Connect with us

Na Capital

Alunos da rede pública municipal de Cuiabá discutem temas como direitos humanos e bullying

Publicado em

Alunos do 2º ciclo das Escola Municipal de Educação Básica (EMEB’s) Prof.ª Guilhermina de Figueiredo e Jesus Criança participam respectivamente nesta segunda-feira (22) e na próxima quarta-feira (24), nos períodos (matutino e vespertino), de uma roda de conversa promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB- seccional MT) sobre o tema: Direitos Humanos. A iniciativa faz parte da proposta da instituição de contribuir para a formação integral dos alunos da rede pública municipal de Cuiabá. Além da parceria com a Prefeitura de Cuiabá e Secretaria Municipal de Educação, a iniciativa conta com o apoio da Universidade do Estado de Mato Grosso – Unemat, que está realizando uma pesquisa junto às unidades escolares.

Na semana passada a roda de conversa foi realizada na EMEB Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro Novo Colorado.

O presidente da Comissão Jovens Advogados (Cojad) da OAB-MT Márcio Medeiros Neto explicou que a ideia do projeto é empoderar e qualificar as crianças, para que elas se tornem protagonistas da sua própria história. “Nossa proposta é trazer para as salas de aula o debate sobre temas de interesse, contribuindo com a formação integral dos alunos, professores, pais e a comunidade escolar, esclarecendo sobre seus direitos e deveres, conforme o interesse da escola, que escolhe o assunto e o formato, palestra, debates ou roda de conversa”, disse Márcio Medeiros Neto.

O projeto chamado de OAB vai à Escola existe há mais de 12 anos e somente este ano, em Cuiabá, já visitou mais de 40 unidades escolares públicas discutindo temas como o direito das mulheres, trabalho infantil, jovem aprendiz, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), bullying, direito digital, entre outros.

Em quatro unidades escolares pesquisadores da Unemat estão aplicando um questionário junto aos professores, funcionários e alunos. Ao todo estão participando 20 professores, oito funcionários, 60 alunos do Ensino Básico e 20 da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). “É uma pesquisa por amostragem. Ao final teremos uma série de informações que poderão ser úteis aos gestores, e a toda comunidade escolar, a fim de melhorarmos a qualidade da Educação que estamos ofertando”, explicou a coordenadora da pesquisa que está sendo realizada pela Clínica de Direitos Humanos e Meio Ambiente da Unemat, sobre a estrutura e educação nas escolas, professora Marilise Ana Deon Peterline.

A diretora da EMEB Nossa Senhora Aparecida, Geiza Lúcia de Oliveira comemorou a pareceria com a OAB e lembrou que várias iniciativas implementadas na unidade de ensino, contribuem com a formação das crianças. “Temos vários projetos que influenciam positivamente na formação das nossas crianças, tornando os alunos mais conscientes, cientes de seus direitos e deveres, dotados de valores e ética, o que, sem dúvida, os tornarão cidadãos comprometidos com o próximo. Nossa intenção com essa e outras iniciativas é tornar a escola cada vez mais acolhedora e humanizada para alunos, pais, profissionais que aqui atuam e a comunidade”, disse ela.

A unidade atende 726 alunos, da Educação Infantil até a modalidade de EJA. Entre os projetos que desenvolve estão o Escola da Inteligência, projetos de leitura, esportes e ainda cede o espaço para as várias ações sociais desenvolvidas na comunidade.

Participou também da roda de conversa na EMEB Nossa Senhora Aparecida a advogada e membro da Comissão Jovem Mara Yane Barros Samaniego.

 

Serviço

 

Roda de Conversa – Direitos Humanos

Data: 22/10 – EMEB Profª Guilhermina de Figueiredo (matutino e verspertino)

 

Data: 24/10 – EMEB Jesus Criança (matutino e vespertino)

 

Comentários Facebook
Advertisement

Na Capital

Cuiabá inicia Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação 2022 na próxima segunda (15)

Published

on

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação 2022 começa em Cuiabá na próxima segunda-feira (15). O público-alvo desta campanha são crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. A previsão é de que a campanha seja realizada nas unidades básicas de saúde até dia 09 de setembro. O dia “D” ocorrerá no dia 20 de agosto de 2022 em todas as UBS, das 7h30 às 17h.

Segundo o coordenador de Programas Estratégicos da Secretaria Municipal de Saúde, Wellington Assunção Ferreira, o objetivo da campanha é alcançar a cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a vacina poliomielite, na faixa etária de 1 ano a menor de 5 anos, reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos e melhorar as coberturas vacinais conforme o Calendário Nacional de Vacinação.

“É de extrema importância que os pais levem seus filhos para fazerem a atualização da caderneta de vacinação, pois por causa da pandemia muitas crianças deixaram de ser imunizadas contra várias doenças. Não podemos correr o risco de ver o retorno de doenças que já estavam totalmente controladas porque as coberturas vacinais estão abaixo do esperado”, comentou o coordenador.

Todas as vacinas disponíveis no Calendário Nacional de Vacinação para as crianças serão oferecidas durante a campanha. São elas: BCG, Pentavalente, Poliomielite Oral e Inativada, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C, Febre Amarela, Rotavírus, Hepatite B, Tríplice Bacteriana, Tríplice Viral, Tetra viral, Hepatite A, Varicela e HPV Quadrivalente. Para adolescentes estarão disponíveis as vacinas HPV, dT (Dupla Adulto), Febre Amarela, Tríplice Viral, Hepatite B, Meningocócica ACWY (conjugada) e dTpa (para adolescentes gestantes).

De segunda a sexta as salas de vacinação de todas as UBS estarão abertas normalmente, das 07h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00, com exceção das UBS Grande Terceiro e Ana Poupina, que não possuem sala de vacinação. Nas UBS de hora estendida (Clínica da Família, Ilza Terezinha Picolli, Parque Ohara e Tijucal) as salas de vacinação funcionam das 7h às 20h, sem interrupção.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Policial

Política MT

Mato Grosso

Nacional

Entretenimento

Tecnologia

Mais Lidas