Política Nacional
Bolsonaro lidera debate no Instagram com resposta à Anitta, diz estudo
Publicado em
25/07/2022 - 17:40por
Da Redação

O discurso do presidente Jair Bolsonaro (PL) contra a militância ambiental e em resposta à cantora Anitta dominou o debate socioambiental nas redes sociais. No Instagram, o chefe do Executivo liderou com 4,5 milhões de interações; no Facebook, foi o segundo lugar — atrás apenas de uma página de notícias —, com 2 milhões de interações; no Twitter, foi o oitavo lugar, mas com apenas um post teve um engajamento de 25,9K. Os dados fazem parte do relatório mensal do “Projeto de Pesquisa Infodemia Socioambiental”, do Netlab, grupo de pesquisa da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
No Instagram, Bolsonaro teve o post de maior repercussão em maio (797,781 curtidas e 77,276 comentários) no tema ao responder a cantora Anitta, uma das maiores influenciadoras nas redes sociais, que afirmou que o ator Leonardo DiCaprio “sabe mais sobre a importância da nossa Floresta Amazônica do que o presidente do Brasil”. Na publicação, Bolsonaro rebateu a crítica com dados sobre a preservação das florestas brasileiras.
“Justamente por sabermos da importância da natureza que Deus nos deu, em especial da NOSSA Amazônia, temos a matriz energética mais limpa entre os países do G20 e mantemos mais de 60% da nossa vegetação nativa intacta. Ninguém preserva mais que nós! Talvez o Leo não saiba disso. (…) Espero que a Anita tenha aproveitado a oportunidade para aconselhar Leo a abrir mão de seus jatinhos e iate. Esses veículos soltam mais CO2 na atmosfera em um dia do que dezenas de famílias brasileiras em um mês”.
No Facebook, o presidente mostrou que domina a discussão ao lado de outras figuras do bolsonarismo, como a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e o senador Flávio Bolsonaro (PL). Entre as narrativas com mais engajamento de Bolsonaro, está postagem que repercute o seu encontro com o empresário Elon Musk (338,624 mil reações, 19,194 mil comentários e 30,001 mil compartilhamentos), em que alega ter planos para intensificar o apoio aos moradores da região da Amazônia, atraindo assim, investimentos para o desenvolvimento econômico e sustentável.
O presidente também capitalizou com o vídeo de um indígena como personagem principal. No clipe, um indígena da tribo Xavante, do estado do Mato Grosso, demonstra seu apoio a Bolsonaro em meio a uma manifestação (104,814 mil reações, 6,270 mil comentários e 34,724 mil compartilhamentos). Ao ser perguntado o porquê de apoiá-lo presidente, o indígena defende a tese da liberdade de trabalhar em suas próprias terras, conquistada a partir do governo atual.
No twitter, o mesmo post em reposta à cantora Anitta teve amplo engajamento.
O projeto analisa quatro eixos temáticos: Uso da Terra, Agro e Infraestrutura, Indígenas, Quilombolas e Povos Tradicionais, Incêndios Florestais e Clima, Energia e Soluções. O objetivo é entender como o tema vem circulando nas redes sociais, a mídia regional, desinformação e discursos de ódio contra os povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG .
Fonte: IG Política


Política Nacional
Brasília: defesa de hacker da Lava-Jato relata ameças após reunião
Published
7 horas atráson
14/08/2022 - 14:05By
Da Redação

