Política MT
A pedido da CPI da Energisa, ALMT entra com representação no TCU para reverter aumento da energia
Publicado
16/05/2022 - 16:20
Foto: Helder Faria
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso entrou com representação junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) com pedido de medida cautelar (liminar) para suspender o reajuste de 22,5% autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) no mês passado. A ação, impetrada pela Procuradoria-Geral da ALMT, foi proposta pelo relator da CPI da Energisa, deputado Carlos Avallone (PSDB), com aval do presidente da comissão parlamentar de inquérito, deputado Elizeu Nascimento (PL) e demais membros. A representação é assinada também pela presidente em exercício da Assembleia, deputada Janaina Riva (MDB) e pelo deputado Max Russi (PSB), primeiro-secretário da Casa.
Segundo o relator da CPI, Carlos Avallone, o principal argumento da representação considera que a ANEEL não atendeu aos requisitos constitucionais de transparência na autorização do maior reajuste de todos os tempos, que está onerando o já combalido orçamento familiar de cerca de 1,56 milhão de unidades consumidoras no estado, além de impactar diretamente na economia da região, desestimulando a entrada de novas indústrias e prejudicando as existentes.
A ANEEL fundamenta o reajuste alegando a necessidade de corrigir distorções decorrentes da retirada dos componentes financeiros estabelecidos no último processo tarifário, bem como relativo ao aumento dos encargos setoriais e os custos de distribuição. Do total de 22,5%, 5,24% caberiam à Energisa Mato Grosso, para fazer frente aos investimentos e custos operacionais. Mas o restante, 17,31%, estaria relacionado com o aumento dos encargos setoriais e custos com a crise hídrica, especialmente em razão do acionamento de termoelétricas.
“Não houve transparência no processo decisório da ANEEL acerca do Reajuste Tarifário Anual, já que não descreve adequadamente e com clareza os fatores que envolvem a composição tarifária, bem como os critérios metodológicos utilizados para a obtenção do índice de reajuste, a fim de permitir ao usuário compreender a composição da tarifa, e o respectivo impacto do reajuste incidente em cada componente da tarifa. A Agência não detalhou esses supostos aumentos de custos, agindo com falta de transparência e ignorando os direitos do consumidor de energia elétrica. Por isso a ALMT, como legítima representante dos cidadãos, não poderia deixar de agir em sua defesa”, pontuou Avallone.
O texto constitucional traz, expressamente, a proteção aos usuários, especialmente, no sentido promover reclamações relativas à prestação dos serviços públicos em geral, asseguradas a manutenção de serviços de atendimento ao usuário e a avaliação periódica, externa e interna, da qualidade dos serviços e no acesso dos usuários a registros administrativos e a informações sobre atos de governo. Ademais, sustenta a ALMT que a proteção do direito do usuário foi elevada à condição de direito fundamental.
Mais recentemente, em regulamentação do citado dispositivo constitucional, foi editada a Lei 13.460/2017, que dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública, elencando, dentre outros, a obtenção de informações precisas e de fácil acesso nos locais de prestação de serviço, assim com sua disponibilização na internet, especialmente sobre o valor das taxas ou tarifas cobradas na prestação do serviço público, contendo informações para a compreensão exata da extensão do serviço prestado.
No cotejo das informações da ANEEL, sejam as constantes de sua plataforma na internet ou do próprio ato decisório que concedeu o reajuste anual, não se vislumbra clareza ou transparência nos critérios metodológicos utilizados para o reajustamento da tarifa, de forma a evidenciar a sua composição e a justificativa plausível e razoável para se chegar ao percentual médio de 22,55% no período reajustável de março de 2021 a março 2022, diz o texto da representação.
Assim, a concepção de prestação de serviço público está ligada à satisfação do interesse público, ou seja, das necessidades da coletividade como um todo. Contudo, a tarifa do serviço não pode ser demasiadamente onerosa, sob pena de inviabilizar o acesso ao serviço público, especialmente o da distribuição de energia elétrica, reconhecido como direito fundamental e, portanto, direito de todos.
MEDIDA CAUTELAR
A CPI da Energisa, que protagoniza a representação junto ao TCU, concluiu que o reajuste tarifário aumenta expressivamente a fatura de energia elétrica dos consumidores de MT, na ordem desproporcional de 22,55%, em média, sem que o processo decisório tenha observado o dever de transparência e clareza na formulação da política tarifária (critérios metodológicos para o reajuste). Violou, assim, obrigações básicas de respeito aos direitos dos usuários e às concessões do serviço público (transparência, acesso à informações, informações claras, precisas e adequadas, modicidade da tarifa, economicidade, razoabilidade, etc).
A ALMT solicitou ao Tribunal de Contas da União a suspensão da cobrança do reajuste, a partir de medida cautelar, a fim de evitar grave lesão ao interesse público, notadamente a violação aos princípios da transparência, acesso à informação, economicidade, bem como o aumento do custo de vida da população e da produção local.
A representação pede ainda a realização de auditoria no contrato de concessão para esclarecer a composição tarifária e a regularidade dos critérios metodológicos aplicados no Termo de Reajuste Anual autorizado pela ANEEL em 12 de abril último.


