Política Nacional
‘Eleição de extremos’ faz partidos preferirem neutralidade a apoio a PT ou PSL
Publicado em
23/10/2018 - 05:47por
admin

A votação do segundo turno das eleições, marcada para o próximo dia 28 de outubro, definirá o novo presidente da República e os governadores de 13 estados e do Distrito Federal. Na disputa presidencial, o número de partidos neutros no 2º turno é superior à soma daqueles que declararam apoio a Jair Bolsonaro (PSL) ou a Fernando Haddad (PT).
Leia também: MDB declara neutralidade no 2º turno e aumenta lista de partidos “imparciais”
Na última eleição presidencial, vencida por Dilma Rousseff (PT) contra Aécio Neves (PSDB), o cenário era o oposto. Somente o Psol se declarou neutro naquela disputa, mas, ainda assim, indicou voto contra Aécio e o partido tucano. Neste ano, neutros no 2º turno
são a grande maioria.
Partidos neutros no 2º turno em 2018

Os partidos que anunciaram neutralidade
foram: MDB, PP, PR, PRB, PSDB, Solidariedade, PMN, PHS, Podemos, PV, PPS, DC e Patriota.
Democratas e Novo também se declararam neutros, mas atacaram o PT e indicaram voto contrário a Fernando Haddad. Já o PDT, de Ciro Gomes, e a Rede Sustentabilidade, partido de Marina Silva, declararam “apoio crítico”
a Haddad, atacando o candidato Jair Bolsonaro.
Apoiam a coligação Povo Feliz de Novo, que congrega PT, PCdoB e Pros em torno da candidatura de Fernando Haddad, os seguintes partidos: PSOL, PCB, PDT, PSTU, PPL e PSB. Já Bolsonaro e sua coligação, Brasil Acima de Tudo, Deus Acima de Todos (PSL-PRTB) tem o apoio manifesto de PSC, PTB e PSD.
Nenhum partido saiu da base de apoio
da candidatura de Dilma Rousseff em 2014 para a de Jair Bolsonaro em 2018, enquanto o PSB apoiou Aécio Neves no segundo turno em 2014 e agora está com o candidato petista.
Cientista político analisa cenário de neutros no 2º turno

Para o cientista político Roberto Gondo, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, a ‘onda antipetista’ distancia até mesmo setores mais progressistas da candidatura de Fernando Haddad.
O PDT de Ciro Gomes, por exemplo, declarou “apoio crítico” ao PT e se colocou ao longo da campanha como ‘fogo amigo’ para Haddad. A situação foi escandarada nas declarações de Cid Gomes
, irmão de Ciro, e de Kátia Abreu, ex-candidata a vice-presidente.
“É importante notar os diferentes perfis de ‘ciristas’ [apoiadores de Ciro Gomes]. Há os mais progressistas, de esquerda, que por algum motivo não votaram no PT no primeiro turno, mas naturalmente votarão no segundo. Há os que se identificam com Ciro pessoalmente, sobretudo no Ceará; muitos que tentaram evitar PT x PSL no turno decisivo; e, por fim, outros que não votam mais ou nunca votaram no PT e vão para o nulo ou até para Bolsonaro”, comentou o cientista político.
Gondo avalia que, para os eleitores, a adoção do voto nulo ou branco no segundo turno representa posicionamento crítico de quem não se sente representado por nenhuma das duas opções. “No segundo turno, o nulo/branco não é abrir mão da respondabilidade. No primeiro turno é diferente, porque havia outros 11 candidatos e o voto nulo/branco é um voto fora do sistema, contra ele.”
Situação complicada vive o PSDB, que perdeu espaço nessas eleições e sofreu com o momento de insatisfação que levou a população a algo mais radical, como o PSL, partido que passou de 8 para 52 cadeiras na Câmara a partir de 2019 e lidera as pesquisas de intenção de voto para presidente, como reitera Gondo. “É importante observar que, sob a influência negativa de Aécio Neves, a população abandonou o PSDB e achou uma linha antipetista mais radical.”
Leia também: “Doria surfa em qualquer onda”, diz França sobre apoio do tucano a Bolsonaro
Na campanha para o primeiro turno, Alckmin atacou Haddad e Bolsonaro e se colocou como uma candidatura diferente, longe dos extremismos. Hoje, seu partido está fragmentado quanto à disputa entre PT e PSL, sobretudo devido à posição adotada pelo candidato tucano ao governo do Estado de São Paulo, João Doria.
Doria entrou em rota de colisão com Alckmin, presidente nacional do PSDB, e passou a defender o ‘ BolsoDoria
’, que seria uma união entre ele e Jair Bolsonaro, enquanto outras lideranças do partido, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, demonstram rejeição menor a Haddad na atual situação.
“A insegurança com a polarização causou o racha e faz com que figuras como o Doria surjam e criem instabilidade dentro do partido. O partido, para se reestruturar, precisa buscar reorganização do seu modelo tradicional”, avalia o cientista político.
Os ‘partidos de governabilidade’, do famoso centrão, “agem de acordo com seus interesses em apoios e cargos em ministérios, mas no período eleitoral fogem do Partido dos Trabalhadores, mas também não se associam a Bolsonaro pelo discurso inflamado e o receio com as políticas que serão adotadas em um eventual governo”, conforme analisa Gondo. Quem apoia, o faz, de modo geral, veladamente, para não atrair a rejeição. Uma exceção é o PSD, que nessa semana comunicou apoio
ao candidato do PSL.
O MDB, partido do presidente Michel Temer, declara-se neutro e deve seguir a tendência das legendas que foram base de apoio de Temer no Congresso, inicialmente apoiando o candidato que for eleito, o que é de praxe na história política brasileira.
A postura do PSL na reta final é de silêncio e de evitar a participação de Bolsonaro em debates programados, mesmo após liberação médica para participação do candidato.
“É uma candidatura imatura e cheia de conflitos comunicacionais entre Bolsonaro, seu candidato à vice-presidente, General Mourão, e Paulo Guedes, nome forte para a economia. Vendo isso, a postura de silêncio é adotada, para não dificultar o processo que está próximo de obter sucesso”, opina o cientista político do Mackenzie.
A candidatura de Fernando Haddad buscou, no segundo turno, dialogar com o centro e tentar aproximação de setores mais conservadores
, mudando o discurso nos programas eleitorais, nos eventos e nas entrevistas concedidas para a imprensa.
Leia também: 73% dos brasileiros querem Bolsonaro nos debates, mas ele diz que não vai
Os partidos neutros no 2º turno
buscam se desassociar das imagens dos dois candidatos à presidência, que tem, por diferentes motivos, taxas de rejeição altíssimas, e, portanto, é visto como perigoso declarar abertamente o apoio.