Após acompanhar o hacker Walter Delgatti, conhecido como “Vermelho”, em reuniões em Brasília na semana passada, o advogado Ariovaldo Moreira registrou um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil de São Paulo alegando estar recebendo ameaças de morte.
Ariovaldo e Delgatti viajaram a convite da deputada bolsonarisa Carla Zambelli (PL-SP) , no domingo passado. Na capital federal, participaram de reuniões com integrantes da campanha do presidente Jair Bolsonaro e com o chefe do PL, Valdemar Costa Neto. Delgatti também esteve no Palácio da Alvorada para uma agenda com Jair Bolsonaro.
O plano de Zambelli, segundo ela relatou a interlocutores, era de que o hacker que ficou famoso por revelar mensagens de integrantes da Operação Lava-Jato integrasse uma equipe de consultores contratados para fiscalizar as urnas eletrônica.
A deputada, porém, se desentendeu com o advogado, a quem acusa de ter cobrado uma compensação financeira — o que o advogado nega.
O Boletim de Ocorrência relatando as ameaças foi registrado às 22h14 deste sábado, na delegacia da Polícia Civil de Araraquara, cidade onde o advogado mora. No documento, obtido pelo GLOBO, o advogado diz que, após abdicar da defesa de Delgatti, e retornar a Araraquara, “recebeu ameaças de morte envolvendo seus familiares”.
O advogado informou ao delegado de plantão que as ameaças aconteceram “após retorno de reunião com autoridades relacionadas ao governo federal em Brasília”.
As ameaças chegaram via mensagens de texto e também por meio de áudios. O destinatário se identificava, no perfil, apenas pelo nome de “morte”. Ao GLOBO, Ariovaldo disse estar assustado.
“Eu nunca fui ameaçado na minha vida. Disseram que vão matar todo mundo”, relatou o advogado, que defendeu Delgatti em outros casos, antes mesmo da Operação Spoofing vir à tona.
Procurada para comentar o caso, a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo ainda não se manifestou.
Ida a Brasília Preso em 2019 na Operação Spoofing, Delgatti foi o responsável por invadir o Telegram e copiar diálogos de integrantes da Operação Lava-Jato. Conforme O GLOBO mostrou, o plano de Zambelli era que ele fosse contratado como um especialista em ataques cibernéticos pelo Instituto Voto Legal, indicado pelo PL ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para auditar as eleições em outubro — a instituição ainda aguarda o credenciamento da Corte.
Segundo ela detalhou a pessoas próximas, o principal argumento para contratá-lo era que ninguém dos partidos de esquerda iria querer contestar o trabalho do hacker que revelou a chamada “Vaza Jato”— os dados vazados contribuíram para mudar o entendimento sobre as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o que fez com que o petista retomasse os direitos políticos e pudesse concorrer neste ano.
Duas pessoas do PL confirmaram a história, antecipada na quarta-feira pelo site G1. A parlamentar não quis falar sobre o assunto, mas revelou que pagou a hospedagem de Delgatti e do advogado Ariovaldo Moreira, no hotel Phenícia, em Brasília, cujas diárias custam em torno de R$ 200. Moreira defendeu Delgatti na ação da Spoofing.
Delgatti foi à reunião com Valdemar na última terça-feira para falar justamente sobre esse trabalho que ele poderia exercer como “fiscalizador das eleições”. Já a audiência com Bolsonaro tratou de outro assunto, que é mantido em segredo.
Questionada sobre o teor dessa reunião no Alvorada, a deputada confirmou que ali foram tratadas “informações valiosas” às quais ela se recusou a revelar.
“Isso eu não posso falar”, disse ela.
Na versão de Zambelli, Moreira pediu uma compensação financeira para que as tratativas continuassem, mas ela recusou. O advogado, por sua vez, nega qualquer pedido de dinheiro.
“Ele virou para perguntar para mim quanto valia a democracia. Eu falei a ele que a democracia não tinha preço. E ele: “mas eu queria ouvir um valor”, relatou a deputada ao GLOBO.
Ela ainda afirmou que o advogado ficou “nervosinho” com a recusa, decidiu ir embora e tentou levar o hacker com ele.
“E o Walter (Delgatti) falou: “não, eu vou ficar”. E aí ele vazou (o encontro) para a imprensa, porque ele ficou nervosinho e queria dinheiro”, completou.
Ao GLOBO, o advogado Ariovaldo Moreira negou que tivesse pedido dinheiro à deputada e a acusou de estar mentindo.
“Em momento algum foi pedido dinheiro. Pelo contrário, ela pediu que ele (Delgatti) fizesse coisas que eu achei que ele não devia fazer”.
O advogado, porém, não explicou qual foi o pedido de Zambelli.
“Eu não vou falar o que ela pedia. O que ela queria eu não ia fazer, só isso. Não pedi dinheiro em momento algum. Ela pode fazer a acusação que ela quiser. Agora, se eu queria dinheiro e o Walter ficou lá? Não é estranho isso?”, questionou ele.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Política

Emanuel Pinheiro lamenta falecimento do prefeito de Pedra Preta, Nelson Orlato

Ministério da Saúde: Queiroga anuncia novo secretário-executivo

Rio cria auxílio financeiro para órfãos de vítimas do feminicídio

PF cumpre mandado de prisão no Rio de Janeiro

RJ: Testemunha pode ajudar polícia entender desaparecimento de jovens
Policial


Autor de homicídio em Arenápolis é preso em flagrante pelo Polícia Civil
Um homem apontado como autor do homicídio ocorrido na noite de quarta-feira (27.07), no município de Arenápolis (258 km a...


Polícia Civil prende receptador e recupera caminhão roubado da Prefeitura de Colniza
Um caminhão roubado de funcionários da Prefeitura de Colniza (1.065 km a noroeste de Cuiabá), há aproximadamente um ano, foi...


