Connect with us

Na Capital

Força-tarefa criada pela 1ª dama busca zerar a fila de mamografia do SUS

Publicado em

Normal
0

21

false
false
false

PT-BR
X-NONE
X-NONE

/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:”Tabela normal”;
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-parent:””;
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin-top:0cm;
mso-para-margin-right:0cm;
mso-para-margin-bottom:10.0pt;
mso-para-margin-left:0cm;
line-height:115%;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:11.0pt;
font-family:”Calibri”,”sans-serif”;
mso-ascii-font-family:Calibri;
mso-ascii-theme-font:minor-latin;
mso-hansi-font-family:Calibri;
mso-hansi-theme-font:minor-latin;
mso-fareast-language:EN-US;}

A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, efetivou uma importante parceria com o hospital Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá, nesta segunda-feira (16) para a campanha do Outubro Rosa. O objetivo é instituir uma força-tarefa, entre o hospital filantrópico e a Prefeitura de Cuiabá, para zerar a fila de espera de 3,9 mil pessoas que aguardam a realização da mamografia, exame de rastreio por imagem que revela a existência de sinais precoces do câncer de mama.

“Esse é um mês importante e devemos unir forças para demonstrar a importância da prevenção porque ela é a responsável por grande parte dos casos de cura. Temos a responsabilidade de criarmos mecanismos para garantir a todas essas pessoas a oportunidade de se prevenir o mais rápido possível”, destacou Márcia.

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), irá intermediar o acesso dos pacientes que necessitam do serviço, via Sistema Único de Saúde (SUS).

Essa sistematização, segundo a coordenadora de Regulação da SMS, Lileine Lúcia da Silva, é realizada pelo sistema SISREG, por ordem cronológica, garantindo a autorização ao acesso gratuito do paciente a um local previamente indicado, nesse caso a Santa Casa de Misericórdia.

A central ainda fará toda uma triagem dos pacientes constantes na lista de espera, a partir desta quinta-feira (18), para agendar, organizar e garantir o planejamento inicial, estimado em 60 exames diários.

A Santa Casa de Misericórdia se encarregará de toda a logística e infraestrutura, além de recursos humanos para realizar, em média, 300 exames de mamografia por semana até zerar a lista de espera.

Os atendimentos começarão a partir da próxima segunda-feira (22) em dois turnos, o primeiro na parte da manhã, das 7h às 11h, e o segundo das 14h às 19h.

“Nosso objetivo é dar celeridade nessa fila que, atualmente, se encontra extensa, além de buscar a dignidade e a humanização dos serviços porque, como disse anteriormente, é uma ocasião importante e todos nós devemos trabalhar em prol da prevenção que é a nossa melhor arma contra essa mal”, disse a primeira-dama.

Comentários Facebook
Advertisement

Na Capital

Cuiabá confirma mais dois casos de Monkeypox

Published

on

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, informa:

– Mais dois casos de Monkeypox (Varíola dos Macacos) foram confirmados em Cuiabá; 

– Os dois casos em investigação são referentes a homens, um de 26 e o outro de 44 anos, ambos sem histórico de viagens; 

– Os dois pacientes já foram informados e estão em isolamento domiciliar; 

– Diariamente, a equipe de Vigilância monitora os pacientes, sempre em acordo com as medidas de biossegurança para evitar o possível contágio; 

– Os dois pacientes suspeitos apresentam lesões características da doença, mas sem nenhuma complexidade;

– Os dois indivíduos irão permanecer em isolamento até o desaparecimento completo das lesões (cerca de 2 a 3 semanas, ou até 21 dias).

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Policial

Política MT

Mato Grosso

Nacional

Entretenimento

Tecnologia

Mais Lidas