Connect with us

Na Capital

‘Julho Amarelo’: Dia D’ do mês de luta contra as hepatites virais resulta em 48 exames

Publicado em

A Secretaria Municipal de Saúde realizou na segunda-feira (25), o ‘Dia D’,  da campanha Julho Amarelo, que tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. A iniciativa contou com ações preventivas à população, além da oferta de vacinas contra Hepatite B e testes para a detecção da Hepatite C. O ‘Dia D’ foi promovido no Serviço de Atendimento Especializado do bairro Grande Terceiro.

Com a ação, foram realizados 48 testes, sendo que duas pessoas apresentaram resultado positivo. Na rede municipal, os testes são ofertados nas policlínicas e nas unidades básica de saúde do município, de segunda à quinta-feira, das 7h às 16h.

Cínara Thais Silva de Brito Sobrinho, enfermeira do SAE Grande Terceiro,  explica que as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C.

“O teste rápido dura 15 minutos e é realizado com uma gota de sangue do paciente. Uma vez positivo, o profissional de saúde solicita exames confirmatórios, que são realizados nos laboratórios e posto de coletas municipais. Posteriormente, o paciente é encaminhado para o serviço de referência (SAE Grande Terceiro ou para o SAE CPA). O SAE, por sua vez, possui uma equipe de profissionais qualificada e especializada no tratamento e acompanhamento das hepatites virais”, alertou.

Segundo o Ministério da Saúde, as infecções causadas pelos vírus das hepatites B ou C frequentemente se tornam crônicas já que nem sempre apresentam sintomas e  grande parte das pessoas desconhecem ter a infecção, o que pode agravar o quadro de saúde.

Prevenção

A prevenção é a melhor forma de evitar as hepatites virais. Para evitar a doença é importante adotar medidas como vacinação, que estão disponíveis para Hepatite A e B na rede pública de Saúde, uso de preservativo nas relações sexuais, bem como evitar reutilizar materiais perfuro cortantes de uso único, como agulhas e alicates.

Conheça mais sobre as Hepatites B e C

A Hepatite B: É uma infecção grave do fígado causada pelo vírus da hepatite B, que pode ser facilmente prevenida por meio da vacina que é ofertada pelo SUS.

Hepatite C: Ela tem CURA. É a infecção causada por um vírus que ataca o fígado e provoca a inflamação. Tendo como principal forma de transmissão o contato com sangue e o compartilhamento de objetos não esterelizados. A Hepatite C é a principal causa de transplantes de fígado. A doença se não tratada pode causar cirrose, câncer de fígado e até a morte. O acesso ao tratamento é feito por medicamentos ofertados gratuitamente pelo SUS. 

*Com informações do Ministério da Saúde 

 

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Advertisement

Na Capital

Programa Enxergar é Humanizar é destaque nacional em encontro realizado pela Fundação Abrinq

Published

on

O prefeito Emanuel Pinheiro destacou, durante a live desta terça-feira (9), a participação de Cuiabá no encontro promovido pela Fundação Abrinq. O evento, realizado no formato on-line, reuniu prefeitos da região Centro-Oeste e tratou de ações relacionadas ao Programa Prefeito Amigo da Criança. O destaque foi o Programa Enxergar é Humanizar, criado pela gestão Emanuel Pinheiro em 2019.

Na live, Emanuel Pinheiro falou sobre os avanços que a cidade vem conquistando, se transformando num modelo também nos cuidados com as crianças e adolescentes. No encontro da Abrinq, o gestor foi representado pela secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado. A secretária-adjunta de Direitos Humanos, Christiany Fonseca, também participou do encontro, representando a secretária de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Janayna Ferreira de Jesus.

“Cuiabá e a gestão Emanuel Pinheiro fizeram bonito em nível nacional durante o encontro da Abrinq. A secretária Edilene e a secretária-adjunta Chistiany puderam expor ao Brasil os avanços e as conquistas em todos os cuidados que temos com as crianças. Divido com vocês o sucesso na nossa gestão principalmente no apoio, no acolhimento, no amor, nas políticas públicas efetivas de inclusão e de justiça social, também das nossas crianças, nosso maior patrimônio”, ressaltou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Encontro da Fundação Abrinq

No encontro promovido pela Fundação Abrinq foram apresentadas oportunidades para o planejamento de políticas públicas voltadas à infância e adolescência no campo das Políticas Sociais, com foco nas boas práticas e destaques regionais.

Os Municípios de Cuiabá e Querência, no Mato Grosso, Goianésia/GO e Nova Andradina/MS apresentaram suas práticas na implementação das Políticas Sociais para Crianças e Adolescentes, considerando as especificidades de seus territórios.

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, falou sobre a rede pública que atende a mais de 57 mil estudantes matriculados e as ações e Programas desenvolvidos pela gestão como os Programas de Alfabetização Cuiabano (ProAC), Enxergar é Humanizar, Bom de Bola Bom de Escola, MPT na Escola (de prevenção contra o trabalho infantil).

“O foco da gestão Emanuel Pinheiro hoje é a alfabetização dos nossos estudantes e a recuperação das habilidades perdidas durante a pandemia. Nesse sentido, a gestão investe na formação continuada e apoio aos profissionais da educação, na ampliação do número de salas de apoio pedagógico, no monitoramento dos estudantes e no trabalho com material estruturado”, destacou a secretária Municipal de Educação Edilene de Souza Machado. 

Reinaldo Cardoso, da Fundação Abrinq, falou sobre o Programa Enxergar é Humanizar. “A política de Educação, trabalhando junto com a saúde e a assistência social. Achamos a iniciativa muito interessante”, disse ele durante o evento.

Prefeito Amigo da Criança

Os gestores que formalizaram sua adesão ao Programa Prefeito Amigo da Criança inscrevem iniciativas e ações em 8 eixos, voltados a promoção de vida saudável, acesso à educação de qualidade; proteção; protagonismo; redução de risco de desastres naturais e migração; processos de gestão; desenvolvimento sustentável e primeira infância.

Durante a gestão, as ações e os resultados obtidos são avaliados, de acordo com as metas estabelecidas pelo Município. Os indicadores de avaliação consideram os diferentes graus de avanço, a institucionalidade da política, o aprimoramento dos mecanismos de participação e a ampliação da destinação orçamentária. 

Os gestores municipais que conseguem avançar, cumprir, consolidar e institucionalizar os processos de planejamento e de participação social, além de apresentar evolução significativa dos indicadores sociais, são reconhecidos e recebem o prêmio Prefeito Amigo da Criança.

Por quatro vezes a gestão municipal de Cuiabá participou do programa e o prefeito Emanuel Pinheiro, o segundo reconhecido como Prefeito Amigo da Criança.

A sétima edição do prêmio refere-se ao período 2021-2024.

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Policial

Política MT

Mato Grosso

Nacional

Entretenimento

Tecnologia

Mais Lidas