Saúde
Jovem descobre que cremes de esteroide para tratar eczema pioravam a situação
Publicado em
17/10/2018 - 17:01por
admin

Depois de lutar por dez anos contra um eczema, Nina Ajdin, hoje com 28 anos, finalmente descobriu que o que fez com que sua pele descamasse até formar feridas doloridas e seus cabelos caíssem durante todo o período de sua adolescência foi o uso de cremes de esteroides receitados pelos médicos.
Leia também: Dermatite atópica: muito além de um problema de pele
Quando tinha dez anos, a jovem de Illinois, nos Estados Unidos, recebeu a indicação para usar cremes de esteroides
para aliviar seu quadro de eczema. A condição costuma ser caracterizada por manchas avermelhadas, com pequenas bolhas e pode aparecer em diversas partes do corpo, causando consequências graves na qualidade de vida do indivíduo.
No início, os cremes realmente acalmaram as manchas escamosas vermelhas na pele da norte-americana. Porém, ao achar que poderia dar uma pausa no uso dos cremes, aos 17 anos, a situação ficou muito pior.

As manchas avermelhadas do eczema
se espalharam para todo o corpo e seu cabelo caiu. Além disso, sua pele começou a emitir um líquido fétido, que a isolou de qualquer interação social. Desde então, ela passou seis anos com reações terríveis, chegando a ficar em estado de coma por até 23 horas.
Em entrevista ao The Sun
, ela afirmou que consultou dezenas de médicos, em busca de ajuda, mas nenhum deles lhe deu um diagnóstico preciso. Na verdade, eles apenas diziam para ela manter a medicação a base de esteróides – sem conseguir fazer uma conexão entre os cremes e seus problemas de pele
.
“No começo, as erupções diminuíram, mas depois apareceram em outro lugar da minha pele, incluindo meu couro cabeludo. Fui completamente careca quando adolescente e os médicos não sabiam o que havia de errado”, contou.
Leia também: Confira quatro hábitos que você têm diariamente mas só pioram seu eczema
“Parecia que eu tinha queimaduras de terceiro grau do couro cabeludo até as solas dos pés e não conseguia me mexer, andar, comer ou me vestir sem ajuda. Chegou ao ponto que eu senti que preferia estar morta do que lidar com o que eu estava passando”, lembrou a jovem.
Ela também relatou que a parte mais difícil de todo o processo foi a falta de consciência por parte da comunidade médica, que insistia para que ela continuasse usando os esteróides.

Foi só quando o pai de Nina encontrou um vídeo na internet falando sobre síndrome de abstinência tópica de esteróides (TSW, na sigla em inglês), há quatro anos, que a ela percebeu que sua situação estava sendo agravada pelo uso dos cremes, e então decidiu parar de usá-los e deixar que os sintomas aparecessem naturalmente.
Agora, finalmente, Nina está começando a levar uma vida normal. Ela está trabalhando com atendimento ao cliente e está se candidatando a programas de graduação em gestão de negócios.
“Finalmente, posso começar a viver uma vida normal. Eu ainda recebo foguetes, mas não tão ruins quanto costumavam ser. Eu sei que em geral meu corpo está se recuperando por dentro e por fora.”
Leia também: “Sienna estava sendo comida viva pela infecção”, diz mãe de menina com herpes
A síndrome da pele vermelha, também conhecida como dependência tópica de esteróides, é uma condição que pode surgir a partir do uso de cremes de esteroides
para tratar um problema de pele, como o eczema.


Saúde
Fiocruz: vacinação contra Covid foi mais lenta em cidades de baixo IDH
Published
18 minutos atráson
17/08/2022 - 08:10By
Da Redação

