Na Capital
Ações integradas ajudam a diminuir o número de bolsões de lixo na cidade
Publicado em
18/10/2018 - 09:10por
admin
Entulhos de construções civis, restos de podas, móveis inutilizados e todos os tipos de resíduos domésticos. Descartados incorretamente, essa mistura forma um perigoso problema intensamente combatido pela Prefeitura de Cuiabá: a criação de bolsões de lixo. Além do mau cheiro e da poluição ambiental, a prática de utilizar áreas públicas ou privadas para a atividade ilegal é responsável por contribuir também na proliferação de animais peçonhentos e transmissores de diversos tipos de doenças, gerando graves consequências à população.
Para eliminar esse tipo de transtorno, o Município atua de forma continuada e com ações integradas. O plano de trabalho, elaborado e coordenado pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, alinha a operação de eliminação dos bolsões com os serviços ofertados por meio de programas como “Mutirão da Limpeza” e “Cata-treco”, além da coleta de lixo domiciliar. Dessa forma, a Pasta alcançou uma drástica redução no número de locais utilizados para o fim proibido por lei.
Conforme levantamento da Secretaria, Cuiabá chegou a ter mais 300 áreas identificadas como bolsões. Atualmente, apesar de ainda não ser considerado o ideal pela Prefeitura, possui aproximadamente 60, o que, de acordo com o titular da Pasta, José Roberto Stopa, atesta o grande avanço conquistado nos últimos tempos. Segundo ele, a gestão trabalha diariamente com a meta de transformar a capital mato-grossense em uma cidade referência no quesito limpeza e preservação ambiental.
“É notório que a limpeza da cidade tem melhorado muito, principalmente no combate a bolsões de lixo. O mais importante é que o avenço tem sido no sentido qualitativo. Ou seja, não estamos apenas limpando constantemente as áreas identificadas, mas também eliminando definitivamente muitas delas. Aquelas que existem estão devidamente mapeadas e recebendo trabalhos contínuos. Acredito que, seguindo nesse ritmo, em dois anos, muito provavelmente, não teremos mais esse problema”, comenta Stopa.
Outra importante alternativa adotada pela atual gestão é a transformação dos locais utilizados para o descarte irregular em espaços de lazer para moradores da região. É o caso do que já foi efetuado nos bairros Residencial Nova Canaã, Nova Conquista, CPA IV e Jardim Universitário, além do Santa Amália e Morada do Ouro, onde a Prefeitura trabalha neste momento. A fiscalização e o desenvolvimento de atividades de educação ambiental também têm sido pontos considerados fundamentais dentro desse contexto.
“Estamos falando de algo que pode causar o aumento de animais peçonhentos e transmissores de uma série de doenças. Sem contar que a cidade perde toda a sua beleza. Por isso, é fundamental destacar que o sucesso nessa atividade está atrelado ao papel de colaborador do cidadão. É necessário que cada cuiabano tenha uma participação ativa nesse processo, evitando jogar lixo nessas áreas e denunciando aqueles que cometem o ato”, argumenta o secretário.
Mutirão da Limpeza e Cata-treco
Aliados do trabalho de combate aos bolsões de lixo, os programas “Mutirão da Limpeza” e “Cata-treco” são ações permanentes do Executivo cuiabano que percorre bairros de todas as regiões da cidade. O Mutirão, por exemplo, é realizado todos os sábados e, somente em 2018, já passou por cerca de 50 comunidades. Em cada uma das edições, centenas de trabalhadores atuam em rua por rua dos bairros contemplados prestando diferentes serviços de zeladoria.
Já o “Cata-treco” é uma iniciativa diária que leva aos moradores das localidades atendidas o serviço de recolhimento de materiais inservíveis. Por meio dessa atividade, a Secretaria recolhe e dá a destinação correta para objetos como camas, sofás, fogões, dentre vários outros, evitando que fiquem acumulados nos quintais ou que sejam jogados em locais inapropriados. Até este mês de outubro, mais de 130 bairros receberam o serviço.


