Connect with us

Mato Grosso

Antônio Bittar Filho é o entrevistado do programa Memórias do Judiciário

Publicado em

Já está no ar o 15º episódio do programa “Memórias do Poder Judiciário”, com a participação do desembargador aposentado Antônio Bittar Filho. No bate-papo com a vice-diretora da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT), desembargadora Helena Maria Bezerra Ramos, e a jornalista Maritza Fonseca, o magistrado compartilha seu intenso e reconhecido trabalho na Justiça Estadual. Clique neste link para assistir 
 
Bittar cursou faculdade de Direito na Instituição Toledo de Ensino, em Presidente Prudente (SP). Foi vereador, militou na advocacia e, em seguida, ingressou na magistratura, por concurso público, no estado do Paraná. Quatro anos depois, pediu exoneração e prestou concurso em Mato Grosso, onde foi aprovado. Jurisdicionou nas comarcas de Barra do Bugres, Rosário Oeste, Diamantino, Cáceres, Rondonópolis e Cuiabá.
 
O ingresso no Tribunal de Justiça se deu por antiguidade, em 1993. Foi membro da Comissão de Jurisprudência (1999/2001); na gestão 2001/2003, foi vice-presidente e, em 2006/2007, presidente do Tribunal Regional Eleitoral. Aposentou-se em 2010.
 
Na conversa, Bittar contou sobre sua trajetória antes da magistratura em Mato Grosso, inclusive quando ocupou cargo de vereador em São Miguel Arcanjo, atuou como advogado e como juiz no Paraná. Revelou ainda fatos inusitados na carreira, quando, por exemplo, deu um ultimato para a Prefeitura de Barra do Bugres construir a sede do Fórum, realizou audiências no meio da rua e apurou eleições com o uso de lampiões. Contou ainda sobre o trabalho com reeducandos e os desafios à frente da Justiça Eleitoral.
 
Aos juízes mais novos, ele deixou um conselho: se manter firme na postura social e funcional. “O magistrado não deve se servir do cargo para si. Mas se servir do cargo para distribuição da verdadeira justiça, porque, conforme já foi dito, três coisas devem ser feitas por um magistrado: ouvir atentamente, considerar sobriamente o que ele está ouvindo, e decidir, claro, imparcialmente.”
 
Memórias do Poder Judiciário é um projeto da Esmagis-MT, desenvolvido pela atual gestão, para resgatar e preservar a história daqueles que trabalham ou trabalharam em benefício de uma justiça cada vez melhor.
 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Arte colorida. Na lateral esquerda o brasão do Poder Judiciário de Mato Grosso. Do lado direito o ícone de play acompanhado do texto: /tjmtoficial. Na parte central o logo do Programa Memórias do Poder Judiciário, a foto do desembargador Antônio Bittar Filho acompanhados do texto: Confira na íntegra. Assina a peça o logo do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso.
 
Lígia Saito
Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Fonte: Tribunal de Justiça de MT

Comentários Facebook
Advertisement

Mato Grosso

Seciteci forma 66 alunos de cursos técnicos em Recursos Humanos, Segurança do Trabalho e Administração

Published

on

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) realizou, nesta quarta-feira (17.04), a formatura dos alunos dos cursos técnicos de capacitação e qualificação profissional. A cerimônia ocorreu às 19h30, no Cine Teatro Cuiabá. 

No total, se formaram 66 alunos, sendo 27 do curso de técnico em Administração, 19 em Recursos Humanos e 20 em Segurança do Trabalho. A formação é oferecida pela Escola Técnica Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Cuiabá, que tem por finalidade preparar o aluno para atuar no mercado de trabalho.

“Durante o período de formação pude conhecer muitas pessoas que, assim como eu, estão em busca do mesmo: reconhecimento e novas oportunidades”, disse Benedito Anunciação, de 39 anos, um dos formandos do curso Técnico em Segurança do Trabalho.

O diretor da instituição, Maurício Dias,  celebrou o trabalho desenvolvido pela escola técnica, destacando a importância das formações para o mercado de trabalho no Estado de Mato Grosso.

“São turmas que iniciaram em 2022 e agora estão com uma grande perspectiva de crescimento profissional. E cabe a nós, responsáveis por oportunizar essas formações, continuar a colocar cada vez mais profissionais qualificados no mercado de trabalho”, pontuou.
 

A solenidade de colação de grau contou com a presença de familiares, professores, além de autoridades como o Secretário Adjunto de Educação Profissional e Superior, Dimorvan Alencar Brescancim, e o Superintendente de Educação Profissional e Tecnológica, Endrigo Antunes.

ETEc Cuiabá

A Escola Técnica Estadual de Cuiabá possui atualmente 11 cursos técnicos para atender os anseios e demandas da região. Os cursos técnicos estão em um nível entre o Ensino Médio e o Ensino Superior, que tem por finalidade preparar o aluno para atuar no mercado de trabalho. Para isso, os cursos são formatados visando à aplicação de conhecimentos teóricos e práticos. 

O mercado de trabalho é o foco e, portanto, é adequado para pessoas que estão buscando qualificação profissional ou requalificação. Não há uma idade mínima, contudo é necessário que o candidato tenha concluído o ensino fundamental.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Policial

Política MT

Mato Grosso

Nacional

Entretenimento

Tecnologia

Mais Lidas