A Atenção Primária em Saúde (APS) — a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) — foi determinante para atenuar as desigualdades na cobertura vacinal do Brasil contra a Covid-19. É o que aponta um estudo publicado na revista científica The Lancet Regional Health – Américas.
Segundo a pesquisa, municípios com baixo ou médio Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) tiveram uma menor cobertura vacinal em relação àqueles com alto IDH, mas que essas diferenças foram atenuadas por conta da presença da atenção primária.
A análise aponta também que quanto mais rápido os municípios imunizaram suas populações, mais cedo controlaram a pandemia, com progressão mais lenta nas taxas de óbitos por doses de imunizantes aplicadas.
Segundo o Ministério da Saúde, “a Atenção Primária é desenvolvida com o mais alto grau de descentralização e capilaridade, ocorrendo no local mais próximo da vida das pessoas. Há diversas estratégias governamentais relacionadas, sendo uma delas a Estratégia de Saúde da Família (ESF), que leva serviços multidisciplinares às comunidades por meio das Unidades de Saúde da Família (USF), por exemplo. Consultas, exames, vacinas, radiografias e outros procedimentos são disponibilizados aos usuários nas USF”.
O trabalho foi liderado pelo médico e pesquisador da Fiocruz Fernando Bozza, em colaboração com pesquisadores da PUC-Rio, do Instituto de Saúde Global de Barcelona (ISGlobal), do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS) e do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (Idor).
“Tendemos a achar que todos os municípios vacinaram da mesma forma, mas na realidade que vimos no estudo foi que os municípios mais pobres, aqueles com IDH mais baixo, tiveram maior dificuldade e demoraram mais para conseguir atingir uma cobertura vacinal adequada nos primeiros meses de vacinação”, explica Bozza.
O objetivo do estudo era descobrir se a velocidade da vacinação no Brasil contra o coronavírus foi igual entre os municípios de alto, médio e baixo IDH.
O período analisado foi entre 17 de janeiro (início da campanha de vacinação contra a Covid-19) e 31 de agosto (antes da administração da dose de reforço) de 2021, com foco na análise da dinâmica da cobertura vacinal da população adulta nos 5.570 municípios brasileiros.
Durante este intervalo, 200.740.725 doses de vacina contra a Covid-19 foram administradas no país: 63,8% dos adultos haviam tomado a primeira dose e 31% estavam com as duas, sendo que mais de 90% daqueles com 60 anos ou mais tinham o esquema vacinal completo.
Segundo o estudo, a cobertura da primeira dose foi diferente entre os municípios com IDH alto, médio e baixo, com 72, 68 e 63 doses por 100 habitantes, respectivamente.
Ao considerar a estrutura da Atenção Primária associada à vacinação e ao IDH, os pesquisadores perceberam que este foi um fator determinante: municípios com baixo IDH, mas boa cobertura da atenção básica tiveram melhores índices de imunização e, por consequência, conseguiram reduzir mais rápido as taxas de óbitos por doses aplicadas, quando comparadas com outras cidades com índice de desenvolvimento humano menor. Ter uma boa estrutura de Atenção Básica fez municípios mais pobres ter taxas de vacinação semelhantes aos mais ricos.
“Em municípios de IDH alto já não faz tanta diferença ter uma boa cobertura da Atenção Primária. E não é que não seja importante, mas para os municípios mais pobres, a presença da Saúde da Família garante a cobertura vacional. Durante a pandemia discutimos muito sobre a importância de ter uma boa estrutura hospitalar, com suporte de UTI. Nosso estudo mostrou que a Atenção Básica foi um fator protetor para garantir o processo de vacinação e para garantir o controle da pandemia”, afirma o pesquisador.
Como exemplo, Bozza cita o sucesso que foi o projeto desenvolvido pela Fiocruz de vacinação ocorrida na Maré — que não é um município, mas uma comunidade da Zona Norte do Rio. Como resultado, a população residente daquela região está praticamente toda vacinada.
“A presença da vacina nas comunidades é fundamental porque, às vezes, essas populações mais vulneráveis não têm o recurso para se locomover. Então, você garantir, especialmente nas comunidades mais pobres, essa presença das Unidades de Saúde da Família, conseguimos alcançar altas coberturas vacinais. Essa proximidade com a população é fundamental.”
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG SAÚDE

‘Vou ficar envergonhado se a arrecadação cair’, diz Guedes sobre ICMS

Fiocruz: vacinação contra Covid foi mais lenta em cidades de baixo IDH

Mega-Sena sorteia prêmio estimado em R$ 3 milhões nesta quarta-feira

Ingressos esgotados para o confronto de Fluminense x Fortaleza

Polícia Federal realiza operação contra grupo especializado em roubo aos Correios
Policial


Autor de homicídio em Arenápolis é preso em flagrante pelo Polícia Civil
Um homem apontado como autor do homicídio ocorrido na noite de quarta-feira (27.07), no município de Arenápolis (258 km a...


Polícia Civil prende receptador e recupera caminhão roubado da Prefeitura de Colniza
Um caminhão roubado de funcionários da Prefeitura de Colniza (1.065 km a noroeste de Cuiabá), há aproximadamente um ano, foi...