Na Capital
Programa Enxergar é Humanizar é destaque nacional em encontro realizado pela Fundação Abrinq
Published
18 minutos atráson
10/08/2022 - 18:10By
Da Redação
O prefeito Emanuel Pinheiro destacou, durante a live desta terça-feira (9), a participação de Cuiabá no encontro promovido pela Fundação Abrinq. O evento, realizado no formato on-line, reuniu prefeitos da região Centro-Oeste e tratou de ações relacionadas ao Programa Prefeito Amigo da Criança. O destaque foi o Programa Enxergar é Humanizar, criado pela gestão Emanuel Pinheiro em 2019.
Na live, Emanuel Pinheiro falou sobre os avanços que a cidade vem conquistando, se transformando num modelo também nos cuidados com as crianças e adolescentes. No encontro da Abrinq, o gestor foi representado pela secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado. A secretária-adjunta de Direitos Humanos, Christiany Fonseca, também participou do encontro, representando a secretária de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Janayna Ferreira de Jesus.
“Cuiabá e a gestão Emanuel Pinheiro fizeram bonito em nível nacional durante o encontro da Abrinq. A secretária Edilene e a secretária-adjunta Chistiany puderam expor ao Brasil os avanços e as conquistas em todos os cuidados que temos com as crianças. Divido com vocês o sucesso na nossa gestão principalmente no apoio, no acolhimento, no amor, nas políticas públicas efetivas de inclusão e de justiça social, também das nossas crianças, nosso maior patrimônio”, ressaltou o prefeito Emanuel Pinheiro.
Encontro da Fundação Abrinq
No encontro promovido pela Fundação Abrinq foram apresentadas oportunidades para o planejamento de políticas públicas voltadas à infância e adolescência no campo das Políticas Sociais, com foco nas boas práticas e destaques regionais.
Os Municípios de Cuiabá e Querência, no Mato Grosso, Goianésia/GO e Nova Andradina/MS apresentaram suas práticas na implementação das Políticas Sociais para Crianças e Adolescentes, considerando as especificidades de seus territórios.
A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, falou sobre a rede pública que atende a mais de 57 mil estudantes matriculados e as ações e Programas desenvolvidos pela gestão como os Programas de Alfabetização Cuiabano (ProAC), Enxergar é Humanizar, Bom de Bola Bom de Escola, MPT na Escola (de prevenção contra o trabalho infantil).
“O foco da gestão Emanuel Pinheiro hoje é a alfabetização dos nossos estudantes e a recuperação das habilidades perdidas durante a pandemia. Nesse sentido, a gestão investe na formação continuada e apoio aos profissionais da educação, na ampliação do número de salas de apoio pedagógico, no monitoramento dos estudantes e no trabalho com material estruturado”, destacou a secretária Municipal de Educação Edilene de Souza Machado.
Reinaldo Cardoso, da Fundação Abrinq, falou sobre o Programa Enxergar é Humanizar. “A política de Educação, trabalhando junto com a saúde e a assistência social. Achamos a iniciativa muito interessante”, disse ele durante o evento.
Prefeito Amigo da Criança
Os gestores que formalizaram sua adesão ao Programa Prefeito Amigo da Criança inscrevem iniciativas e ações em 8 eixos, voltados a promoção de vida saudável, acesso à educação de qualidade; proteção; protagonismo; redução de risco de desastres naturais e migração; processos de gestão; desenvolvimento sustentável e primeira infância.
Durante a gestão, as ações e os resultados obtidos são avaliados, de acordo com as metas estabelecidas pelo Município. Os indicadores de avaliação consideram os diferentes graus de avanço, a institucionalidade da política, o aprimoramento dos mecanismos de participação e a ampliação da destinação orçamentária.
Os gestores municipais que conseguem avançar, cumprir, consolidar e institucionalizar os processos de planejamento e de participação social, além de apresentar evolução significativa dos indicadores sociais, são reconhecidos e recebem o prêmio Prefeito Amigo da Criança.
Por quatro vezes a gestão municipal de Cuiabá participou do programa e o prefeito Emanuel Pinheiro, o segundo reconhecido como Prefeito Amigo da Criança.
A sétima edição do prêmio refere-se ao período 2021-2024.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Caminhoneiros não recebem Auxílio, governo altera prazo de cadastro

Defesa da democracia: atos na USP terão segurança reforçada

Programa Enxergar é Humanizar é destaque nacional em encontro realizado pela Fundação Abrinq

Exército decide não indicar substituto de militar excluido pelo TSE

BNDES vai leiloar antiga sede em Brasília por R$ 112 milhões
Policial


Autor de homicídio em Arenápolis é preso em flagrante pelo Polícia Civil
Um homem apontado como autor do homicídio ocorrido na noite de quarta-feira (27.07), no município de Arenápolis (258 km a...


Polícia Civil prende receptador e recupera caminhão roubado da Prefeitura de Colniza
Um caminhão roubado de funcionários da Prefeitura de Colniza (1.065 km a noroeste de Cuiabá), há aproximadamente um ano, foi...


