Connect with us

Na Capital

Agentes da Semob são capacitados para utilização de sistema da Serpro

Publicado em

Agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) foram capacitados para a utilização do Radar, sistema de gestão de infrações de trânsito, que substituirá o modelo adotado pela Prefeitura de Cuiabá. O Departamento de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), atual responsável pelo monitoramento, dá lugar ao Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), maior  empresa pública de tecnologia da informação do país, trazendo agilidade e economia à gestão.

De acordo com o gestor de produto da Serpro, Leonardo Souza, o Radar já foi implantado em outras 12 cidades e vai facilitar os serviços prestados pelos setores de atendimento, jurídico, administrativo e financeiro. Para isso, os profissionais passaram por dois dias de treinamento, recebendo, suporte no uso do talonário eletrônico, aplicativo para smartphone utilizado na aplicação de multas. Acesso, autorização, segurança e cadastro também fazem parte dos temas abordados.

A partir deste mês, quando a alteração passa a valer, os servidores terão acesso direto às bases nacionais de dados, o que permite a consulta de informações sobre veículos e CNHs de todo o país. “Se o condutor está passando pela cidade e comete uma infração, mesmo sendo de outro de Estado, ele poderá ser notificado. Isso porque, por meio do talonário eletrônico, será possível fazer a consulta dessas informações. O trabalho é facilitado pela quantidade de dados disponível”, diz.

A empresa também oferece vantagens no atendimento ao cidadão, uma vez que vários serviços podem ser acessados online, sem que se precise ir até o órgão ou emita uma segunda via. “Todos podem acompanhar a parte jurídica do processo, tanto na parte de defesa prévia quanto recurso pelos próprios computadores ou celulares”, explica Souza.

O titular da Semob, Antenor Figueiredo, reforça que agora a Pasta passa a ter acesso aos bancos de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que regulamenta grande parte das ações relacionadas a estes registros. Os dados, segundo ele, estão disponíveis nas três bases que pertencem ao Departamento: Renach, Renainf e Renavan.

O que muda na prática é que, serviços como bloqueio e desbloqueio, prestados pelo Detran e pagos pela Prefeitura, passam a ser executados diretamente pela administração. “Quando fecharmos o ano, vai sair muito mais barato do que se estivéssemos usando o Detran, e vamos ter o controle das nossas multas. Além disso, a partir do momento em que outras cidades começarem a aderir, o valor diminui”, finaliza o secretário.

 

Comentários Facebook
Advertisement

Na Capital

Cuiabá inicia Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação 2022 na próxima segunda (15)

Published

on

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação 2022 começa em Cuiabá na próxima segunda-feira (15). O público-alvo desta campanha são crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. A previsão é de que a campanha seja realizada nas unidades básicas de saúde até dia 09 de setembro. O dia “D” ocorrerá no dia 20 de agosto de 2022 em todas as UBS, das 7h30 às 17h.

Segundo o coordenador de Programas Estratégicos da Secretaria Municipal de Saúde, Wellington Assunção Ferreira, o objetivo da campanha é alcançar a cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a vacina poliomielite, na faixa etária de 1 ano a menor de 5 anos, reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos e melhorar as coberturas vacinais conforme o Calendário Nacional de Vacinação.

“É de extrema importância que os pais levem seus filhos para fazerem a atualização da caderneta de vacinação, pois por causa da pandemia muitas crianças deixaram de ser imunizadas contra várias doenças. Não podemos correr o risco de ver o retorno de doenças que já estavam totalmente controladas porque as coberturas vacinais estão abaixo do esperado”, comentou o coordenador.

Todas as vacinas disponíveis no Calendário Nacional de Vacinação para as crianças serão oferecidas durante a campanha. São elas: BCG, Pentavalente, Poliomielite Oral e Inativada, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C, Febre Amarela, Rotavírus, Hepatite B, Tríplice Bacteriana, Tríplice Viral, Tetra viral, Hepatite A, Varicela e HPV Quadrivalente. Para adolescentes estarão disponíveis as vacinas HPV, dT (Dupla Adulto), Febre Amarela, Tríplice Viral, Hepatite B, Meningocócica ACWY (conjugada) e dTpa (para adolescentes gestantes).

De segunda a sexta as salas de vacinação de todas as UBS estarão abertas normalmente, das 07h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00, com exceção das UBS Grande Terceiro e Ana Poupina, que não possuem sala de vacinação. Nas UBS de hora estendida (Clínica da Família, Ilza Terezinha Picolli, Parque Ohara e Tijucal) as salas de vacinação funcionam das 7h às 20h, sem interrupção.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Policial

Política MT

Mato Grosso

Nacional

Entretenimento

Tecnologia

Mais Lidas