Connect with us

Na Capital

Aula inaugural do Misc Sonoro reúne alunos de flauta, violão e viola caipira

Publicado em

Os alunos matriculados no projeto Misc Sonoro se reuniram na tarde desta quinta-feira (11) com a equipe da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo no Museu da Imagem e do Som (Misc). Junto aos professores da ONG Bola de Meia, Bola de Gude, eles trataram sobre os horários, material e proposta dos cursos de violão, flauta e viola caipira. As inscrições, realizadas gratuitamente desde o dia 24 de setembro, beneficiam 80 pessoas.

É o caso do músico Willian Borges que ingressa com o objetivo de aprimorar seus conhecimentos em viola caipira. Há 30 anos no ramo, ele também canta e compõe músicas que ressaltam as belezas de Cuiabá e região. “O músico já tem certa facilidade com qualquer instrumento. Mas hoje o professor mostrou que a viola tem mais que uma afinação e é isso que é aprender. Sei apenas uma e vim aprimorar”, conta.

O titular da Pasta, Francisco Vuolo, explica que, para os inscritos em violão e flauta, as aulas acontecem conjuntamente em duas turmas distintas, divididas entre terças e quintas-feiras, das 13h e 15h, e outra das 15h e 17h. No caso da viola caipira, os encontros acontecem às segundas e sextas-feiras, de 9h às 11h.

O curso é voltado para adolescentes e adultos e faz parte do eixo de formação oferecido pelo Museu. O segundo pilar desta proposta é o fomento, que vem resultando em diferentes apresentações no espaço desde sua reinauguração, no último ano.

Vuolo destaca a diversidade observada entre os alunos e reforça que o papel da gestão é manter um espaço democrático e acessível a todos. “Trabalhamos para que o Museu esteja sempre recebendo freqüentadores, que inevitavelmente terão acesso à história e cultura. Se oferecêssemos apenas o acervo, o visitante viria uma vez só e conheceria tudo”, diz.

Ele também reforça que apenas os matriculados no curso de viola caipira precisarão levar seus próprios instrumentos, uma vez que a Secretaria garantirá o acesso a violões e flautas para os demais alunos durante as classes. “Nós forneceremos os instrumentos e a infraestrutura e a ONG disponibilizará os professores. É um grupo reconhecido que desenvolve várias ações pela cidade”, finaliza.

 

Comentários Facebook
Advertisement

Na Capital

Procon Cuiabá orienta consumidores na compra dos presentes para o Dia dos Pais

Published

on

Com a proximidade do Dia dos Pais, celebrado no próximo domingo (14), o Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon Cuiabá, orienta a população quanto aos cuidados na hora da compra dos presentes. Por ser uma das datas comemorativas que mais movimentam o comércio, uma das orientações é que as compras sejam feitas com antecedência. 

O secretário-adjunto de Proteção e Defesa do Consumidor, Genilto Nogueira, recomenda todo cuidado e atenção por parte dos consumidores para que não sejam enganados e tenham complicações posteriores.  

“Realizar a pesquisa de preços também é uma boa pedida, pois a maioria das empresas aproveitam a data para aumentar as vendas. Então, se procurar bem, é possível pagar bem mais barato pelo mesmo produto. Também é importante exigir a nota fiscal, pois em caso de necessidade de troca ou algum problema com o produto, ela é um item fundamental para garantir o direito do consumidor. Sem isso, fica mais complicada a negociação com o fornecedor”, esclarece o secretário-adjunto. 

Em caso de compras feitas pela internet, Genilto lembra que o consumidor deve ficar atento quanto às condições de pagamento, valor do frete e prazos de entrega. São informações que devem ser bem esclarecidas e é dever do fornecedor cumpri-las. “Recomenda-se que o consumidor guarde todos os documentos que comprovem a compra, como extrato do pedido, print de telas em que constem esses dados, informações sobre a empresa, qual a política de atendimento ao cliente, quais são os canais de contato, verificar se a empresa efetua trocas etc. são atitudes simples que podem ajudar e evitar problemas futuros”, acrescentou.
O Código de Defesa do Consumidor estabelece um prazo de arrependimento no caso de compras online. O consumidor que compra um produto ou contrata um serviço pela internet tem direito a se arrepender da compra ou da contratação no prazo de 7 dias, contado a partir do recebimento do produto ou da assinatura do contrato. Pode formalizar o pedido de cancelamento pela mesma ferramenta que utilizou para a contratação, ou por qualquer outro meio disponibilizado, e solicitar a devolução da quantia eventualmente paga.

“A orientação é para que antes de procurar o Procon, em casos de problemas, o cidadão contate o gerente do local para tentar solucionar o caso de forma amigável. Se não conseguir, aí sim pode nos procurar registrando a denúncia que tomaremos as medidas cabíveis”, finalizou.

Serviço

Para facilitar o acesso aos serviços ofertados pelo Procon, ferramentas digitais foram disponibilizadas como o Whatsapp (65) 3641-6400, e-mail- [email protected] e o aplicativo “Procon Cuiabá”, disponível nas versões para Android ou IOS para tratativas de denúncias e reclamações.

Após o recebimento da demanda, inicia o atendimento mediante o contato com a empresa para tentar solucionar o problema do consumidor.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Policial

Política MT

Mato Grosso

Nacional

Entretenimento

Tecnologia

Mais Lidas