Nacional
Fernando Haddad critica deputado Eduardo Bolsonaro por ameaça ao STF
Publicado em
21/10/2018 - 15:54por
admin

Em caravana pelo Maranhão acompanhado pelo governador reeleito no primeiro turno, Flávio Dino (PCdoB), o candidato à presidência da República Fernando Haddad (PT) criticou o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL), filho de seu adversário, por uma fala em que o congressista ameaçou “fechar o Supremo Tribunal Federal”.
Leia também: WhatsApp baniu 100 mil usuários por uso irregular – incluindo filho de Bolsonaro
Haddad fez referência a um vídeo em que Eduardo Bolsonaro
, em palestra a concurseiros de Cascavel (PR) em nove de julho deste ano, ameaçou fechar o STF caso a corte impugne a candidatura de seu pai. Em sua fala, Eduardo afirma que bastariam “um soldado e um cabo” para pôr fim às atividades do tribunal. Veja:
“O STF vai ter que pagar pra ver [se resolver impgnar Bolsonaro]. E se pagar para ver, vai ser ele contra nós […] Será que eles vão ter essa força mesmo? O pessoal até brinca lá: se quiser fechar o STF, sabe o que você faz? Não precisa nem de um jipe, você manda um soldado e um cabo, sem querer desmerecer o soldado e o cabo”, disse o filho de Bolsonaro.
Leia também: Vice de Bolsonaro admite que pode haver ‘autogolpe’ militar em caso de anarquia
Para o deputado, a facilidade em fechar o Supremo reside no fato de os ministros não gozarem de popularidade junto aos brasileiros. “O que que é o STF
? Tira o poder da caneta de um ministro do STF, o que que ele é na rua?”, questionou.
Em nota, o Partido dos Trabalhadores
criticou a fala de Eduardo. “A família Bolsonaro parece desprezar as consequências de seus pronunciamentos. O pai, Jair, faz questão de realizar diversas declarações hostis sobre os direitos do povo e das minorias e até mesmo incitações de violência, assim como o filho que não se preocupa em fazer ameaças”, lamentou o PT.
O partido também relembrou outras falas agressivas de Eduardo
contra a corte mais alta da Justiça brasileira. “Em junho desse ano, o deputado já havia questionado o Supremo Tribunal Federal e feito declarações arrogantes como “Alguém precisa parar o STF” e “Enquanto os brasileiros curtem a copa o STF arregaça com o Brasil”, acerca da anulação de busca no apartamento da presidenta do PT, senadora Gleisi Hoffmann, que na época era acusada de um crime sem provas, ao qual foi absolvida por unanimidade”, diz a nota.
À jornalistas, o presidenciável do PSL disse duvidar que o filho gravou o vídeo, e que, caso o tenha feito, sua fala provavelmente fora “retirada do contexto”.
Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente da República, também veio a público repudiar a fala do deputado. “As declarações do Eduardo Bolsonaro
merecem repúdio dos democratas. Prega a ação direta, ameaça o STF. Não apoio chicanas contra os vencedores, mas estas cruzaram a linha, cheiram a fascismo. Têm meu repúdio, como quaisquer outras, de qualquer partido, contra leis, a Constituição”.
Leia também: Votos ‘com certeza’ em Bolsonaro são 48%; Haddad tem 33%


Nacional
Favela Diz: o instituto de pesquisa feito por pessoas da comunidade
Published
13 minutos atráson
11/08/2022 - 13:40By
Da Redação

Um projeto da favela para a favela. Este é o conceito do instituto de pesquisa Favela Diz, lançado na terça-feira (9), em Paraisópolis, comunidade na zona sul de São Paulo. A iniciativa é uma parceria entre o G10, bloco de líderes e empreendedores de impacto social no Brasil; o Sou+Favela, empresa de soluções de mídia pensadas para conectar o mundo empresarial à periferia; e o Cria Brasil, empresa de comunicação localizada em Paraisópolis.
Segundo o presidente do G10 Favelas, Gilson Rodrigues, o Favela Diz foi idealizado no início deste ano e nasceu a partir da vontade de conhecer melhor a população das favelas, que hoje soma aproximadamente 17 milhões de habitantes. Apesar de o G10 atuar nas dez maiores favelas do Brasil, o instituto visa obter a percepção dos moradores de comunidades de todo o país. O Favela Diz é o primeiro instituto em que todo o trabalho é feito por pessoas da favela, e não indivíduos de fora, que desconhecem essa realidade.
Os pesquisadores, explica Rodrigues, são pessoas de dentro das comunidades que foram capacitadas para exercer este trabalho. Mas, mais do que isso, elas foram eleitas para cuidar e monitorar as famílias que ali vivem. Cada um deles cuida diretamente de 50 famílias. Onde ainda não há os presidentes de rua, a ideia é contratar pessoas da própria comunidade para prestar esse serviço. Além de pesquisadores, os chamados “presidentes de rua”, como foram nomeados pelo instituto, viraram também entregadores, analistas informais no banco e outros.
“Essa percepção que a pesquisa traz é a nossa vivência”, afirma o empresário. “Quando alguém fala sobre dados de favela, eu sou esse dado. O diferencial é que é, de fato, da favela para a favela.”
Apesar de ter sido lançado a menos de dois meses para as eleições presidenciais, o Favela Diz não tem como único objetivo realizar pesquisas de cunho eleitoral, sobre intenção de voto — apesar de esta ter sido a primeira pesquisa do instituto, lançada na terça (veja abaixo) . O objetivo é explorar diversas outras questões, como tendências de comportamento e necessidades de consumo dentro das comunidades. E, a partir disso, criar soluções para os problemas que forem identificados.