Política Nacional
Bolsonaro e Lula se atacam em rede social durante posse de Moraes
Published
8 horas atráson
16/08/2022 - 21:40By
Da Redação

Perfis de Bolsonaro (PL) e Lula (PT) atacaram-se nas redes sociais durante a cerimônia de posse de Alexandre de Moraes como presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) . O petista e o atual presidente estavam sentados um de frente para o outro no evento.
A conta de Bolsonaro acusou o PT de causar a maior recessão da história do país durante os governos de Lula e Dilma. Também foi publicado que os petistas entregaram o Brasil com o “maior esquema de corrupção” no governo.
“Lula e Dilma deixaram para os brasileiros um país devastado, com 15 milhões de desempregados, prejuízos bilionários nas estatais e obras inacabadas, além do maior esquema de corrupção, o maior número de assassinatos e a pior década para a economia de toda a nossa História”, diz a postagem.
– Sem guerra e pandemia, o PT entregou o país à pior recessão de nossa história. Em meu governo, mesmo com pandemia e guerra, benefícios sociais foram ampliados, milhões de empregos foram gerados e a economia voltou a crescer. Eles quebraram o Brasil. Nós quebramos paradigmas.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) August 16, 2022
Já o perfil do ex-presidente deu um retweet em um post do geógrafo e analista ambiental Pedro Ronchi. A postagem original foi feita no dia 14 de agosto e exalta a criação do SAMU durante o governo de Lula.
“A escolha na eleição é entre o candidato que criou o SAMU e o candidato que imitou pessoas morrendo sem ar na pandemia.”
Os administradores da conta do petista se limitaram a retweetar a mensagem e escrever no post “Dois lados”.
Dois lados. #EquipeLula https://t.co/zEZu6Udbeq
— Lula 13 (@LulaOficial) August 16, 2022
Posse de Alexandre de Moraes no TSE
O ministro Alexandre de Moraes tomou posse nesta noite de terça-feira (16) como novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), durante cerimônia em Brasília. O ministro Ricardo Lewandowski foi empossado como vice-presidente do TSE.
Moraes e Lewandowski estarão à frente do tribunal durante as eleições deste ano. Os eleitores escolherão presidente, senadores, governadores, deputados federais e estaduais em outubro.
Estiveram presentes na cerimônia os ex-presidentes Michel Temer, José Sarney, Lula e a ex-presidenta Dilma Rousseff. O ex-chefes do Executivo sentaram-se na frente ao atual presidente Jair Bolsonaro (PL), que fiocu ao lado de Edson Fachin, ex-presidente do TSE, e Rodrigo Pacheco, presidente do Senado Federal.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Política

Advogada suspeita de atuar na fuga de Marcola vai a prisão domiciliar

Bolsonaro e Lula se atacam em rede social durante posse de Moraes

Moraes assume TSE e defende a democracia e a segurança nas eleições

Juliana Paes exibe um de seus mais ousados ensaios com maiô revelador: “Perfeição””

6 hábitos que prejudicam o desempenho do cérebro
Policial


Autor de homicídio em Arenápolis é preso em flagrante pelo Polícia Civil
Um homem apontado como autor do homicídio ocorrido na noite de quarta-feira (27.07), no município de Arenápolis (258 km a...


