conecte-se conosco


Na Capital

Acessuas desenvolve ações preparatórias para o mercado de trabalho para população vulnerável

Publicado


Dando seguimento às ações desenvolvidas pelo Programa de Acesso ao Mundo de Trabalho (Acessuas), novas oficinas preparatórias são ofertadas nas unidades socioassistenciais que atendem à população em situação de vulnerabilidade social. As atividades serão desenvolvidas até o dia 23 (quinta-feira)  nas unidades dos Centros de Referência de Assistência (Cras) e unidades de Acolhimentos para Adultos ligadas a Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência. A ação está sendo realizada em parceria com o Sebrae.

O programa Acessuas Trabalho tem como público alvo populações urbanas e rurais em situação de vulnerabilidade e risco social com idade entre 14 e 59 anos, com prioridade para usuários de serviços, projetos e programas de transferência de renda socioassistenciais, em especial.

“As oficinas são bem dinâmicas. Buscamos trabalhar os temas de forma simples e de fácil compreensão, uma vez que a nossa intenção é preparar esse indivíduo para o mercado de trabalho”, ponderou a responsável pelo Programa Acessuas, Cláudia Latorraca.

As unidades que já receberam as oficinas do Acessuas foram os Cras dos bairros Drº Fábio, Pedra 90, Dom Aquino, Novo Colorado, Jardim Araçá, Nova Esperança, Tijucal, Planalto e Osmar Cabral. Os assistidos destas unidades estão aprendendo como confeccionar currículos dentro dos padrões técnicos para buscarem oportunidades no mercado de trabalho na capital.

PROGRAMAÇÃO- Nesta segunda-feira, a partir das 13h30, a ação será realizada no Centro de Referência de Assistência do bairro CPA, em Cuiabá. Na terça-feira (22) será na unidade do Jardim União, período matutino, a partir das 8h30. E para encerrar mais esse ciclo de trabalho do Programa, equipe técnica da Assistência Social juntamente com representantes do Sebrae estarão na Comunidade Terapêutica “Tenda de Abraão”. Nesse local, as atividades ocorrerão nos dois períodos, sendo uma turma as 08h30 e outra a partir das 13h30.  

ACESSUAS TRABALHO- O programa Acessuas Trabalho tem como público alvo populações urbanas e rurais em situação de vulnerabilidade e risco social com idade entre 14 e 59 anos, com prioridade para usuários de serviços, projetos e programas de transferência de renda socioassistenciais, em especial.

O Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho busca a autonomia das famílias usuárias da Política de Assistência Social, por meio da integração ao mundo do trabalho. Além disso, faz-se necessária a criação de estratégias para o acesso ao mundo do trabalho estabelecendo relação entre os cursos ofertados, o interesse dos alunos e as demandas da economia local, regional e nacional.

“A iniciativa faz parte de um conjunto de ações de articulação de políticas públicas e de mobilização, encaminhamento e acompanhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social para acesso a oportunidades afeitas ao trabalho e emprego”, conclui a coordenadora do Acessuas.

Comentários Facebook
publicidade

Na Capital

Auxiliar administrativo relembra 32 anos de atuação dedicados ao serviço público

Publicado


Jose Ferreira

Clique para ampliar

A carreira pública de Valdirson Gonçalo Ribeiro Pires, 61 anos, teve início em 1989 como auxiliar administrativo no Progresso e Desenvolvimento da Capital, o extinto Prodecap, da Prefeitura de Cuiabá. Lá, atuou por cerca de seis anos e, logo após a extinção do órgão, passou a desempenhar atividades perante a então Secretaria de Agricultura. Logo depois, atuou em outras quatro pastas do Executivo, auxiliando à população.

“Estou aqui para servir e não para me servirem. Minha função é recepcionar e informar todos que procuram o município e tirar dúvidas. Lá fora há pessoas que pagam seus compromissos municipais e são elas a quem devemos enaltecer e engrandecer, pois são as verdadeiras sustentadoras da nossa vida”, afirmou, em tom de humildade, “Seo Pires”, como também é conhecido na Prefeitura de Cuiabá. 

 “Eu amo trabalhar no município, conversando e ajudando as pessoas. Se pegarem o meu histórico funcional nunca cheguei atrasado e faltei pouquíssimas vezes. E foi aqui que fiz amigos verdadeiros que serão levados para sempre comigo”, afirma.

Em 2003 fez o concurso do município para auxiliar de serviços gerais e passou, se tornando assim efetivo. Nesta época, ele conta que foi designado para ficar na recepção do Alencastro. Lá, fez amizade com os munícipes e funcionários. Depois de anos dedicados à recepcionar e informar quem necessitava de ajuda,  foi para a Secretaria de Gestão.

Orgulhoso, conta que por ser um dos primeiros a chegar recebeu as chaves do gabinete para que sempre pudesse manter a organização do espaço.

“É uma vida dedicada ao serviço público. Durante a minha carreira desempenhei diversas funções e sou muito grato a Deus por ter me dado esta oportunidade. Fiz da prefeitura minha segunda casa”, ressaltou o servidor.

Uma de suas recordações ao longo de anos de atuação, versa sobre quando  barrou o prefeito Emanuel Pinheiro na porta do gabinete da secretária de gestão. Ele recorda que naquele dia o gabinete estava cheio de pessoas que iriam despachar com a então titulr da pasta. “O prefeito chegou entrando, neste momento, pedi para Emanuel aguardar pois iria anunciar a chegada, já que existiam outras pessoas esperando. A atitude do prefeito foi a melhor, deu aquela risada e disse que eu estava correto, mas levei um puxão de orelha depois da gestora. Pouco depois gargalhamos com tudo isso”, pontua.

São quase 32 anos de casa e muitas histórias. Agora, aos 61 anos de idade Pires, já entrou com pedido de aposentadoria e está em abono permanência. 

“Não quero parar de trabalhar, quando me aposentar ou eu volto com um cargo de comissão ou vou desenvolver minha segunda paixão, que é a culinária. Meu mais conhecido prato é o peixe recheado que faço. Nada de ficar em casa, acredito que vou trabalhar até quando minha saúde me permitir”, reforça. Como cuiabano nato, nascido e criado no bairro ‘Cai-Cai’, o servidor mostra orgulhoso de sua contribuição ao desenvolvimento da cidade.

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Política MT

Mato Grosso

Nacional

Entretenimento

Tecnologia

Mais Lidas