Polícia Civil apreende arma de fogo e prende jovem em flagrante em Cáceres
Policiais civis, da 1ª Delegacia de Polícia do município de Cáceres (225 km a oeste de Cuiabá), apreenderam uma arma...
Política MT


Deputados aprovam suplementação de 30% no orçamento de 2022
Foto: JLSIQUEIRA / ALMT Em sessão ordinária nesta quarta-feira (10), os deputados estaduais de Mato Grosso aprovaram, em segunda votação,...


CCJR analisa 46 matérias em reunião ordinária
Foto: JLSIQUEIRA / ALMT A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa apreciou 46 matérias durante reunião...


Semana na Assembleia tem audiências públicas e CST’s
Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realiza nesta semana sessão ordinária remota, duas audiências...
Mato Grosso


Violência doméstica: guia prático é lançado em colóquio da Rede de Enfrentamento
Qual a porta de entrada para o atendimento de mulheres que sofreram uma violência doméstica? Após o primeiro contato para...


Centro Especializado do Fórum de Cuiabá encaminha vítimas de crimes à rede de apoio
Um dos serviços ofertados pelo Centro Especializado de Atendimento às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais é o encaminhamento do...


Justiça Restaurativa encerra semana de atividades na Comarca de Campo Verde
O Núcleo Gestor de Justiça Restaurativa (Nugjur), do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, realiza, na sexta-feira (12 de agosto),...
Nacional


Defesa da democracia: atos na USP terão segurança reforçada
Divulgação/Faculdade de Direito da USP Evento será realizado na quarta-feira (11) na Faculdade de Direito da USP Os atos em ...


Eleições em São Paulo: Haddad declara patrimônio de R$ 595 mil
Montagem/iG Patrimônio de Haddad, Garcia e Tarcísio varia de R$ 195 mil a R$ 5, 1 milhões O governador Rodrigo...


Deputado bolsonarista lança livro sobre impeachment de Witzel amanhã
O deputado estadual bolsonarista Anderson Moraes (PL) lança, nesta quinta-feira (11/08), o livro “Tchau, querido! Witzel, a queda de uma...
Entretenimento


Aos 65 anos, Christina Rocha rouba cena em praia por boa forma: “Ela é igual ao vinho!”
Christina Rocha, conhecida por ser a apresentadora do programa “Casos de Família”, roubou a cena nas redes sociais durante suas...


Sarah Andrade posa pra foto na praia e volume impressiona: “Literalmente uma deusa grega!”
Sarah Andrade, que brilhou no “Big Brother Brasil 21”, roubou a cena em seu perfil do Twitter durante a manhã...


Após deixar o Brasil, Mayra Cardi desabafa sobre momentos difíceis que passou: “onde deveria estar!”
Em meio a boatos de que estaria se separando do campeão do “BBB 22”, Arthur Aguiar, a coach Maíra Cardi...
Tecnologia


Xiaomi lança Redmi Note 9S no Brasil com bateria que dura dois dias
. arrow-options Reprodução Xiaomi lança Redmi Note 9S A Xiaomi anunciou o Redmi Note 9S no Brasil nesta segunda-feira (20)...


Netflix vai transformar game Resident Evil em série
arrow-options Reprodução Resident Evil vai se tornar série da Netflix A Netflix está desenvolvendo uma série baseada na franquia de...


Venda de licença do Windows 7 gera notificação à Via Varejo
arrow-options Unsplash/Tadas Sar Windows 7 teve atualizações descontinuadas O Procon-SP notificou, na última sexta-feira (31), a Via Varejo , empresa...
Mais Lidas
-
Mato Grosso5 dias atrás
Humanização: Centro de Atendimento às Vítimas inicia acolhimento de famílias no Fórum de Cuiabá
-
Entretenimento5 dias atrás
Lexa aposta em look ousado e ‘comissão’ fica à mostra: “A era dark da gata vem aí!”
-
Agro Veracidade5 dias atrás
FRANGO/CEPEA: Valor da carne sobe em julho; filé registra recorde
-
Mato Grosso5 dias atrás
Gaeco Ambiental e Estado fazem operação após denúncia de “dia do fogo”
-
Economia5 dias atrás
Com alta da refeição, 65% dos trabalhadores já optam por marmita
-
Mato Grosso5 dias atrás
Confira os plantonistas deste fim de semana
-
Mato Grosso5 dias atrás
Termina domingo prazo de inscrição para seleção na área de Fisioterapia em Apiacás
-
Na Capital4 dias atrás
“Pensei estar em um hospital privado”, conta eletricista que sofreu queimaduras de 2º e 3º graus e recebeu cuidados no HMC