Polícia Civil apreende arma de fogo e prende jovem em flagrante em Cáceres
Policiais civis, da 1ª Delegacia de Polícia do município de Cáceres (225 km a oeste de Cuiabá), apreenderam uma arma...
Política MT


CFAEO promove segunda audiência sobre o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias
Foto: JLSIQUEIRA / ALMT A Assembleia Legislativa de Mato Grosso realizou, na tarde desta quarta-feira (10), audiência pública para discutir...


Deputados aprovam suplementação de 30% no orçamento de 2022
Foto: JLSIQUEIRA / ALMT Em sessão ordinária nesta quarta-feira (10), os deputados estaduais de Mato Grosso aprovaram, em segunda votação,...


CCJR analisa 46 matérias em reunião ordinária
Foto: JLSIQUEIRA / ALMT A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa apreciou 46 matérias durante reunião...
Mato Grosso


Supostos organizadores do Dia do Fogo são alvos de operação em Colniza
Sete mandados de buscas e apreensão, expedidos pelo Poder Judiciário em Colniza, município distante 1.042 km de Cuiabá, estão sendo...


Verde Novo distribui mudas e realiza palestra para servidores do plano MT Saúde
Servidores e beneficiários do plano MT Saúde tiveram uma boa surpresa com uma ação do Projeto Verde Novo, do Poder...


Ouvidoria prioriza enfrentamento à violência doméstica em atendimento
“Quem bate em mulher machuca a família inteira”. Esse foi o recado do Ministério Público do Estado de Mato Grosso...
Nacional


Rio cria auxílio financeiro para órfãos de vítimas do feminicídio
Hermes de Paula – 27.07.2022 Mais de 60 feminicídios já foram registrados em 2022 A irmã era sempre a primeira...


RJ: Testemunha pode ajudar polícia entender desaparecimento de jovens
polícia civil/ divulgação Testemunha vai prestar depoimento à Polícia Civil O depoimento de uma testemunha pode ajudar os investigadores a...


Ciclone extratropical: após fenômeno, praias ficam cheias no Rio
FOTO: AGÊNCIA BRASIL Praia no Rio de Janeiro Após a passagem do ciclone extratropical , que trouxe ventos fortes e...
Entretenimento


Eliana se declara ao pai e agradece por recuperação: “Foi um verdadeiro milagre!”
Neste domingo (14), Dia dos Pais, Eliana comoveu seus seguidores ao postar fotos inéditas com seu pai e revelar que...


Cleo e Leandro D’Lucca trocam alianças em cerimônia íntima: “Abençoados no axé!”
Na última sexta-feira (12), Cleo decidiu compartilhar com os mais de 20,5 milhões de seguidores no Instagram, um momento bem...


Mirella aposta em biquíni pp e ‘comissão’ fica saltando: “Meu beijo vai te viciar!”
Se você realmente achou que Mirella não iria causar logo na manhã deste domingo (14), achou bem errado. A celebridade...
Tecnologia


Xiaomi lança Redmi Note 9S no Brasil com bateria que dura dois dias
. arrow-options Reprodução Xiaomi lança Redmi Note 9S A Xiaomi anunciou o Redmi Note 9S no Brasil nesta segunda-feira (20)...


Netflix vai transformar game Resident Evil em série
arrow-options Reprodução Resident Evil vai se tornar série da Netflix A Netflix está desenvolvendo uma série baseada na franquia de...


Venda de licença do Windows 7 gera notificação à Via Varejo
arrow-options Unsplash/Tadas Sar Windows 7 teve atualizações descontinuadas O Procon-SP notificou, na última sexta-feira (31), a Via Varejo , empresa...
Mais Lidas
-
Política MT7 dias atrás
Semana na Assembleia tem audiências públicas e CST’s
-
Na Capital5 dias atrás
Secretaria de Educação realiza formação para coordenadores, professores e assessores pedagógicos que atendem a 3ª infância e meninice
-
Política MT5 dias atrás
CCJR analisa 46 matérias em reunião ordinária
-
Mato Grosso4 dias atrás
Apiacás anuncia classificação de seletivo para credenciamento de fisioterapeuta
-
Mato Grosso4 dias atrás
Justiça Restaurativa encerra semana de atividades na Comarca de Campo Verde
-
Política MT4 dias atrás
Deputados aprovam suplementação de 30% no orçamento de 2022
-
Política MT4 dias atrás
CFAEO promove segunda audiência sobre o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias
-
Mato Grosso4 dias atrás
Violência doméstica: guia prático é lançado em colóquio da Rede de Enfrentamento