Connect with us

Na Capital

Decoração externa do MISC é arrancada por vândalos e polícia deve ser acionada

Publicado em

Parte das bandeiras coloridas que compunham a fachada do Museu de Imagem e do Som de Cuiabá (Misc), vem sendo arrancada por vândalos nas últimas semanas. A decoração, inspirada nas cores do arco-íris, faz referência à mostra de artistas LGBTQI+ “Viver é um Ato Político: Nossa Arte é Nossa Voz”, e estava instalada no edifício histórico desde o final de setembro, quando a exposição foi inaugurada.

De acordo com o diretor do Museu, Cristóvão Gonçalves, neste período ele e sua equipe chegaram a ser interpelados por cidadãos, que questionaram decoração. “Reparamos que as bandeiras das janelas mais baixas sumiram primeiro. Pensamos que seria acidente. Mas depois o mesmo aconteceu nas janelas mais altas”, diz.

Diante disso, a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo garante que um boletim de ocorrências será registrado e que o caso deverá ser investigado pela Polícia. “Não podemos dizer o que motivou a ação. Contudo, a depredação do patrimônio público é crime e deve ser investigada pelas autoridades competentes”, explica o secretário adjunto de Cultura, Justino Astrevo.

À época da abertura, o curador da mostra, Rodolfo Carli falou sobre a importância de realizar um evento do tipo, designando-o como fruto do trabalho de LGBT’s. “A questão é reforçar a existência desses cidadãos, que ainda vivem rodeados de preconceitos e desigualdade. Nós estamos aí no mercado, nas escolas, nos museus, nos teatros, repartições públicas, como todo mundo. O Intuito é incluir, não separar.”

A Prefeitura de Cuiabá reforça o repúdio a qualquer ato de intimidação, intolerância ou violência, praticado contra indivíduos ou grupos. Nesse contexto o Misc também destaca seu compromisso de abrigar as mais variadas formas de expressão, dando oportunidade para que diferentes artistas ocupem o espaço e promovam seus trabalhos.

Segundo Cristóvão isso é importante para que a população encontre esperança em momentos de polaridade. “Muitos LGBTQI+ estão sendo exterminados, mortos pelo preconceito, violência ou suicídio. Nosso papel é abrir este espaço para incentivá-los a resistir e pra que, a população que ainda têm ressalvas, possa conhecer sua produção. A ideia é que a sociedade reconheça esta contribuição para cultura regional”, finaliza.

Comentários Facebook
Advertisement

Na Capital

Programa Enxergar é Humanizar é destaque nacional em encontro realizado pela Fundação Abrinq

Published

on

O prefeito Emanuel Pinheiro destacou, durante a live desta terça-feira (9), a participação de Cuiabá no encontro promovido pela Fundação Abrinq. O evento, realizado no formato on-line, reuniu prefeitos da região Centro-Oeste e tratou de ações relacionadas ao Programa Prefeito Amigo da Criança. O destaque foi o Programa Enxergar é Humanizar, criado pela gestão Emanuel Pinheiro em 2019.

Na live, Emanuel Pinheiro falou sobre os avanços que a cidade vem conquistando, se transformando num modelo também nos cuidados com as crianças e adolescentes. No encontro da Abrinq, o gestor foi representado pela secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado. A secretária-adjunta de Direitos Humanos, Christiany Fonseca, também participou do encontro, representando a secretária de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Janayna Ferreira de Jesus.

“Cuiabá e a gestão Emanuel Pinheiro fizeram bonito em nível nacional durante o encontro da Abrinq. A secretária Edilene e a secretária-adjunta Chistiany puderam expor ao Brasil os avanços e as conquistas em todos os cuidados que temos com as crianças. Divido com vocês o sucesso na nossa gestão principalmente no apoio, no acolhimento, no amor, nas políticas públicas efetivas de inclusão e de justiça social, também das nossas crianças, nosso maior patrimônio”, ressaltou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Encontro da Fundação Abrinq

No encontro promovido pela Fundação Abrinq foram apresentadas oportunidades para o planejamento de políticas públicas voltadas à infância e adolescência no campo das Políticas Sociais, com foco nas boas práticas e destaques regionais.

Os Municípios de Cuiabá e Querência, no Mato Grosso, Goianésia/GO e Nova Andradina/MS apresentaram suas práticas na implementação das Políticas Sociais para Crianças e Adolescentes, considerando as especificidades de seus territórios.

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, falou sobre a rede pública que atende a mais de 57 mil estudantes matriculados e as ações e Programas desenvolvidos pela gestão como os Programas de Alfabetização Cuiabano (ProAC), Enxergar é Humanizar, Bom de Bola Bom de Escola, MPT na Escola (de prevenção contra o trabalho infantil).

“O foco da gestão Emanuel Pinheiro hoje é a alfabetização dos nossos estudantes e a recuperação das habilidades perdidas durante a pandemia. Nesse sentido, a gestão investe na formação continuada e apoio aos profissionais da educação, na ampliação do número de salas de apoio pedagógico, no monitoramento dos estudantes e no trabalho com material estruturado”, destacou a secretária Municipal de Educação Edilene de Souza Machado. 

Reinaldo Cardoso, da Fundação Abrinq, falou sobre o Programa Enxergar é Humanizar. “A política de Educação, trabalhando junto com a saúde e a assistência social. Achamos a iniciativa muito interessante”, disse ele durante o evento.

Prefeito Amigo da Criança

Os gestores que formalizaram sua adesão ao Programa Prefeito Amigo da Criança inscrevem iniciativas e ações em 8 eixos, voltados a promoção de vida saudável, acesso à educação de qualidade; proteção; protagonismo; redução de risco de desastres naturais e migração; processos de gestão; desenvolvimento sustentável e primeira infância.

Durante a gestão, as ações e os resultados obtidos são avaliados, de acordo com as metas estabelecidas pelo Município. Os indicadores de avaliação consideram os diferentes graus de avanço, a institucionalidade da política, o aprimoramento dos mecanismos de participação e a ampliação da destinação orçamentária. 

Os gestores municipais que conseguem avançar, cumprir, consolidar e institucionalizar os processos de planejamento e de participação social, além de apresentar evolução significativa dos indicadores sociais, são reconhecidos e recebem o prêmio Prefeito Amigo da Criança.

Por quatro vezes a gestão municipal de Cuiabá participou do programa e o prefeito Emanuel Pinheiro, o segundo reconhecido como Prefeito Amigo da Criança.

A sétima edição do prêmio refere-se ao período 2021-2024.

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Policial

Política MT

Mato Grosso

Nacional

Entretenimento

Tecnologia

Mais Lidas