Em Paraisópolis, por exemplo, falta água todos os dias, de acordo com Rodrigues. Mas, quando isso é denunciado, muitas pessoas não acreditam, por parecer uma situação “surreal” para uma cidade como São Paulo. Quando isso é transformado em pesquisa, em dado científico, há provas concretas. E condições, inclusive, de entrar com um processo judicial contra a prefeitura.
Além da pesquisa divulgada na terça-feira, sobre a intenção de voto para Presidente da República, outras quatro pesquisas já foram realizadas pelo instituto. Duas delas serão lançadas em breve. Trata-se de um perfil sobre a população de Paraisópolis, que completa 101 anos no próximo dia 16 de setembro, e outro sobre os moradores de Heliópolis, também na zona sul de São Paulo. ‘Favelado pode tudo’ Rodrigues é nascido na Bahia, mas cresceu em Paraisópolis. Sua família é natural de Itambé, onde as fortes chuvas provocaram destruição no final do ano passado. Há 70 anos, eles partiram rumo à capital paulista, em busca de uma vida melhor.

Filho de uma mulher surda e muda que teve catorze filhos e morreu cedo, o empresário conta que ficou “largado” no mundo e, a vida toda, cresceu ouvindo que “não viraria gente”. O estereótipo clássico do menino pobre e pardo de origem humilde.
“Eu queria dar certo, queria estudar, trabalhar, dar orgulho para a minha mãe, se ela estivesse viva. Quebrar esse paradigma de que quem nasce e cresce na favela está predestinado a dar errado”, diz.
Rodrigues se destacava dos demais meninos da comunidade. Era “falante” e tinha “muitas ideias”. Se tivesse nascido em berço de ouro, diz, as pessoas o teriam como o “criativo”, o “CEO da empresa” ou o “Presidente da República”. Mas, como era de origem pobre, pensavam: o “futuro trombadinha”.
Inconformado com o fato de que este seria o seu destino, ele construiu um novo olhar sobre si mesmo e, a partir disso, começou a transformar sua vida. Virou presidente do grêmio da escola e, quando se deu conta, havia se tornado o “prefeito” o de Paraisópolis.
No meio do caminho, eis que surge a “nova classe média”, como é chamada a parcela população que ascendeu da classe D para a classe C na metade da década de 2000. O empresário viu nisso uma oportunidade e começou a trazer lojas para Paraisópolis. A favela, antes invisível aos olhos dos empreendedores, começou a virar um princípio de “potência econômica”, ainda que com muitas fraquezas. Havia a vontade de fazer o mesmo com outras comunidades. “Mas como?”, ele se perguntava. Um dia, um dado despertou um estalo.
“Vi uma pesquisa que mostrava que as dez maiores favelas do Brasil movimentam, juntas, R$ 7,9 bilhões. Vi nisso um enorme potencial de mercado e, inspirado no G20 (grupo que reúne as 20 maiores potências do mundo), criei o G10 Favelas”, afirma.
Recentemente, entre 22 e 28 de julho, o G10 internacionalizou oficialmente suas atividades nos Estados Unidos. O empresário esteve em Nova York, representando o G10 Favelas no evento “Semana das Favelas do Brasil em Nova York”. Na ocasião, ele tocou o sino da Bolsa de Valores. Para ele, o ato foi simbólico.
“Nós mostramos aos empreendedores e favelados que podemos estar em Nova York, na Bolsa. Podemos empreender, podemos tudo. Nos contaram mentiras quando disseram que estávamos predestinados a ter uma vida miserável ou entrar para o mundo do crime. Nós nos limitamos até agora, mas podemos nos libertar”, diz.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG .
Fonte: IG Nacional

Favela Diz: o instituto de pesquisa feito por pessoas da comunidade

Na web, Carlos Bolsonaro e ministros ironizam ato pela democracia

Valesca Popozuda causa com ensaio pra lá de sensual: “Trabalhada na transparência!”

PF prende passageiro tentando embarcar com droga adicionada a pó de café, cacau e maca negra

Dia da Padroeira da cidade suspende expediente em São Félix do Araguaia
Policial


Autor de homicídio em Arenápolis é preso em flagrante pelo Polícia Civil
Um homem apontado como autor do homicídio ocorrido na noite de quarta-feira (27.07), no município de Arenápolis (258 km a...


