conecte-se conosco


Na Capital

Defesa Civil convida população para observar o eclipse lunar que acontece nesse domingo (15) no Parque Tia Nair

Publicado

O Instituto de Física da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e o Clube de Astronomia de Mato Grosso convida a todos para prestigiar o eclipse lunar que acontece no próximo domingo (15). A contemplação do fenômeno celeste ocorre, a partir das 21h30, no mirante do Parque Tia Nair. A ação conta com apoio da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Defesa Civil e do Rotary Club de Cuiabá. 

O eclipse lunar total, que resulta no fenômeno conhecido como ‘lua de sangue’, é um fenômeno astronômico que acontece quando a Terra está posicionada entre o Sol e a Lua e bloqueia a chegada de luz até a superfície lunar. 

“O eclipse será visível em Cuiabá e começará às 21h32, com o início do eclipse penumbral, quando a sombra da Terra começará a cobrir a superfície lunar.  O eclipse completo terá início às 23h29, com sua parte máxima às 00h11 e término às 00h53”, explicou o organizador da ação, coronel Paulo Wolkmer.

“Será um evento espetacular onde a penumbra da Terra, a parte mais escura de sua sombra, cobrirá completamente a Lua.  Como uma Lua totalmente eclipsada geralmente é colorida de vermelho, os eclipses lunares totais também são chamados de Luas de Sangue”, acrescentou.

Comentários Facebook
publicidade

Na Capital

Prefeitura realiza abertura de envelopes de preços das propostas para reforma e ampliação de centros comunitários

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Adjunta Especial de Licitação e Contratos (SAELC), realiza, na próxima segunda-feira (23), a abertura de envelopes das propostas de preço pertinentes a reforma e ampliação dos centros comunitários dos bairros Dr Fábio I, Dom Aquino e Grande Terceiro, a  partir das 9h, na sede da Pasta, situada no 5º andar do Palácio Alencastro. 

O prefeito Emanuel Pinheiro, que tem como premissa a inclusão e integração social e afirmou que os espaços têm como objetivo fomentar a identidade das regiões, transformando-se em um ambiente de lazer confortável e acolhedor à disposição da população. 

“Nosso desejo é alcançar isso em todos os bairros de Cuiabá, de ponta a ponta, mas temos limites de gastos a serem cumpridos, mas aos poucos estamos fazendo, abrindo as licitações, ouvindo o mercado e promovendo as melhorias. Stopa está em contato com as lideranças comunitárias também, abrindo as portas da gestão, aqui é uma casa do povo, de todos nós”, declarou o gestor. 

A portaria n° 304/22 foi publicada no dia 22 de março na Gazeta Municipal tem como finalidade a contratação de uma empresa de engenharia para promoção dos serviços nas respectivas localidades citadas. 

O horário de atendimento da SAELC é das 08:00 às 12:00hs e das 14:00 às 18:00h. Mais informações podem ser obtidas pelos canais de comunicação e-mail:  [email protected] ou pelo telefone: (65) 3645-6241. 

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Nacional

Entretenimento

Tecnologia

Mais Lidas