Connect with us

Na Capital

A arte de ensinar

Publicado em

Neste dia 15 de outubro comemoramos o Dia do Professor. Nesse dia homenageamos aqueles que entendem e percebem que a Educação é uma arte, é saber olhar, ver, perceber, sensibilizar, acolher, despertar, experimentar e encontrar o outro…

Incansável diante das dificuldades, comprometido e dedicado, o professor merece o nosso respeito. Ser professor é um dom, porque ensinar não é somente replicar o conhecimento, o seu ofício está ligado a formar cidadãos. Tenho orgulho em fazer parte de uma gestão que dedica um olhar especial e carinhoso a esses profissionais e trabalha para valorizar aquele que em sala de aula, se doa para esse fim.

Em um país de tamanhas desigualdades sociais como o Brasil, e no momento em que Cuiabá, capital de um dos estados mais promissores do país, se aproxima dos seus 300 anos, a luta pela qualidade da educação pública assume uma dimensão inimaginável e essa tarefa tem sido o objetivo central dos trabalhadores da Educação e em especial da atual gestão do Município.

Em um ano e dez meses, a gestão Emanuel Pinheiro que tem como uma de suas prioridades a Educação e as pessoas, vem fazendo uma revolução dentro e fora das salas de aulas. Após anos engavetada, num gesto ousado e inédito no Brasil, está promovendo o maior programa de valorização dos servidores da Educação em Cuiabá. A Lei Orgânica dos Trabalhadores, agora em fase de revisão, será a responsável, nos próximos quatro anos, em promover um dos maiores investimentos em salários já visto, ultrapassando os R$ 200 milhões.

Mas não para por aí, pensando nas pessoas, a atual gestão do Município está ampliando o atendimento psicológico, nutricional e terapêutico voltado aos profissionais e visando uma Educação de qualidade, inclusiva e humana.

Alguns dos programas em execução, o Climatizar é Humanizar está fazendo das salas de aula um ambiente mais agradável para professores e alunos. Até os 300 anos de Cuiabá, em abril, 300 salas de aulas terão novos aparelhos de ar condicionado.

Na formação continuada vem implementando uma série de programas voltados à capacitação e qualificação dos profissionais como o idealizado pelo renomado professor Augusto Cury, o Inteligência Emocional, que une profissionais da Educação, família e alunos.

São inúmeras ações que demonstram o respeito e o cuidado em proporcionar as melhores condições possíveis para que nossas profissionais possam desenvolver suas atividades. É o reconhecimento pela dedicação, comprometimento e amor com os nossos mais de 51 mil alunos, matriculados na rede pública municipal de Cuiabá.

Porque educar é a arte do encontro, que faz o sentimento brotar e permite conhecer e amar.

Portanto, agradecemos e comemoramos aqueles que educam em gesto e sentimento, e assim rompem as barreiras da ignorância e apontam caminho e faz nascer um novo cidadão.

 

Alex Vieira Passos é advogado, empresário e atual secretário de Educação de Cuiabá

 

 

 

Comentários Facebook
Advertisement

Na Capital

Cuiabá inicia Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação 2022 na próxima segunda (15)

Published

on

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação 2022 começa em Cuiabá na próxima segunda-feira (15). O público-alvo desta campanha são crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. A previsão é de que a campanha seja realizada nas unidades básicas de saúde até dia 09 de setembro. O dia “D” ocorrerá no dia 20 de agosto de 2022 em todas as UBS, das 7h30 às 17h.

Segundo o coordenador de Programas Estratégicos da Secretaria Municipal de Saúde, Wellington Assunção Ferreira, o objetivo da campanha é alcançar a cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a vacina poliomielite, na faixa etária de 1 ano a menor de 5 anos, reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos e melhorar as coberturas vacinais conforme o Calendário Nacional de Vacinação.

“É de extrema importância que os pais levem seus filhos para fazerem a atualização da caderneta de vacinação, pois por causa da pandemia muitas crianças deixaram de ser imunizadas contra várias doenças. Não podemos correr o risco de ver o retorno de doenças que já estavam totalmente controladas porque as coberturas vacinais estão abaixo do esperado”, comentou o coordenador.

Todas as vacinas disponíveis no Calendário Nacional de Vacinação para as crianças serão oferecidas durante a campanha. São elas: BCG, Pentavalente, Poliomielite Oral e Inativada, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C, Febre Amarela, Rotavírus, Hepatite B, Tríplice Bacteriana, Tríplice Viral, Tetra viral, Hepatite A, Varicela e HPV Quadrivalente. Para adolescentes estarão disponíveis as vacinas HPV, dT (Dupla Adulto), Febre Amarela, Tríplice Viral, Hepatite B, Meningocócica ACWY (conjugada) e dTpa (para adolescentes gestantes).

De segunda a sexta as salas de vacinação de todas as UBS estarão abertas normalmente, das 07h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00, com exceção das UBS Grande Terceiro e Ana Poupina, que não possuem sala de vacinação. Nas UBS de hora estendida (Clínica da Família, Ilza Terezinha Picolli, Parque Ohara e Tijucal) as salas de vacinação funcionam das 7h às 20h, sem interrupção.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Policial

Política MT

Mato Grosso

Nacional

Entretenimento

Tecnologia

Mais Lidas