conecte-se conosco


Na Capital

Área tomada por lixo no Bela Vista é transformada em nova praça pública

Publicado


.

Uma área totalmente revitalizada que, após a pandemia do novo coronavírus, poderá ser utilizada pela população para a prática de atividades físicas e integração social. Essa é a Praça Luciano Maiolino, construída pela Prefeitura de Cuiabá no bairro Bela Vista, região Leste da Capital. O espaço foi entregue nessa sexta-feira (10), pelo prefeito Emanuel Pinheiro, depois de passar por um completo processo de transformação. 

A mudança da área de um ponto de insegurança na comunidade para um novo local de convivência contou com a execução da limpeza completa do terreno, construção de uma academia ao ar livre, pista de caminhada, playground e implantação de iluminação com lâmpadas do tipo LED. Além disso, foi realizado na praça os trabalhos de jardinagem e paisagismo, pintura, colocação de bancos e lixeiras. 

“Entregamos mais uma linda área de lazer. Um local que era um verdadeiro matagal e ponto de insegurança foi transformado em uma praça, que agora está entregue à população do bairro Bela Vista. Essa área e fruto de uma união de esforços para eliminar aquilo que era um grande foco de doenças e de lixo em um belo espaço. Isso é investimento na qualidade de vida da população”, comentou Pinheiro. 

O chefe do Executivo explicou ainda que a Praça Luciano Maiolino já estava em processo de construção antes da pandemia da Covid-19 e, como já havia investido recursos na estrutura, o Município optou por dar continuidade à obra. O gestor reforçou que, apesar do espaço valorizar a comunidade e proporcionar mais qualidade de vida, a orientação é que, neste momento, os moradores optem por ficar em casa. 

“Não fazia sentido não dar continuidade, deixando como uma obra abandonada. Então, estamos entregando um excelente equipamento público. Mas, neste momento de pandemia, o melhor a se fazer é ficar em casa. Quando vencermos essa guerra, temos a certeza que a área será muito bem utilizada. Agora, é momento de pensar que o maior patrimônio é sua vida e a da sua família”, disse o prefeito. 

A construção da praça teve início a partir de uma indicação feita pelo presidente da Câmara Municipal, o vereador Misael Galvão. No ato simbólico de inauguração, Galvão destacou o importante papel que o cidadão pode exercer dentro de um processo de melhorias para sua comunidade. Segundo ele, a iniciativa de procurar o prefeito Emanuel Pinheiro para sugerir a edificação ocorreu após uma solicitação feita por um morador do Bela Vista. 

“Um ex-servidor do HMC, que hoje reside em Goiânia, pediu que conhecêssemos o local e fizéssemos a indicação. Ele lembrou que a Prefeitura estava recuperando tantos outras estruturas e que o Bela Vista também precisava desse benefício. A partir disso, conversei com o prefeito e ele, de imediato, determinou ao então secretário José Roberto Stopa que elaborasse o projeto e desse início às obras”, contou o parlamentar. 

Além do prefeito Emanuel Pinheiro e do vereador Misael Galvão, o atual secretário da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), Anderson Matos, e o ex-secretário José Roberto Stopa, que deu início à obra, também participaram da entrega simbólica. 

Comentários Facebook
publicidade

Na Capital

Entrega do Residencial Nico Baracat II será realizada até o fim de agosto

Publicado


.

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária informa que a entrega do Residencial Nico Baracat II será realizada até o fim do mês de agosto. A gestão Municipal segue em tratativas junto à Caixa Econômica Federal, que é responsável pela coordenação do programa Minha Casa Minha Vida e a finalização de trâmites burocráticos.

Somente após a finalização destes procedimentos é que será definida data de entrega do residencial Nico Baracat II. A gestão Emanuel Pinheiro entende a situação das famílias que aguardam há anos por uma casa e por isso tem trabalhado para destravar as obras, finalizar e entregar o residencial.

“Mesmo não tendo obrigação, assumi o compromisso com a população de lutar pela entrega dos residenciais Nico Baracat II e III, já que se trata de um programa habitacional Federal. Para isso, buscamos recursos financeiros, parceria com o deputado Federal Emanuel Pinheiro Neto, aprovamos na Câmara. Mas ainda necessitamos aguardar a autorização da Caixa Econômica Federal, é ela a responsável pelo programa Minha Casa Minha Vida”, pontuou o prefeito Emanuel Pinheiro.

A entrega da segunda etapa, com 443 casas deve acontecer até o fim do mês de agosto, de maneira gradual, para grupos de 50 pessoas, garantindo o cumprimento das medidas de biossegurança e distanciamento mínimo, de maneira que não aja aglomeração, em decorrência da pandemia do novo Coronavírus. O cronograma de entrega será divulgado pela Prefeitura de Cuiabá nos canais de comunicação oficial.

“Em junho de 2019 o prefeito Emanuel Pinheiro entregou o Nico Baracat I e, solidário como sempre, se comprometeu a lutar pela entrega do Nico II.  A gestão tem dialogado com a Caixa para auxiliar no que é possível, pois é solidária a situação das famílias que aguardam pela casa própria. O que era de responsabilidade da Prefeitura foi feito: urbanização e duplicação da via de acesso ao Residencial e também a triagem das famílias no processo documental”, declarou o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Air Praeiro.

O mutirão para finalização do residencial contou com a parceria da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Secretaria de Obras Públicas, Águas Cuiabá, Energisa e Caixa Econômica Federal.

Em novembro de 2019, o executivo municipal conseguiu a aprovação da Câmara para realizar aporte de recursos no valor de R$ 5 milhões para a finalização e entrega dos Residenciais Nico Baracat II e III.

A conquista foi fruto de ação do prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro e do deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, que trabalhou em Brasília nas negociações junto ao Governo Federal e Caixa Econômica Federal. A proposta havia sido assinada pelo prefeito no dia 21 de outubro e sido encaminhada à Casa de Leis Municipal de Cuiabá logo em seguida para votação.

Há sete anos foi assinado o contrato para a construção do residencial Nico Baracat. Desde que assumiu o mandato, em 2017, Emanuel Pinheiro estabeleceu como uma das prioridades, destravar o processo junto ao Governo Federal para concretizar a entrega das chaves às famílias contempladas.

Em 17 de junho de 2019, a Prefeitura de Cuiabá e a Caixa Econômica Federal entregaram cerca de 400 casas do Residencial Nico Baracat I. Já o Residencial Nico Baracat III segue com as obras de acordo com as recomendações de biossegurança, assim como o atendimento dos sorteados, que está sendo realizado por agendamento para finalização do processo de análise de documentos.

O residencial está inserido no programa “Minha Casa, Minha Vida”, que tem diretrizes próprias e é coordenado pelo Ministério das Cidades e Caixa Econômica Federal, em parceria com a Prefeitura de Cuiabá.

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Nacional

Entretenimento

Tecnologia

Mais Lidas