conecte-se conosco


Mato Grosso

Escola de Governo finaliza último módulo do programa Academia de Novos Líderes

Publicado

A Academia de Novos Líderes, programa da Superintendência da Escola de Governo, unidade ligada a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), realizou na última sexta-feira (04.10) o seu último módulo, intitulado “Liderança”.

Nesta última etapa, os 27 servidores de diversos órgãos do Executivo estadual que participaram do programa trabalharam o desenvolvimento das competências de autoconhecimento e dos desafios de uma liderança, por meio de testes, dinâmicas e atividades em grupo.

Na oportunidade, também foi exercitada a capacidade dos futuros líderes de extrair o melhor de cada membro de sua equipe e reforçado o ensinamento de que a liderança independe da função ou cargo ocupado na administração pública.

De acordo com a facilitadora e servidora pública da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), Fernanda Solano, este módulo teve como principal objetivo quebrar paradigmas a respeito da liderança. “As pessoas não nascem prontas, elas necessitam ser desenvolvidas. A nossa meta com o módulo de liderança é fazer com que as pessoas enxerguem que elas podem ser líderes”, disse.

Leia mais:  Escola de Araputanga realiza mostra de iniciação científica

Baseado no método andragógico de ensino, que visa o aprendizado pelas experiências dos próprios alunos, o conteúdo das capacitações da Academia de Novos Líderes é trabalhado por meio de oficinas, nas quais os participantes são desafiados a aplicar os conceitos apresentados.

Participantes desta turma, após iniciarem o programa, ocuparam cargo de liderança na administração pública, como é o caso da diretora executiva da Fundação Nova Chance (Funac), Thais Aguila, que tem aplicado os conhecimentos adquiridos durante o curso na nova função.

“A Academia de Novos Líderes veio para acrescentar o conhecimento que eu já tinha. O programa propiciou o aprimoramento de minhas competências e o conhecimento de liderança e de gestão, que atualmente preciso e já estou aplicando na Funac”.

“É importante ressaltar que o trabalho da Academia é dinâmico e ágil, então você tem um retorno muito rápido do resultado, além dele direcionar o servidor público para ser um desenvolvedor e um grande líder”, acrescentou.

Programa Novos Líderes

O programa Academia de Novos Líderes surgiu da demanda por cursos de capacitação, treinamento e desenvolvimento dos potenciais de futuros gestores dos órgãos do Executivo estadual. Após pesquisa feita pela Superintendência da Escola de Governo (SEG), em maio de 2015, que apontou a necessidade de desenvolvimento das relações humanas e do potencial de liderança dos servidores.

Leia mais:  Comunidade escolar de Várzea Grande tem dia especial com serviços do projeto ‘Bairro Integrado’

Este é o último módulo ofertado pela Academia de Novos Líderes neste ano. Ao todo, foram 16 módulos com conteúdos técnicos, práticos e comportamentais. Como parte da formação, os participantes entregarão no próximo dia 18 de outubro os projetos de inovação que podem ser aplicados em seus locais de trabalho. A cerimônia de entrega dos certificados de conclusão do programa será realizada no dia 12 de dezembro, no auditório da Seplag, às 14h.

(Supervisão de texto de Nayara Takahara).

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Sema e Comitês de Bacias Hidrográficas participam de encontro nacional

Publicado

por

Membros dos Comitês de Bacias Hidrográficas de Mato Grosso e servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) estão participando do XXI Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), que começou nesta segunda-feira (21.10) e segue até sexta-feira (25), em Foz do Iguaçu-PR.

Entre os objetivos principais do Encob está o de possibilitar que os Comitês de Bacias Hidrográficas identifiquem oportunidades e desafios para promoção da gestão integrada das águas, de forma participativa e descentralizada. Além de discutir cenários futuros para os recursos hídricos.

O público participante é formado por representantes dos poderes públicos municipais, estaduais e federal, usuários, Organizações Não-governamentais (ONGs), universidades e todos os interessados no tema. O Encob é uma oportunidade de trocar ideias e experiência de boa gestão dos recursos hídricos e conhecer modelos de gerenciamento das águas aplicados nos estados brasileiros.

Além de workshops, oficinas, exposição de cases e rodas de diálogos, o evento também terá oito roteiros de visitas técnicas, em que os participantes poderão conhecer trabalhos realizados com resíduos solidos, coleta seletiva, educação ambiental e outros temas ligados ao meio ambiente e preservação dos recursos hídricos.

Leia mais:  Em ação conjunta, Sem apreende material de pesca ilegal no Manso

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Nacional

Entretenimento

Tecnologia

Mais Lidas