Política MT
Sexto episódio do “Palco pra 2” traz novos nomes da cena musical de MT
Publicado
01/07/2022 - 11:10
Foto: DIVULGAÇÃO / ASSESSORIA
O projeto “Palco pra 2” chega ao sexto episódio divulgando artistas autorais de Mato Grosso. Originalidade e encontros musicais marcam as participações de representantes da música popular brasileira produzida em Mato Grosso. Na edição que vai ao ar neste sábado (2), os convidados são Bia Trindade e Heitor Mattos. O programa é exibido às 12h30 e 18h30, com reprises nos seguintes dias: domingo (11h30 / 21h), terça (12h30 / 22h), sexta (12h30 / 22h).
Beatriz Vitória Trindade Alves ou simplesmente Bia Trindade tem 20 anos de idade, mas já acumula experiência e vivências musicais que a colocam em destaque na cena musical de MT. Bia participou, em 2021, do ‘The Voice Brasil’ (TV Globo) e, em fevereiro deste ano, a artista lançou seu primeiro extended play (EP) intitulado “Sempre quero mais”.
Com músicas que vão desde o pop à bossa nova, a cantora afirma que leva para os palcos muitas verdades por meio das suas composições e a própria busca por sua identidade artística. “Viver da arte e ser identificada por meio dela é meu maior desejo”, afirma.
Para marcar esse momento, ela conta, durante a gravação, que trouxe para o palco do programa uma composição nova. “Quis aproveitar essa oportunidade para divulgar uma música nova que estou acrescentando ao repertório e que pretendo lançar em breve”, adiantou animada.
O músico cuiabano Heitor Mattos, de 21 anos, é outro nome que desponta como referência por sua sonoridade e composições. “Gosto de experimentar muitas coisas diferentes, timbres e ritmos. A banda que me acompanha me ajuda a criar com autenticidade e ir colocando uma identidade às composições”, revela.
Suas produções autorais já ocuparam diversos palcos da capital e consolidou seu trabalho musical. “Estar no palco é dos momentos mais importantes e precisa ter muita sintonia com a banda para entregar ao público a arte que fazemos”, avalia.
Sobre a participação no projeto, Heitor considera importante a oportunidade e as parcerias que ele proporciona. “É um privilégio poder subir nesse palco e dividir o meu som, que é único, com a arte de outra artista autoral e que admiro muito”, afirma.
Fonte: ALMT

Prefeitura de Cuiabá convoca candidatos aprovados nos cargos de Professor, TNE e ASG

Lázaro Ramos critica Bolsonaro: ‘Celebração da ignorância’

Polícia Civil incinera 300 quilos de entorpecentes em Rondonópolis

Polícia Civil incinera 300 quilos de entorpecentes em Rondonópolis

Ex- participante do ‘Power Couple’ detona Record: ‘Edita tudo’
Policial


Polícia Civil incinera 300 quilos de entorpecentes em Rondonópolis
A Polícia Civil incinerou nesta segunda-feira (04.07), em Rondonópolis, mais 300 quilos de entorpecentes apreendidos no semestre. A queima da...


Polícia Civil prende autor de feminicídio poucas horas depois de cometer o crime
O autor do feminicídio que vitimou uma jovem de 23 anos, na madrugada de sábado (02.07), em Tapurah (433 km...


Investigado por atear fogo em casa de ex-companheira com a família dentro é preso em Brasnorte
Um homem procurado pela Polícia Civil em Brasnorte pelos crimes de lesão corporal e por causar incêndio na residência da...
Política MT


Sexto episódio do “Palco pra 2” traz novos nomes da cena musical de MT
Foto: DIVULGAÇÃO / ASSESSORIA O projeto “Palco pra 2” chega ao sexto episódio divulgando artistas autorais de Mato Grosso. Originalidade...