Polícia Civil prende receptador e recupera caminhão roubado da Prefeitura de Colniza
Um caminhão roubado de funcionários da Prefeitura de Colniza (1.065 km a noroeste de Cuiabá), há aproximadamente um ano, foi...


Polícia Civil apreende arma de fogo e prende jovem em flagrante em Cáceres
Policiais civis, da 1ª Delegacia de Polícia do município de Cáceres (225 km a oeste de Cuiabá), apreenderam uma arma...
Política MT


CFAEO promove segunda audiência sobre o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias
Foto: JLSIQUEIRA / ALMT A Assembleia Legislativa de Mato Grosso realizou, na tarde desta quarta-feira (10), audiência pública para discutir...


Deputados aprovam suplementação de 30% no orçamento de 2022
Foto: JLSIQUEIRA / ALMT Em sessão ordinária nesta quarta-feira (10), os deputados estaduais de Mato Grosso aprovaram, em segunda votação,...


CCJR analisa 46 matérias em reunião ordinária
Foto: JLSIQUEIRA / ALMT A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa apreciou 46 matérias durante reunião...
Mato Grosso


Dia da Padroeira da cidade suspende expediente em São Félix do Araguaia
A Comarca de São Félix do Araguaia (1.200 km a nordeste de Cuiabá) comunica suspensão de expediente dia 15 de...


PGJ de Mato Grosso participa de Ato em SP na defesa da democracia
O procurador-geral de Justiça em Mato Grosso, José Antônio Borges Pereira, participou nesta quinta-feira (11), em São Paulo, do ato...


11 de agosto – Dia do Magistrado e da Magistrada é celebrado no Judiciário mato-grossense
A data 11 de agosto tem um significado ímpar e relevante para o Judiciário estadual, como também em nível nacional,...
Nacional


Favela Diz: o instituto de pesquisa feito por pessoas da comunidade
Arquivo pessoal Gilson Rodrigues, presidente do G10 Favelas e um dos criadores do Favela Diz Um projeto da favela para...


Filha presa por roubar R$ 720 mi da mãe é transferida para presídio
Reprodução Redes Sociais – 10.08.2022 Obra de Tarsila do Amaral desviada por golpe de filha contra mãe no Rio Pouco...


Quaest: Rodrigo Garcia empata com Tarcísio no segundo lugar
Rodrigo Garcia (PSDB) assumiu o segundo lugar na disputa pelo governo de São Paulo, indica pesquisa Genial Quaest divulgada nesta...
Entretenimento


Valesca Popozuda causa com ensaio pra lá de sensual: “Trabalhada na transparência!”
Valesca Popozuda deixou a galera do Instagram de boca aberta durante a noite desta quarta-feira (10), ao mostrar mais detalhes...


Lívia Andrade rouba cena com biquíni mini em praia na Florida: “Show de beleza!”
A apresentadora Lívia Andrade deixou a galera com inveja do solzão que está curtindo durante sua viagem à Florida, nos...


Gracyanne Barbosa prova que nunca perdeu gingado: “Tem que respeitar essa mulher!”
Gracyanne Barbosa deixou os internautas babando e espantou o calor esquentando o clima nas redes sociais durante esta quarta-feira (10)....
Tecnologia


Xiaomi lança Redmi Note 9S no Brasil com bateria que dura dois dias
. arrow-options Reprodução Xiaomi lança Redmi Note 9S A Xiaomi anunciou o Redmi Note 9S no Brasil nesta segunda-feira (20)...


Netflix vai transformar game Resident Evil em série
arrow-options Reprodução Resident Evil vai se tornar série da Netflix A Netflix está desenvolvendo uma série baseada na franquia de...


Venda de licença do Windows 7 gera notificação à Via Varejo
arrow-options Unsplash/Tadas Sar Windows 7 teve atualizações descontinuadas O Procon-SP notificou, na última sexta-feira (31), a Via Varejo , empresa...
Mais Lidas
-
Mato Grosso6 dias atrás
Humanização: Centro de Atendimento às Vítimas inicia acolhimento de famílias no Fórum de Cuiabá
-
Entretenimento6 dias atrás
Lexa aposta em look ousado e ‘comissão’ fica à mostra: “A era dark da gata vem aí!”
-
Agro Veracidade6 dias atrás
FRANGO/CEPEA: Valor da carne sobe em julho; filé registra recorde
-
Política MT3 dias atrás
Semana na Assembleia tem audiências públicas e CST’s
-
Mato Grosso6 dias atrás
Gaeco Ambiental e Estado fazem operação após denúncia de “dia do fogo”
-
Mato Grosso6 dias atrás
Confira os plantonistas deste fim de semana
-
Mato Grosso6 dias atrás
Termina domingo prazo de inscrição para seleção na área de Fisioterapia em Apiacás
-
Economia6 dias atrás
Com alta da refeição, 65% dos trabalhadores já optam por marmita