Connect with us

Na Capital

Criado com fins terapêuticos, coral Educanto reúne 34 servidores da Secretaria de Educação

Publicado em

O coral Educanto da Secretaria Municipal de Educação (SME) se apresentou nesta quarta-feira (17) na Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat), do Hospital Universitário Júlio Muller. Formado por 34 servidores da SME, o coral foi criado em 2016 com fins terapêuticos pelas Coordenadorias de Saúde do Trabalhador e Psicossocial, da Diretoria de Recursos Humanos (DRH).

A assessora pedagógica da coordenadoria de Formação da Diretoria de Ensino, Eliane de Castilho Lírio, atual regente do grupo, falou sobre o trabalho desenvolvido. Graduada em Educação Artística, com habilitação em Música pela Universidade Federal de Mato Grosso (2001), Especialista em Fundamentos da Musicoterapia pelo Instituto Brasileiro de Pós-graduação e Extensão (2003) e mestre em estudos de Cultura Contemporânea com ênfase em música, explicou que a musicoterapia busca a melhoria de qualidade de vida.

Segundo ela, a prática do canto coral é uma das atividades que podem ser desenvolvidas dentro desse segmento, a musicoterapia, sendo uma importante aliada para a promoção da qualidade de vida uma vez que se trata de uma ferramenta de socialização, de relação interpessoal e afetiva, e auxiliar no desenvolvimento de potencialidades físicas e psicoemocionais, além de promover cultura no âmbito do trabalho.

“O canto coral como atividade de musicoterapia pode beneficiar as pessoas de várias formas, seja aquelas que estejam necessitando de alívio, apoio, reabilitação ou de um tratamento preventivo e fortalecimento da autoestima. No nosso caso, essa prática vai além das questões musicais, abrangendo a prevenção e tratamento de doenças ocupacionais”, explicou Eliane Castilho.

O coral acolhe os servidores da Secretaria e, prioritariamente, aqueles que se encontram em licença médica, ou em readaptação de função.

Na apresentação durante a Sipat Integrada do Hospital Júlio Muller, o coral cantou clássicos da música popular brasileira e também cuiabana, ‘Maria, Maria’, de Milton Nascimento, ‘Viola de Cocho’, de Abel Santos e ‘Estrela’, de Victor Ramil.

Desde que foi criado, o coral Educanto vem ampliando suas atividades, realizando apresentações em vários eventos como na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em junho do ano passado, durante a Mostra Estadual do EdPopSUS-MT: “A invenção do Cotidiano: diálogo e cuidado em saúde” e, também no ano passado, num evento realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, no encerramento das atividades da Biblioteca Estevão de Mendonça, Palácio da Instrução, além de eventos internos da SME, entre outros.

Este final de ano, além dos eventos internos da SME, o coral se prepara para novas apresentações fora da Secretaria como no próximo domingo (21), às 16 horas, no 2º dia de Sensibilização à perda Gestacional, neonatal e infantil realizada pela ONG Mães de Anjos no Parque das Águas.

Comentários Facebook
Advertisement

Na Capital

Secretaria de Mobilidade Urbana notifica proprietários de veículos apreendidos e não retirados

Published

on

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) publicou, nesta segunda-feira (15), o edital de notificação para realização de um novo leilão de veículos apreendidos, recolhidos e removidos há mais de 60 dias, que não foram retirados dentro do prazo, conforme a legislação.

O documento notifica os respectivos proprietários dos veículos, assim como os bancos e/ou financeiras e seguradoras, relacionados a seguir, para, querendo, quitarem seus débitos e evitarem a alienação. O prazo para a retirada dos veículos é de 60 dias, improrrogável, contados a partir da data de publicação.

O não atendimento da notificação implica na adoção das medidas legais amparadas na forma do art. 328 do Código de Trânsito Brasileiro e Resolução nº 623 de 06 de setembro de 2016 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

A relação de veículos obedecerá a seguinte ordem: Nome do proprietário e/ou nome do agente financeiro, arrendatário ou com direitos o veículo, placa, renavam, chassi, ano fabricação/ano modelo, marca/modelo do veículo.

Os automóveis e sucatas que permanecerem no pátio serão leiloados pela empresa Foco Leilões, nas modalidades presencial e online, em sessão pública. As datas para a realização do leilão serão brevemente informadas.

Confira em anexo o edital de notificação:

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Policial

Política MT

Mato Grosso

Nacional

Entretenimento

Tecnologia

Mais Lidas