Polícia Civil prende receptador e recupera caminhão roubado da Prefeitura de Colniza
Um caminhão roubado de funcionários da Prefeitura de Colniza (1.065 km a noroeste de Cuiabá), há aproximadamente um ano, foi...


Polícia Civil apreende arma de fogo e prende jovem em flagrante em Cáceres
Policiais civis, da 1ª Delegacia de Polícia do município de Cáceres (225 km a oeste de Cuiabá), apreenderam uma arma...
Política MT


TVAL fará entrevistas com candidatos ao Senado e ao governo de MT
Foto: JLSIQUEIRA / ALMT A TV Assembleia, canal 30.1, dá início, nesta terça-feira (16), às gravações de entrevistas com os...


CFAEO promove segunda audiência sobre o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias
Foto: JLSIQUEIRA / ALMT A Assembleia Legislativa de Mato Grosso realizou, na tarde desta quarta-feira (10), audiência pública para discutir...


Deputados aprovam suplementação de 30% no orçamento de 2022
Foto: JLSIQUEIRA / ALMT Em sessão ordinária nesta quarta-feira (10), os deputados estaduais de Mato Grosso aprovaram, em segunda votação,...
Mato Grosso


Balanço inclui prisão em flagrante e diversos materiais apreendidos
Contratos de compra e venda, nove aparelhos celulares, documentos timbrados da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e material...


Na busca pelo primeiro mandato na AL, Juca do Guaraná quer ‘levar o povo’ para a Casa de Leis
Para o candidato a deputado estadual pelo MDB em Mato Grosso, Juca do Guaraná Filho, a presença do agente político...


Verde Novo participa do Projeto Multiação no próximo sábado, dia 20
O Projeto Verde Novo, que promove ações de conscientização ambiental, plantio e distribuição de mudas na Capital de Mato Grosso,...
Nacional


Advogada suspeita de atuar na fuga de Marcola vai a prisão domiciliar
Reprodução/redes sociais Advogada Kássia Regina Brianez, de 41 anos A advogada Kássia Regina Brianez Trulha de Assis, de 41 anos,...


Brumadinho: Vale é multada em R$ 86 mi com base na Lei Anticorrupção
Vinicius Mendonça/ Ibama Rompimento da barragem Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho A Controladoria-Geral da União (CGU), órgão federal com...


Datacenter da Prefeitura do Rio segue fora do ar após ataque hacker
FreePik Hacker Pelo segundo dia consecutivo, o Datacenter da Prefeitura do Rio continua fora do ar. O sistema, que sofreu...
Entretenimento


Juliana Paes exibe um de seus mais ousados ensaios com maiô revelador: “Perfeição””
A atriz global, Juliana Paes, usou seu Instagram na tarde desta terça-feira (16), para exibir alguns detalhes de seu novo...


Mirella provoca fãs com ensaio picante: “Quer ver mais do meu conteúdo?!”
A funkeira e influenciadora digital Mirella, resolveu deixar seus fãs simplesmente impressionantes com o novo vídeo de seu ensaio que...


Ivy Moraes posa com blusa aberta e mostra demais: “É muita beleza em um corpo só!”
A ex-participante do Big Brother Brasil e influenciadora digital, Ivy Moraes, compartilhou um ensaio fotográfico na tarde desta terça-feira (16)...
Tecnologia


Xiaomi lança Redmi Note 9S no Brasil com bateria que dura dois dias
. arrow-options Reprodução Xiaomi lança Redmi Note 9S A Xiaomi anunciou o Redmi Note 9S no Brasil nesta segunda-feira (20)...


Netflix vai transformar game Resident Evil em série
arrow-options Reprodução Resident Evil vai se tornar série da Netflix A Netflix está desenvolvendo uma série baseada na franquia de...


Venda de licença do Windows 7 gera notificação à Via Varejo
arrow-options Unsplash/Tadas Sar Windows 7 teve atualizações descontinuadas O Procon-SP notificou, na última sexta-feira (31), a Via Varejo , empresa...
Mais Lidas
-
Na Capital7 dias atrás
Secretaria de Educação realiza formação para coordenadores, professores e assessores pedagógicos que atendem a 3ª infância e meninice
-
Mato Grosso6 dias atrás
Apiacás anuncia classificação de seletivo para credenciamento de fisioterapeuta
-
Política MT7 dias atrás
Deputados aprovam suplementação de 30% no orçamento de 2022
-
Entretenimento6 dias atrás
Aos 65 anos, Christina Rocha rouba cena em praia por boa forma: “Ela é igual ao vinho!”
-
Mato Grosso7 dias atrás
Justiça Restaurativa encerra semana de atividades na Comarca de Campo Verde
-
Política Nacional6 dias atrás
Marqueteiro de Ciro Gomes é internado em SP com princípio de AVC
-
Política MT6 dias atrás
CFAEO promove segunda audiência sobre o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias
-
Mato Grosso7 dias atrás
Violência doméstica: guia prático é lançado em colóquio da Rede de Enfrentamento