Connect with us

Política MT

ALMT é iluminada em rosa para campanha contra câncer de mama

Publicado em

Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

Com a intenção de chamar atenção da população quanto à campanha “Outubro Rosa” e alertar para a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, o prédio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), está com uma iluminação diferenciada, com luzes em cor rosa, alusiva a campanha.

Além da iluminação, que visa chamar a atenção da população para o tema, a Assembleia Legislativa, por meio da Sala da Mulher, também é parceira da Associação MTmamma na realização das ações de conscientização realizadas pela instituição. “Outubro Rosa é uma campanha importante porque intensifica o alerta sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, além de ajudar a desmistificar a doença, que atinge em sua maioria as mulheres, mas que acomete os homens também”, afirma a coordenadora da Sala da Mulher, Daniella Paula de Oliveira.

Considerado o câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, conforme o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), mais de 59 mil casos novos casos de câncer de mama devem ser diagnosticados no país neste biênio 2018-2019. E em Mato Grosso a estimativa é de 680 novos somente este ano.

“Esclarecer e orientar para os cuidados preventivos e que auxiliam na detecção da doença, é fator decisivo para diminuir a mortalidade”, alerta a presidente da Associação MTmamma, Cleuza Dias Leite. Ela destaca a importância de se manter uma rotina de autoexame. "Visita ao médico e exames periódicos podem salvar vidas, já que o câncer de mama quanto mais cedo for descoberto, mais rápido se dá o tratamento e maior a chance de cura", lembra.

Campanha – A campanha "Outubro Rosa" é mundial e começou em 1990 para destacar a importância dos cuidados que ajudam a identificar o tumor ainda na fase inicial. Em Mato Grosso, a MTmama preparou diversas atividades, como uma caminhada no dia 12, às 17h, no Parque da Águas; orientação na Praça Alencastro, no dia 26, durante o dia todo; e um jantar dançante, no dia 14 de novembro, no Cenarium Rural. Além destas, a associação também promove diversas palestras em  instituições publicas e privadas e bazares beneficentes com a venda de camisetas e produtos da associação como os chaveiros Coração da Vida, agendas 2019 e necessaires, que acontecem no Shopping 3 Américas, na capital, e no Várzea Grande Shopping.

Câncer de Mama – É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico.

Comentários Facebook
Advertisement

Política MT

TVAL fará entrevistas com candidatos ao Senado e ao governo de MT

Published

on

Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

A TV Assembleia, canal 30.1, dá início, nesta terça-feira (16), às gravações de entrevistas com os candidatos ao Senado e ao governo de Mato Grosso. Todos os candidatos registrados para concorrer aos cargos foram convidados a participar, sendo sete ao Senado e quatro ao governo. 

As entrevistas serão conduzidas pelos jornalistas da TVAL Cláudio Oliveira e Narbal Guerreiro e integrarão a grade especial do programa Entrevista Coletiva. Cada uma terá duração de 30 minutos e será feita sem intervalos e sem edição (irá ao ar na íntegra). 

A todos os candidatos será apresentado um total de 13 perguntas, sendo elas iguais para concorrentes ao mesmo cargo. A contagem de tempo de cada entrevista será feita de forma regressiva e os candidatos terão, em média, dois minutos e quinze segundos para responder uma pergunta.

“As perguntas para os candidatos ao Senado e ao governo serão diferentes, levando em consideração a natureza e perfil de cada cargo, no entanto todos que concorrem ao mesmo cargo responderão exatamente aos mesmos questionamentos. As perguntas seguirão um roteiro pré-estabelecido e terão como foco os principais temas de interesse do eleitorado, como saúde, segurança e educação”, explica Cláudio Oliveira.

As entrevistas serão veiculadas na TVAL no período de 26 de agosto a 29 de setembro – respeitando a legislação eleitoral -, em seis horários diários de segunda a sexta-feira (6h30, 12h30, 17h, 19h50, 21h e 22h) e em sete horários distintos aos finais de semana, que serão preenchidos em forma de “carrossel de revezamento”.

“Dessa forma, cada candidato terá, no mínimo, 20 inserções até o dia da eleição”, frisa Oliveira.

Conforme o apresentador, a emissora decidiu ouvir todos os postulantes aos cargos – e não somente os candidatos mais bem colocados nas pesquisas – para proporcionar aos eleitores a oportunidade de conhecê-los, bem como as propostas que defendem.

“A preocupação da TVAL é o interesse público. Queremos que as pessoas conheçam quem está concorrendo aos cargos e, por isso, resolvemos ouvir todos. Assim, elas terão informações suficientes para comparar os candidatos e tomar suas decisões”, destaca.

Caso algum candidato não compareça à entrevista, os horários de veiculação serão divididos com aqueles que participarem.

Fonte: ALMT

Comentários Facebook
Continue Reading

Policial

Política MT

Mato Grosso

Nacional

Entretenimento

Tecnologia

Mais Lidas