Deputados vão propor suspensão da tramitação de projeto que altera legislação sobre o Pantanal
Foto: Ronaldo Mazza Após audiência pública realizada na manhã de quinta-feira (30), o deputado Lúdio Cabral (PT) vai recomendar a...


Teatro de bonecos com personagens inspirados na Palavra Cantada chega ao Zulmira neste fim de semana
Foto: DIVULGAÇÃO / ASSESSORIA Quem não conhece alguma canção da dupla Palavra Cantada, que há 28 anos encanta as crianças com letras...
Mato Grosso


Polícia Civil incinera 300 quilos de entorpecentes em Rondonópolis
A Polícia Civil incinerou nesta segunda-feira (04.07), em Rondonópolis, mais 300 quilos de entorpecentes apreendidos no semestre. A queima da...


Autor de homicídio de funcionário de fazenda é preso em flagrante pela Polícia Civil
Funcionário de uma fazenda, localizada na região de Rosário Oeste, foi preso em flagrante pela Polícia Civil, neste domingo (03.07),...


Operação Lei Seca prende 11 pessoas em Cuiabá e Várzea Grande neste fim de semana
A Operação Lei Seca, realizada no sábado e domingo (02 e 03.07), prendeu 11 pessoas e fiscalizou 245 veículos. A...
Nacional


MPF pede que União seja condenada em R$ 50 mi para proteger indígenas
Divulgação/Funai/Arquivo Bruno Pereira e Dom Phillips foram mortos no Vale do Javari O Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria...


Rio: policial que matou irmã tem porte de arma suspenso
Reprodução – 04.07.2022 A policial Rhaillayne Oliveira de Mello fazia parte do 7ºBPM (São Gonçalo) A Polícia Militar confirmou, nesta...


Briga e pedido de ajuda: o que antecedeu morte de irmã por policial
Reprodução Rhayna morreu após ser baleada por irmã policial militar Agressões à mãe e a uma irmã grávida; bebida alcoólica...
Entretenimento


Lázaro Ramos critica Bolsonaro: ‘Celebração da ignorância’
Isabela Frasinelli Lázaro Ramos Lázaro Ramos chegou emocionado na 26ª Bienal do Livro de São Paulo nesta segunda-feira (4). Com...


Ex- participante do ‘Power Couple’ detona Record: ‘Edita tudo’
Foto: Reprodução/Record TV Anna Clara Maia, ex-participante do Power Couple 4 A ex-participante do “Power Couple Brasil 4”, Anna Clara...


Justiça proíbe Zé Neto e Cristiano de usar marca ‘Esqueminha’
Reprodução/Instagram Zé Neto e Cristiano foram processados por uso de ‘Esqueminha’ A dupla Zé Neto e Cristiano está impedida de usar a...
Tecnologia


Xiaomi lança Redmi Note 9S no Brasil com bateria que dura dois dias
. arrow-options Reprodução Xiaomi lança Redmi Note 9S A Xiaomi anunciou o Redmi Note 9S no Brasil nesta segunda-feira (20)...


Netflix vai transformar game Resident Evil em série
arrow-options Reprodução Resident Evil vai se tornar série da Netflix A Netflix está desenvolvendo uma série baseada na franquia de...


Venda de licença do Windows 7 gera notificação à Via Varejo
arrow-options Unsplash/Tadas Sar Windows 7 teve atualizações descontinuadas O Procon-SP notificou, na última sexta-feira (31), a Via Varejo , empresa...
Mais Lidas
-
Mato Grosso01/07/2022 - 17:10
Decreto federal prevê multa em dobro para quem colocar fogo em Unidade de Conservação
-
Saúde29/06/2022 - 12:40
‘As mulheres devem ter direito de escolher’, diz OMS sobre aborto
-
Na Capital29/06/2022 - 18:10
Prefeitura paga salários na quinta-feira (30) e injeta quase R$ 100 milhões na economia de Cuiabá
-
Na Capital02/07/2022 - 09:35
Sugestão de Pauta: Prefeito entrega novas vans e motocicletas para ações da Limpurb na segunda-feira (4)
-
Política MT30/06/2022 - 18:40
Projeto defende criação de programa de incentivo ao empreendedorismo para imigrantes, refugiados e apátridas
-
Agro Veracidade30/06/2022 - 16:35
LEITE/CEPEA: Preço ao produtor acumula alta real de 20,6% no ano
-
Agro Veracidade30/06/2022 - 09:10
SUÍNOS/CEPEA: Média sobe no comparativo mensal, mas segue menor no anual
-
Política MT30/06/2022 - 16:40
Deputado Thiago Silva destina emenda e entrega ônibus escolar para Alto Paraguai