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Jeep Renegade 2019: versão Longitude com motor 1.8 flex vale a pena?

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Jeep Renegade 2019: batendo o olho, mal dá para perceber que se trata de um modelo renovado
Cauê Lira/iG Carros

Jeep Renegade 2019: batendo o olho, mal dá para perceber que se trata de um modelo renovado

Foram três anos bem sucedidos para o Renegade no mercado nacional. Os executivos da Jeep também ostentam um sorriso de orelha a orelha com o bom desempenho em vendas do irmão Compass. A marca espera que, por volta de 2025, a cada cinco SUVs vendidos no mundo um seja da Jeep. O Brasil, surpreendentemente, foi o primeiro lugar do planeta a atingir esta meta, mostrando como os investimentos foram certeiros. Hoje, a história ganha outro capítulo com a chegada do Jeep Renegade 2019.

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Fomos para a Praia do Forte, nas proximidades de Salvador (BA), para ver o que a FCA preparou para o modelo. Tanto o Jeep Renegade 2019
quanto o novo Honda HR-V
já foram mostrados nos Estados Unidos e na Europa. Pelo lado do modelo japonês – seu maior rival – as mudanças estariam restritas a retoques na aparência. Isso também explica a abordagem da Jeep, ao aplicar mudanças mínimas no Renegade.

As alterações comuns em todas as versões estão na grade frontal, nos faróis e para-choque. A grade dividida em sete sessões recebe novo design, enquanto os faróis estão mais profundos. Ambas as mudanças podem fugir facilmente até dos olhos mais atentos. Mas existem algumas novas funcionalidades. Uma das queixas mais frequentes entre proprietários das versões flex do Renegade diz respeito ao para-choque, que raspa com facilidade em rampas e saídas de garagem.

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Dê mais uma olhada nas imagens e perceba que a FCA fez um novo arranjo no para-choque, melhorando o ângulo de ataque. Mas, novamente, isso também não chega a ser uma novidade, uma vez que as versões diesel já contavam com isso. Os ângulos atuais estão na casa dos 30 graus, dependendo do tamanho das rodas, que foram redesenhadas, com quatro modelos exclusivos entre as versões (entre as quais, um modelo aro 19).

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A partir da versão Longitude com um pacote opcional, o Renegade também poderá receber faróis em LED que melhoram a visibilidade em 50%, de acordo com a fabricante. Neste caso, os faróis de neblina também são de LED. Isso acrescenta um toque mais arrojado ao SUV, que passa a contar com esse novo detalhe dentro dos “olhos”. Por dentro, a Jeep apenas aumentou alguns porta-objetos e instalou uma boa central multimídia Uconnect, que passa a ser a maior da categoria. Uma boa forma de aproximar o Renegade ao Compass
.

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Para o breve test-drive nas proximidades da Praia do Forte, escolhemos uma das versões mais importantes do repertório, a Longitude flex de R$ 96.990. De acordo com a gerente de marketing da Jeep, Tânia Silvestri, o mix de vendas do Renegade fica na casa dos 25% para modelos diesel e 75% para as versões flex. Não estava com o cabo do meu celular para conectá-lo ao Android Auto, mas também não tive dificuldades para parear o Bluetooth. O sistema é rápido e intuitivo, com boa interface e toque.

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O Renegade também não recebeu alterações mecânicas perceptíveis. O bem conhecido motor 1.8 flex gera 139 cv de potência e valentes 19,2 kgfm de torque que caíram muito bem no trecho de estrada. O câmbio automático de seis marchas é bem escalonado, e faz trocas inteligentes ao entender que o motorista está agredindo um pouco mais o pedal do acelerador. A suspensão sempre foi um dos destaques do Jeep, e isso também está garantido para o modelo 2019. Mesmo na estrada de terra batida, segurou bem as pancadas secas do solo acidentado.

Jeep Renegade 2019: o preço de ser aventureiro


Por dentro, o destaque do Jeep Renegade 2019 fica por conta da central multimídia, vinda do Compass
Divulgação

Por dentro, o destaque do Jeep Renegade 2019 fica por conta da central multimídia, vinda do Compass

Uma característica que nunca me agradou nos modelos anteriores do Renegade, bem como na linha 2019, é o isolamento acústico. O SUV paga o preço por adotar um design “quadradinho”, de jipe aventureiro no coeficiente aerodinâmico, ficando barulhento ao cortar o vento na estrada. Os rivais Nissan Kicks
e Hyundai Creta
, com linhas esculpidas, são mais silenciosos.

