFÉ/CEPEA: Clima preocupa produtores de arábica; cotações registram alta

Comarca de Alta Floresta abre seletivo para assistente social e profissional de Psicologia

Justiça Comunitária prepara a 4ª Edição da Expedição Araguaia-Xingu

Lula sobre baixa entre evangélicos: ‘Não sou candidato de uma facção’
Policial


Autor de homicídio em Arenápolis é preso em flagrante pelo Polícia Civil
Um homem apontado como autor do homicídio ocorrido na noite de quarta-feira (27.07), no município de Arenápolis (258 km a...


Polícia Civil prende receptador e recupera caminhão roubado da Prefeitura de Colniza
Um caminhão roubado de funcionários da Prefeitura de Colniza (1.065 km a noroeste de Cuiabá), há aproximadamente um ano, foi...


Polícia Civil apreende arma de fogo e prende jovem em flagrante em Cáceres
Policiais civis, da 1ª Delegacia de Polícia do município de Cáceres (225 km a oeste de Cuiabá), apreenderam uma arma...
Política MT


TVAL fará entrevistas com candidatos ao Senado e ao governo de MT
Foto: JLSIQUEIRA / ALMT A TV Assembleia, canal 30.1, dá início, nesta terça-feira (16), às gravações de entrevistas com os...


CFAEO promove segunda audiência sobre o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias
Foto: JLSIQUEIRA / ALMT A Assembleia Legislativa de Mato Grosso realizou, na tarde desta quarta-feira (10), audiência pública para discutir...


Deputados aprovam suplementação de 30% no orçamento de 2022
Foto: JLSIQUEIRA / ALMT Em sessão ordinária nesta quarta-feira (10), os deputados estaduais de Mato Grosso aprovaram, em segunda votação,...
Mato Grosso


Comarca de Alta Floresta abre seletivo para assistente social e profissional de Psicologia
A juíza-diretora da Comarca de Alta Floresta (790 Km de Cuiabá), Milena Ramos de Lima e Souza Paro, anuncia a...


Justiça Comunitária prepara a 4ª Edição da Expedição Araguaia-Xingu
A 4ª Edição da Expedição Araguaia-Xingu vai percorrer os municípios de São José do Xingu, Luciara, Santa Cruz do Xingu,...


Balanço inclui prisão em flagrante e diversos materiais apreendidos
Contratos de compra e venda, nove aparelhos celulares, documentos timbrados da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e material...
Nacional


Advogada suspeita de atuar na fuga de Marcola vai a prisão domiciliar
Reprodução/redes sociais Advogada Kássia Regina Brianez, de 41 anos A advogada Kássia Regina Brianez Trulha de Assis, de 41 anos,...


Brumadinho: Vale é multada em R$ 86 mi com base na Lei Anticorrupção
Vinicius Mendonça/ Ibama Rompimento da barragem Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho A Controladoria-Geral da União (CGU), órgão federal com...


Datacenter da Prefeitura do Rio segue fora do ar após ataque hacker
FreePik Hacker Pelo segundo dia consecutivo, o Datacenter da Prefeitura do Rio continua fora do ar. O sistema, que sofreu...
Entretenimento


Juliana Paes exibe um de seus mais ousados ensaios com maiô revelador: “Perfeição””
A atriz global, Juliana Paes, usou seu Instagram na tarde desta terça-feira (16), para exibir alguns detalhes de seu novo...


Mirella provoca fãs com ensaio picante: “Quer ver mais do meu conteúdo?!”
A funkeira e influenciadora digital Mirella, resolveu deixar seus fãs simplesmente impressionantes com o novo vídeo de seu ensaio que...


Ivy Moraes posa com blusa aberta e mostra demais: “É muita beleza em um corpo só!”
A ex-participante do Big Brother Brasil e influenciadora digital, Ivy Moraes, compartilhou um ensaio fotográfico na tarde desta terça-feira (16)...
Tecnologia


Xiaomi lança Redmi Note 9S no Brasil com bateria que dura dois dias
. arrow-options Reprodução Xiaomi lança Redmi Note 9S A Xiaomi anunciou o Redmi Note 9S no Brasil nesta segunda-feira (20)...


Netflix vai transformar game Resident Evil em série
arrow-options Reprodução Resident Evil vai se tornar série da Netflix A Netflix está desenvolvendo uma série baseada na franquia de...


Venda de licença do Windows 7 gera notificação à Via Varejo
arrow-options Unsplash/Tadas Sar Windows 7 teve atualizações descontinuadas O Procon-SP notificou, na última sexta-feira (31), a Via Varejo , empresa...
Mais Lidas
-
Mato Grosso7 dias atrás
Apiacás anuncia classificação de seletivo para credenciamento de fisioterapeuta
-
Política MT7 dias atrás
Deputados aprovam suplementação de 30% no orçamento de 2022
-
Entretenimento7 dias atrás
Aos 65 anos, Christina Rocha rouba cena em praia por boa forma: “Ela é igual ao vinho!”
-
Mato Grosso7 dias atrás
Justiça Restaurativa encerra semana de atividades na Comarca de Campo Verde
-
Política Nacional7 dias atrás
Marqueteiro de Ciro Gomes é internado em SP com princípio de AVC
-
Política MT7 dias atrás
CFAEO promove segunda audiência sobre o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias
-
Mato Grosso7 dias atrás
Violência doméstica: guia prático é lançado em colóquio da Rede de Enfrentamento
-
Saúde7 dias atrás
28 substâncias naturais com potencial no tratamento da Covid-19