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Boletos acima de R$ 100 já podem ser pagos em qualquer banco, incluindo vencidos

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 Pagamento de boletos com valor superior a R$ 100, mesmo vencidos, já podem ser realizados em qualquer banco
LEO FONTES / O TEMPO

Pagamento de boletos com valor superior a R$ 100, mesmo vencidos, já podem ser realizados em qualquer banco

Boletos com valores iguais ou maiores de R$ 100 poderão ser pagos em qualquer instituição bancária a partir deste sábado (13), afirmou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). A medida, que inclui o pagamento de boletos vencidos, faz parte da Nova Plataforma de Cobrança da instituição, que vem sendo implementada desde julho do ano passado.

Leia também: Boleto de pagamento: qualquer agência aceitará após vencimento a partir de julho

A nova política de aceitação de pagamento de boletos
vencidos em qualquer banco, além de facilitar a vida do consumidor, evita os riscos de erros nos cálculo de multas e encargos. O novo sistema também evita o pagamento, por engano, de algum boleto já pago, e oferece maior segurança para as compensações, já que identifica tentativas de fraudes.

Em 25 de agosto, foram liberados para a Nova Plataforma de Cobrança
boletos de valor igual ao  superior a R$ 400.
Depois da liberação dos pagamentos por R$100, a previsão é de que no próximo dia 27 as facilidades passem a valer para qualquer valor acima de 1 centavo (R$ 0,01).

Leia também: Dinheiro ainda é forma de pagamento preferida para 60% dos brasileiros

Para serem aceitos por qualquer unidade da rede bancária, os dados do boleto precisam estar registrados na Nova Plataforma. Caso algum boleto esteja sem registro, os clientes deverão procurar o emissor do documento para então quitar o débito.

A Febraban
informou que, apesar da incorporação de documentos de menor valor ao sistema (o que resulta em um volume maior de transações), os bancos não preveem dificuldades na realização dos pagamentos, com base em testes feitos nas fases anteriores.

A instituição também lembra que o novo sistema de pagamento de boletos
é uma exigência do Banco Central e, por isso, será necessária a incorporação de dados obrigatórios, como CPF ou CNPJ do emissor, data de vencimento e valor, além do nome e número do CPF ou CNPJ do pagador.

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*Com informações da Agência Brasil

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O que esperar do 5G no varejo? Tecnologia promete revolucionar o setor

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O que esperar do 5G no varejo? Tecnologia promete revolucionar o setor
Divulgação

O que esperar do 5G no varejo? Tecnologia promete revolucionar o setor

Sinônimo de inovação, a chegada do 5G ao Brasil promete revolucionar o varejo e as relações sociais.  Já disponível em Brasília, Porto Alegre, João Pessoa, Belo Horizonte e São Paulo, a expectativa é que a tecnologia esteja em todas as capitais brasileiras até o final deste ano. Mais do que velocidade de navegação, o 5G promete transformar as experiências de compra, que serão mais completas, diferenciadas e eficientes.

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Segundo o relatório da EMIS, plataforma digital do Grupo ISI Emerging Markets, estima-se um aumento de 3,8% nas vendas do varejo brasileiro em 2022. Esta perspectiva já é realidade para a China, que além de liderar a corrida de implantação do 5G, aumentou 4,9% das suas vendas em outubro de 2021.

“Realidade virtual, lives commerce , metaverso e muitas outras tecnologias serão facilitadas com o 5G. É a hora dos executivos se atentarem às tendências e possibilidades que dão match com o seu público-alvo. Por isso, traçar caminhos estratégicos e inovadores para cada negócio é crucial neste momento, afinal o 5G traz benefícios para todos”, afirma Jefferson Araújo, CEO da Showkase, plataforma de vendas online.

Há quem diga que o 5G mudará o jeito de se fazer varejo no Brasil. Ampliar o uso da inteligência artificial (IA) e da internet das coisas (IoT), isto é, dos produtos interconectados também está no radar. Com isso, o consumidor que está cada vez mais exigente e imediatista, além de uma experiência de compra mais completa, poderá ter um consumo ainda mais eficiente. Por outro lado, os varejistas terão novas oportunidades e facilidades, inclusive em etapas burocráticas como o pagamento.

Mas, afinal, o que esperar da tecnologia 5G? O executivo listou abaixo três avanços significativos para o varejo brasileiro:

Fidelidade à marca

Inovação, qualidade e agilidade são premissas para o 5G. A tecnologia possibilitará que o atendimento automatizado ganhe ainda mais espaço no dia a dia do cliente. A partir da implementação de soluções como IoT e IA, será possível coletar dados dos usuários, identificar demandas e proporcionar experiências personalizadas.

“O 5G possibilita uma coleta mais veloz e em maior volume, capaz de otimizar a experiência do cliente durante toda sua jornada de compra. Mapear hábitos e padrão de consumo é essencial para uma experiência mais assertiva. Estes dados são valiosos para mais do que ampliar os lucros da empresa, aumentar a fidelidade à marca”, explica Araújo.

Automatização dos processos

Com a chegada do 5G, o machine learning – ramo da inteligência artificial (IA) que reconhece padrões ou a capacidade de aprender continuamente ou fazer previsões com base em dados – também se beneficia e, consequentemente, traz avanços significativos para o varejo.

A tecnologia, além de apoiar estratégias de segurança, automatiza pagamentos e aprimora a performance nas operações, a exemplo da gestão dos funcionários, estoque e logística. “Os clientes terão os prazos de entrega mais atualizados e rastreados em tempo real. Embora esta tecnologia já exista, nem sempre há um funcionamento sem atrasos. Em resumo, o 5G traz maior estabilidade e velocidade aos processos que já existem”, destaca o executivo.

Presença digital e omnichannel

O comércio eletrônico registou um crescimento significativo nos últimos meses: 12,59% no primeiro trimestre de 2022, aponta índice do MCC-ENET, desenvolvido pela Neotrust | Movimento Compre & Confie, em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital.

De acordo com Jefferson Araújo, diante desse boom do e-commerce, os empresários precisam estar cada vez mais atentos às estratégias multicanais disponíveis para o varejo. O 5G promete acelerar as soluções em omnichannel , possibilitando assim que o varejista esteja presente em mais de um canal de venda e ofereça uma experiência personalizada para o cliente. “Hoje, o omnichannel é o caminho mais promissor para os resultados do varejo”, complementa o CEO.


Fonte: IG ECONOMIA

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