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Na versão flex, o Renegade automático é capaz de aferir 7 km/l na cidade e 8,5 km/l na estrada com etanol. Abastecendo com gasolina, os números melhoram para 10,1 km/l e 12,1 km/l, respectivamente. O consumo rodoviário é garantido pela sexta velocidade, que funciona como sobremarcha na estrada.

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Vale a compra?

Se você já cogitou comprar o Jeep, mas se incomodou com o tamanho do porta-malas, eis uma boa notícia. Os engenheiros da Fiat conseguiram extrair uma maior capacidade, apenas alterando a altura da tampa do estepe. A partir de agora, são 320 litros que podem suprir bem as necessidades de uma família pequena. Na versão Longitude flex, o Jeep Renegade 2019
parte de R$ 96.990, e continua sendo uma boa escolha para quem procura um SUV de uso urbano. No que diz respeito a viagens, a coisa pode ficar um pouco mais complicada…

Ficha Técnica

Preço:  R$ 96.990

Motor: 1.8, 16V, quatro cilindros em linha,  flex

Potência: 139/135 cv (E/G) a 5.750 rpm

Torque: 19,3 kgfm a 3.750 rpm

Transmissão: Automática de seis marchas, tração dianteira

Suspensão: Independente McPherson (dianteira e traseira)

Freios: Discos ventilados (dianteiros) / discos sólidos (traseiros)

Pneus: 225/55 R18

Dimensões: 4,23 m (comprimento) / 1,79 m (largura) / 1,70 m (altura), 2,57 m (entre-eixos)

Tanque : 60 litros

Porta-malas: 273 litros

Consumo (E/G): 6,5 km/l / 9,5 km/l (cidade) e 7,6 km/l / 10,9 km/l (estrada)

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BMW F750 GS e F850 GS chegam à linha 2020 com mais equipamentos

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BMW F750 GS e F850 GS arrow-options
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BMW F50 GS e F 850 GS da linha 2020: modelos com apelo aventureiro da marca alemã passam a ter novos aperfeiçoamentos

Lançadas no ano passado, as novas BMW F750 GS e F850 GS montadas em Manaus (AM) recebem novidades para a linha 2020. Todos os modelos ganham novos equipamentos de série, ao mesmo tempo em que a diferença de preço para o kit baixo, que custava R$ 1 mil adicionais na configuração mais em conta, agora não é mais oferecido. Além disso, a 750 passa a oferecer o painel digital em TFT na versão Premium, que antes só existia na 850. A recém-lançada F850 GS Adventure não passou por modificações.

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O modelo de entrada BMW F750 GS , na versão Sport , passa a vir com luz diurna e piscas de LED igual às versões mais caras, além do banco “conforto”, de superfície mais larga. Já a F750 GS Premium agora é equipada com o painel TFT que conta com conectividade (conexão com smartphone), chave presencial (a partida passa a ser por botão) e monitoramento da pressão dos pneus, que possibilita consulta da pressão dos pneus no computador de bordo da moto.

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Na superior F850 GS Premium , que antes tinha o painel TFT apenas no pacote mais caro, agora o item passa a ser de série. Fora isso, o equipamento padrão agora inclui também a chave presencial, monitoramento da pressão dos pneus, cruise control (“piloto automático”), suporte para malas laterais e banco conforto.

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Por fim, a versão “Premium +” adiciona a preparação para GPS (que permite instalar o aparelho BMW Navigator) e o kit baixo de suspensão e bancos, que permite maior controle para condutores de menor estatura. Segundo a BMW , as novidades atendem às demandas de quem busca aliar bom desempenho a um design sofisticado.

Veja os preços das versões a seguir:

F 750 GS Sport – R$ 43.950

F 750 GS Sport Premium e Premium Kit Baixo – R$ 47.950

F 850 GS Premium e Premium Kit Baixo – R$ 51.950

F 850 GS Premium + – R$ 54.950

F 850 GS Adventure Premium e Premium Kit Baixo – R$ 60.950

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