Connect with us

Na Capital

Campeonato Bola Cheia inclui times femininos e incentiva prática esportiva entre jovens

Publicado em

O Estádio Eurico Gaspar Dutra, Dutrinha, será palco para a abertura da segunda edição do Campeonato Bola Cheia, na terça-feira (16). O evento, realizado pela Prefeitura de Cuiabá, em parceria com a Federação Mato-grossense de Futebol (FEF-MT), contempla jovens de bairros periféricos e este ano inclui times femininos em sua programação.

Segundo o titular da Secretaria de Cultura, esporte e Turismo, Francisco Vuolo, a novidade representa uma oportunidade para que as meninas participem de um campeonato oficial. “Em razão do sucesso do ano passado nós conseguimos reeditar o projeto, com uma proposta que vem ao encontro do que prega o prefeito, Emanuel Pinheiro, que é oportunizar”, diz.

No total foram inscritas 10 equipes masculinas e seis femininas. Para o primeiro caso, o limite de idade é de 16 anos, enquanto para o segundo, de 18 anos, com exceção de, no máximo, três jogadoras com até 23 anos por time. As disputas se estendem até o final de novembro, quando os campeões serão conhecidos.

Na premiação estão inclusos uniformes e materiais para os treinos, além de troféus e medalhas. “É uma maneira de incentivar a prática pelos bairros da Capital. Por isso procuramos parcerias com departamentos que já atuam de forma organizada com o futebol em suas regiões”, explica Vuolo.

O primeiro jogo acontece às 19h e deverá ser assistido por representantes de importantes times de Cuiabá, convidados pela Prefeitura. “A habilidade dos jogadores pode despertar o interesse nos profissionais e também queremos explorar essa possibilidade. O foco principal, contudo, é a formação do cidadão, primando pela disciplina, pelo respeito aos adversários. É daí que surgem os grandes craques.”

De acordo como secretário adjunto de Esportes, Edilson Odilon, os jogos serão realizados nos miniestádios espalhados por Cuiabá e contarão também com apoio logístico da Prefeitura, que garantirá o acesso de todas as equipes. Além disso, a equipe de arbitragem oficial será cedida pela FEF-MT.

O técnico do time masculino do Parque Atalaia, Odenil Valeriano (Pio), conta que sua equipe chegou a semifinal em 2017 e que agora os meninos vem se preparando para alcançar o título. Sendo assim, todas as iniciativas do tipo são bem-vindas pela comunidade, uma vez que estimula que os adolescentes pratiquem esportes.

Diretor do time feminino, ele também cita a importância da inclusão das garotas no Campeonato. “Agora as meninas que, antes ficavam de fora, poderão participar, ser vistas e valorizadas. Isso faz com que elas ganhem cada vez mais espaço e cresçam também no meio social, uma vez que muitas já são excluídas de outros contextos. A questão é sempre incluir”, finaliza.

Comentários Facebook
Advertisement

Na Capital

Emanuel Pinheiro lamenta falecimento do prefeito de Pedra Preta, Nelson Orlato

Published

on

O prefeito Emanuel Pinheiro externa o seu lamento pela morte do prefeito do município de Pedra Preta, Nelson Orlato, aos 74 anos. O falecimento foi confirmado na tarde deste domingo (14), por conta de um câncer no pâncreas que enfrentava há cerca de um ano.  

Natural da cidade de Osvaldo Cruz, situada no interior de São Paulo, ele transformou-se em uma figura importantíssima para Pedra Preta, onde morava desde 1974 e possui grande colaboração no desenvolvimento do município como empreendedor no campo de cereais. 

“Com toda certeza, sua partida causa dor e tristeza. Mas, a imagem que fica é a de uma pessoa brilhante, visionária e, principalmente, amorosa com todos aqueles que estavam ao seu redor. Tive a honra de vivenciar tudo isso pessoalmente quando trabalhamos juntos com o então deputado federal Jonas Pinheiro. Nelson foi mais um amigo que a política me deu e que levo para sempre em meu coração”, lembra Emanuel. 

Nelson estava no seu terceiro mandato como prefeito de Pedra Preta e, mesmo lutando contra a doença, continuava cumprindo expediente na Prefeitura. Nessa gestão, ele tinha como principal projeto a criação do primeiro distrito industrial do município. 

Nelson deixa a esposa Míriam Santana Orlato, e três filhos: Rivaldo Torres Orlato, Tatiani Santana Orlato e Viviane Santana Orlato. O velório do corpo de Orlato será na Câmara de Vereadores de Pedra Preta, onde também ocupou uma cadeira e teve a honra de presidir a Casa por dois anos. 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Policial

Política MT

Mato Grosso

Nacional

Entretenimento

Tecnologia

Mais Lidas