Polícia Civil apreende arma de fogo e prende jovem em flagrante em Cáceres
Policiais civis, da 1ª Delegacia de Polícia do município de Cáceres (225 km a oeste de Cuiabá), apreenderam uma arma...
Política MT


TVAL fará entrevistas com candidatos ao Senado e ao governo de MT
Foto: JLSIQUEIRA / ALMT A TV Assembleia, canal 30.1, dá início, nesta terça-feira (16), às gravações de entrevistas com os...


CFAEO promove segunda audiência sobre o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias
Foto: JLSIQUEIRA / ALMT A Assembleia Legislativa de Mato Grosso realizou, na tarde desta quarta-feira (10), audiência pública para discutir...


Deputados aprovam suplementação de 30% no orçamento de 2022
Foto: JLSIQUEIRA / ALMT Em sessão ordinária nesta quarta-feira (10), os deputados estaduais de Mato Grosso aprovaram, em segunda votação,...
Mato Grosso


Balanço inclui prisão em flagrante e diversos materiais apreendidos
Contratos de compra e venda, nove aparelhos celulares, documentos timbrados da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e material...


Na busca pelo primeiro mandato na AL, Juca do Guaraná quer ‘levar o povo’ para a Casa de Leis
Para o candidato a deputado estadual pelo MDB em Mato Grosso, Juca do Guaraná Filho, a presença do agente político...


Verde Novo participa do Projeto Multiação no próximo sábado, dia 20
O Projeto Verde Novo, que promove ações de conscientização ambiental, plantio e distribuição de mudas na Capital de Mato Grosso,...
Nacional


Advogada suspeita de atuar na fuga de Marcola vai a prisão domiciliar
Reprodução/redes sociais Advogada Kássia Regina Brianez, de 41 anos A advogada Kássia Regina Brianez Trulha de Assis, de 41 anos,...


Brumadinho: Vale é multada em R$ 86 mi com base na Lei Anticorrupção
Vinicius Mendonça/ Ibama Rompimento da barragem Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho A Controladoria-Geral da União (CGU), órgão federal com...


Datacenter da Prefeitura do Rio segue fora do ar após ataque hacker
FreePik Hacker Pelo segundo dia consecutivo, o Datacenter da Prefeitura do Rio continua fora do ar. O sistema, que sofreu...
Entretenimento


Juliana Paes exibe um de seus mais ousados ensaios com maiô revelador: “Perfeição””
A atriz global, Juliana Paes, usou seu Instagram na tarde desta terça-feira (16), para exibir alguns detalhes de seu novo...


Mirella provoca fãs com ensaio picante: “Quer ver mais do meu conteúdo?!”
A funkeira e influenciadora digital Mirella, resolveu deixar seus fãs simplesmente impressionantes com o novo vídeo de seu ensaio que...


Ivy Moraes posa com blusa aberta e mostra demais: “É muita beleza em um corpo só!”
A ex-participante do Big Brother Brasil e influenciadora digital, Ivy Moraes, compartilhou um ensaio fotográfico na tarde desta terça-feira (16)...
Tecnologia


Xiaomi lança Redmi Note 9S no Brasil com bateria que dura dois dias
. arrow-options Reprodução Xiaomi lança Redmi Note 9S A Xiaomi anunciou o Redmi Note 9S no Brasil nesta segunda-feira (20)...


Netflix vai transformar game Resident Evil em série
arrow-options Reprodução Resident Evil vai se tornar série da Netflix A Netflix está desenvolvendo uma série baseada na franquia de...


Venda de licença do Windows 7 gera notificação à Via Varejo
arrow-options Unsplash/Tadas Sar Windows 7 teve atualizações descontinuadas O Procon-SP notificou, na última sexta-feira (31), a Via Varejo , empresa...
Mais Lidas
-
Mato Grosso7 dias atrás
Apiacás anuncia classificação de seletivo para credenciamento de fisioterapeuta
-
Mato Grosso7 dias atrás
Justiça Restaurativa encerra semana de atividades na Comarca de Campo Verde
-
Política MT7 dias atrás
Deputados aprovam suplementação de 30% no orçamento de 2022
-
Entretenimento7 dias atrás
Aos 65 anos, Christina Rocha rouba cena em praia por boa forma: “Ela é igual ao vinho!”
-
Política MT7 dias atrás
CFAEO promove segunda audiência sobre o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias
-
Mato Grosso7 dias atrás
Violência doméstica: guia prático é lançado em colóquio da Rede de Enfrentamento
-
Política Nacional7 dias atrás
Marqueteiro de Ciro Gomes é internado em SP com princípio de AVC
-
Economia7 dias atrás
BNDES vai leiloar antiga sede em Brasília por R$ 112 milhões