conecte-se conosco


Mato Grosso

Governador Mauro Mendes é diagnosticado com covid-19

Publicado

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), foi diagnosticado com Covid-19, nesta quarta-feira (3).  A notícia foi dada pela assessoria de imprensa do governo estadual, na manhã desta quinta-feira (4), e por meio de um vídeo gravado pelo próprio governador.

No vídeo, já no isolamento, Mendes diz que realizou o teste na terça-feira (2) e o resultado saiu na quarta a noite. Mendes informou que está isolado em um quarto da casa onde mora, mas que está bem. Ele disse que continuará exercendo suas atividades de casa, em isolamento. Ele informou ainda, que não teve nenhum sintoma da doença, nenhum problema respiratório, febre e nem dores no corpo e que não sabe há quantos dias está contaminado, mas que irá tomar todas as medidas recomendadas pelos médicos, principalmente a do isolamento.

No vídeo, Mendes faz uma alerta e pede que a população continue tomando muito cuidado porque a doença é séria, segundo ele. Ele diz que que é preciso dobrar e redobrar o uso da máscara, higiene das mãos e afastamento social. “Se você puder, fique em casa, se você tem que sair para trabalhar, faça isso com maior nível de segurança possível. Adote as medidas que estão sendo amplamente divulgadas, que isso vai poder salvar a sua vida e de tantas outras pessoas que você convive”, disse o governador.

Mauro aproveitou para agradecer os profissionais de saúde que estão trabalhando para salvar vidas no estado e fez um pedido. “Meu pedido é, por favor, façam isso em segurança, dobrem e redobrem, tripliquem o nível de atenção para evitar que você possa ser contaminado e que com isso a gente continue trabalhando. Porque também é importante para a vida das pessoas, para salvar os empregos, para salvar as micro, pequenas e até médias e grandes empresas”.

Para finalizar, Mendes deixa uma mensagem de apoio. “Fiquem com Deus vamos ficar aqui trabalhando e torcendo para que não só eu, mas todos aqueles que foram contaminados possam se recuperar em Mato Grosso. O Brasil vai vencer esse difícil momento que nós estamos passando, Tenho fé em Deus, se Deus quiser, todos nós venceremos essa batalha. Um grande abraço, fiquem com Deus, e vamos continuar aqui trabalhando”, finalizou o governador.

Confira vídeo abaixo:

 

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Soja, milho e algodão mantêm MT na liderança da produção nacional pela 9ª vez

Publicado


.

Pela nona vez consecutiva, Mato Grosso registra a maior safra de grãos do país. Segundo o 10º Levantamento da Safra de Grãos 2019/20 da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), divulgado na manhã desta quarta-feira (08.07), a produção mato-grossense atingiu o volume de 73,75 milhões de toneladas, de um total nacional de 251,42 milhões de toneladas. Este resultado foi capitaneado pela soja, milho e caroço de algodão.

Mato Grosso manteve a liderança na produção de soja, assumida há mais de duas décadas e estimada em 34,43 milhões de toneladas este ano; na produção de milho, com 34,23 milhões de toneladas; e na produção de caroço de algodão, com 3,197 milhões de toneladas. O primeiro lugar do ranking de produção de milho e caroço de algodão foram obtidos na safra 2012/2013 e em 1997, respectivamente. 

Os dois últimos levantamentos da Safra de Grãos 2019/2020 da Conab estão previstos para agosto (11) e setembro (10). 

Pelo 10º levantamento da Conab, a atual safra mato-grossense de grãos cresceu 9,3% em relação à anterior, superior à média nacional, de 3,8%. Assim como a soja (9,2% contra 5,1% da média nacional) e milho (9,3% contra 0,5% da média nacional). 

Histórico

A liderança efetiva de Mato Grosso na produção de grãos começa na safra de 2011/12, quando ultrapassa o Paraná (até então maior produtor) em 8,9 milhões de toneladas. Desde então, excetuando a safra de 2015/1, a diferença vem aumentando, até chegar às atuais 33,9 milhões de toneladas.

Na produção de soja, a liderança é bem anterior. Inicia na safra de 1999/00, quando Mato Grosso produziu 1,3 milhão de toneladas a mais do que o Paraná. Na safra atual, a diferença atual é 14,66 milhões de toneladas.          

A liderança na produção de milho é mais recente (2012/13), uma safra após Mato Grosso ter assumido a condição de maior produtor de grãos. Ultrapassou o Paraná, então primeiro colocado, em 2,25 milhões de toneladas. A diferença atual é de 19,3 milhões de toneladas. 

A mais antiga e longeva liderança é a produção de caroço de algodão. Começou na safra de 1996/1997, com 175 mil toneladas, pouco mais de 15 mil toneladas superior ao vizinho Goiás, então segundo colocado no ranking nacional. 

Atualmente, MT responde por quase 70% da produção nacional, enquanto a Bahia, segundo do ranking, produz 851,8 mil toneladas, quase 20% do restante. Sempre seguido de perto pelos baianos, Mato Grosso lidera também a produção nacional de algodão em pluma e em caroço, com, respectivamente, 2 e 5 milhões de toneladas.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Nacional

Entretenimento

Tecnologia

Mais Lidas